sábado, 18 de abril de 2009

Santos bate Palmeiras por 2 a 1 e está na decisão do Paulista

Em jogo maluco no Palestra, Peixe vence Verdão de novo e vai à final

Partida teve de tudo: frango, brigas, expulsões. Melhor em campo durante toda a partida, Alvinegro agora espera Timão ou Tricolor

Adilson Barros e Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Num jogo nervoso, com brigas, expulsões e frango histórico de Fábio Costa, o Santos conseguiu superar o Palmeiras. Venceu por 2 a 1, neste sábado, no Palestra Itália, mesmo placar do primeiro jogo, na Vila Belmiro, sábado passado, e está na final do Paulistão 2009. Agora, espera o vencedor de São Paulo e Corinthians, que jogam neste domingo, no Morumbi. Foi a primeira derrota do Palmeiras em casa no estadual.

O Timão se classifica com um empate. Nesse caso, porém, a vantagem de jogar por dois empates na decisão será do Alvinegro Praiano. Isso porque, somando os pontos da primeira fase com os conquistados nas semifinais, o Santos foi a 43 pontos. O Corinthians, empatando, também vai a 43, mas com duas vitórias a menos.

Era Palestra ou Vila?

Parecia que o jogo era na Vila Belmiro. À vontade em campo, marcando muito bem e trocando passes rápidos, o Santos encurralou o Palmeiras no primeiro tempo. No embalo do baixinho Madson, que correu como nunca, o Peixe desmontou o sistema defensivo do Palmeiras. Os três zagueiros alviverdes, perdidos, não conseguiam segurar os atacantes adversários. No meio, Paulo Henrique dava as cartas, lançando Neymar e Madson.

Já o Palmeiras tentou colocar a bola no chão, mas errou passes demais. Evandro, que jogou no lugar do suspenso Cleiton Xavier, não conseguiu da ritmo ao time. Diego Souza, visivelmente nervoso, parecia mais preocupado em discutir com o juiz, dando até alguns chiliques. Ainda assim, conseguiu criar o lance de maior perigo do Verdão em todo o primeiro tempo: aos 12, ele recebeu na esquerda, dominou no peito e chutou. Fabão desviou e mandou para escanteio.

Mas o Verdão ficou nisso. Diante de tal cenário, o gol santista não demorou a sair. Num lance muito rápido, em apenas três toques, Madson abriu o placar. Fábio Costa deu um chutão para a frente. Neymar dominou e acertou lindo lançamento para o baixinho que, de pé esquerdo, só rolou na saída de Marcos.

O Palmeiras tentou ir atrás do empate, mas de forma desordenada. Abusou dos lançamentos longos em direção à área. Quando tentou tocar a bola, não conseguiu trocar passes corretos, apesar de o Santos até dar algum espaço no meio-de-campo. Com a improdutividade do time da casa, a torcida começou a se manifestar. Os alvos foram o técnico Vanderlei Luxemburgo e o atacante Keirrison.

Frangaço e confusão

Ampliar Foto Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM

Kléber Pereira comemora o gol que marcou neste sábado contra o Verdão

Luxemburgo tentou consertar o seu time tirando Lenny e Jumar, que não funcionaram no primeiro tempo, e colocando o meia Dyego Sacconi e o atacante Ortigoza. A ideia era encurralar o Santos. No entanto, o tiro saiu pela culatra. Ao se adiantar, o Verdão deu campo para o Peixe contra-atacar. Paulo Henrique lançou Neymar na direta. A zaga alviverde parou, mas a posição do garoto era legal. Ele invadiu a área e foi empurrado por Maurício Ramos, que já tinha o amarelo e acabou expulso. Pênalti, que Kléber Pereira, aos seis minutos, converteu.

Precisando marcar três gols e com um jogador a menos, o Verdão entrou em desespero. Cada palmeirense que recebia a bola tentava resolver sozinho. Assim, o Santos desarmava com facilidade e tinha espaço para jogar, mandando amplamente na partida.

Foi então que ocorreu um lance patético protagonizado por Fábio Costa. Com o jogo sob controle, o Santos via o Palmeiras tocar a bola na intermediária, mas sem conseguir entrar na área. Assim, Pierre resolveu arriscar de longe, aos 29. A bola foi no meio fraca. O goleiro santista se abaixou para defender e ela acabou passando por entre as suas pernas. Um frangaço! O gol animou o time e a torcida, que esqueceu os xingamentos e passou a cantar a virada alviverde. Faltavam ainda dois gols para o Verdão.

Mas as chances do Palmeiras de virada foram por água abaixo quando Diego Souza, que já estava muito nervoso desde o início do jogo perdeu por completo o controle aos 36. Ele se envolveu em uma discussão com o santista Domingos. Os dois foram expulsos. Diego, então, enlouqueceu. Partiu para cima do zagueiro do Peixe. Primeiro acertou um tapa e foi retirado de campo, à força. Depois, conseguiu se desvincilhar da turma do 'deixa-disso', voltou a campo e chutou o adversário. Um papelão.

O Peixe passou a mandar na partida, colocou o Verdão na roda e só não goleou no fim porque abusou demais do preciosismo.


Ficha técnica:

PALMEIRAS 1 x 2 SANTOS
Marcos; Fabinho Capixaba, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Jumar (Deyvid Sacconi), Pierre, Evandro (Marcão) e Diego Souza; Lenny (Ortigoza) e Keirrison. Fábio Costa, Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Roberto Brum (Pará), Germano e Paulo Henrique; Neymar (Domingos), Kléber Pereira (Roni) e Madson.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Madson, aos 17 minutos do primeiro tempo; Kléber Pereira, aos 6 minutos, Pierre, aos 29 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Roberto Brum, Fabão, Germano, Madson, Neymar (Santos), Maurício Ramos (Palmeiras). Cartão vermelho: Maurício Ramos e Diego Souza (Palmeiras), Domingos (Santos).
Estádio: Palestra Itália. Data: 18/04/2009. Horário: 18h10m. Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho. Auxiliares: Vicente Romano Neto e Giovani César Canzian. Público e renda: 26.420 pagantes/ R$ 1.071.800,00

Barça vence a 6ª seguida

Time catalão bate Getafe fora de casa por 1 a 0 e segue firme na liderança do Campeonato Espanhol

GLOBOESPORTE.COM Madri

Messi comemora o gol do Barcelona

O Barcelona visitou neste sábado o Getafe e conseguiu sua sexta vitória seguida no Campeonato Espanhol . Messi fez o gol do triunfo por 1 a 0 na partida, válida pela 31ª rodada da competição.

Com o resultado, o Barça segue firme na liderança, agora com 78 pontos. O Getafe, por sua vez, estacionou nos 34 pontos e ocupa a 14ª colocação.

Apesar de jogar fora de casa, o Barcelona foi senhor da primeira etapa. O time, que teve Daniel Alves titular, teve as melhores chances, mas só conseguiu fazer um gol. Após entrar tabelando na área, Xavi serviu Messi, que teve calma para limpar dois marcadores antes de bater de esquerda para fazer 1 a 0.

No segundo tempo, o Getafe se animou um pouco mais. O Barça, entretanto, soube conter o ímpeto do rival e chegou a ter um gol de Messi mal-anulado. No fim, o placar ficou mesmo 1 a 0.

Em Madri, o Atlético recebeu o Numancia e venceu por 3 a 0, gols de Banega, Forlán e Simão. O resultado pôs a equipe em quarto lugar, com os mesmos 49 pontos de Villarreal e Valencia, que jogam neste domingo contra Valladolid e Sevilla, respectivamente. O quarto lugar vale vaga na Liga dos Campeões.


Confira a rodada completa:

Sábado
Athletic Bilbao 0 x 1 La Coruña
Atlético de Madri 1 x 0 Numancia
Getafe 0 x 1 Barcelona
Málaga 1 x 1 Mallorca
Recreativo Huelva x Real Madrid (mais tarde)

Domingo

Almería x Osasuna
Espanyol x Racing Santander
Valladolid x Villarreal
Valencia x Sevilla
Bétis x Sporting Gijón

Inter cede empate ao Juventus

Vantagem da equipe de José Mourinho para o segundo colocado segue em dez pontos. Restam seis rodadas para o fim do Italiano

GLOBOESPORTE.COM Turim, Itália

A partida em Turim foi muito disputada

O Inter de Milão bobeou, mas não deixou de dar mais um passo rumo ao tetracampeonato italiano neste sábado. Jogando fora de casa, o time empatou o clássico com o Juventus por 1 a 1 e ficou mais perto do scudetto. Balotelli fez o gol do Inter, e Grygera deixou tudo igual nos acréscimos.

Com o resultado, o Inter chegou a 74 pontos, e segue com dez a mais que o segundo colocado, o próprio Juventus. Restam seis rodadas para o fim do Campeonato Italiano .

O goleiro Julio César foi o único brasileiro em ação na partida. Ele apareceu bem nas maiorias das vezes em que foi solicitado e não teve culpa no gol do Juventus.

Jogando em casa, a Velha Senhora começou melhor a partida, pressionando. Aos poucos, entretanto, o Inter equilibrou as ações. Na primeira etapa, houve chances para os dois lados, com os goleiros Buffon e Julio César aparecendo bem.

Depois do intervalo, o Inter conseguiu abrir o marcador aos 15 minutos, Ibrahimovic lançou Muntari na ponta esquerda. O africano avançou e cruzou para Balotelli escorar para a rede.

A vantagem do Inter deixou o time da casa nervoso. Como resultado, o português Tiago acabou expulso depois de cometer duas faltas seguidas no mesmo lance.

O Inter tratou de administar a vantagem e chegou a sentir o gostinho da vitória, mas sofreu o empate nos acréscimos. Após escanteio cobrado da esquerda, Grygera apareceu livre na área para testar para a rede e deixar tudo igual.

Confira a rodada completa:


Sábado

Genoa 0 x 1 Lazio
Juventus 1 x 1 Inter de Milão

Domingo

Roma x Lecce
Atalanta x Reggina
Cagliari x Napoli
Catania x Sampdoria
Palermo x Bologna
Siena x Chievo
Udinese x Fiorentina
Milan x Torino

Atlético derrota o Rio Branco mais uma vez e está na final do Estadual

Gol de Diego Tardelli no primeiro tempo garante triunfo atleticano

GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Com o 16º gol de Diego Tardelli no Campeonato Mineiro, o Atlético venceu o Rio Branco por 1 a 0 neste sábado, no Mineirão, e está na final da competição. O Galo alcançou um resultado agregado de 3 a 0 contra o time de Andradas e agora espera a definição do confronto entre Cruzeiro e Ituiutaba para saber quem será o adversário na decisão - no primeiro jogo deu Raposa 4 a 1.


Jogo quente na etapa inicial

Precisando da vitória para tentar inverter a vantagem atleticana, o Rio Branco foi para cima no início. Aos oito, Márcio Guerreiro deu um chapéu em Renan e bateu de primeira. O chute, entretanto, não teve a mesma eficiência do drible e saiu torto pela esquerda. Quatro minutos depois, de novo Márcio Guerreiro na área atleticana. Ele aproveitou falha de Renan, girou e bateu desta vez com perigo, por cima do gol.

O Galo chegou pela primeira vez com 17 de jogo. Chiquinho bateu falta ao lado direito da grande área e mandou direto para o gol. Anderson Carvalho tentou cortar e quase marcou contra. A bola foi por cima.

O mesmo Anderson Carvalho falhou em lance aos 20. Depois de lançamento para o ataque do Atlético, ele deixou a bola passar para o goleiro Glaysson, mas Diego Tardelli se antecipou. O atacante driblou o camisa 1 e acabou ficando sem ângulo. Mesmo assim chutou para o gol, parando em Anderson Carvalho, que conseguiu se recuperar.

A equipe visitante quase abriu o placar aos 28 minutos. Rômulo mandou uma bomba de fora da área no canto esquerdo. Juninho colocou para escanteio. Na cobrança, André Alves apareceu na segunda trave e, livre, mandou por cima do gol.

Como um castigo pela chance perdida, o Rio Branco sofreu o primeiro gol do jogo. Com 39 de jogo, Éder Luís lançou Tardelli na área. O artilheiro do Campeonato Mineiro pegou de canhota, de primeira, e a bola bateu no travessão antes de entrar. Foi o 22º gol do atacante na temporada.

Antes do intervalo, Juninho salvou o Galo em mais uma oportunidade. Rômulo tabelou com Márcio Diogo na entrada da área e chutou no canto esquerdo. O goleiro se esticou e desviou para a linha de fundo.


Segundo tempo mais morno

A partida esfriou bastante na segunda etapa. Sem forças para reagir, o Rio Branco só foi conseguir ameaçar somente aos 18 minutos. André Alves bateu falta da intermediária, mas mandou para fora.

O Galo também diminuiu o ritmo. Foi preciso a entrada de Kléber para que o time criasse uma oportunidade. Aos 24, Tardelli passou por dois e cruzou da esquerda. O centroavante se antecipou à zaga e cabeceou, balançando a rede pelo lado de fora.

Aos 31, Márcio Diogo fez jogada individual na área do Atlético, passou por Leandro Almeida e Carlos Alberto e rolou para trás. Márcio Loyola emendou de primeira e chutou mal, por cima do gol.

Em um último suspiro, Fábio Gomes invadiu a área e finalizou. Juninho acabou com qualquer esperança do time do interior ao fazer mais uma defesa, com 36 minutos. E o jogo ficou mesmo no 1 a 0 para o Galo.

Ficha técnica:

ATLÉTICO-MG 1 x 0 RIO BRANCO
Juninho; Marcos Rocha, Marcos, Leandro Almeida e Thiago Feltri; Rafael Miranda (Júnior Carioca), Renan, Carlos Alberto e Chiquinho (Kléber); Éder Luís e Diego Tardelli (Tchô). Glaysson; André Alves, Tiago Costa e Anderson Carvalho (Rodrigo Costa); Rômulo, Fábio Gomes, Dudu Araxá (Vieira), Márcio Guerreiro (Felipe) e Márcio Loyola; Márcio Diogo e Anderson Antunes.
Técnico: Emerson Leão. Técnico: Paulo César Capanoce.
Gols: Diego Tardelli, aos 39 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Éder Luís, Marcos Rocha, Carlos Alberto (Atlético); Anderson Antunes, Fábio Gomes, Anderson Carvalho, Dudu Araxá, Tiago Costa, Rodrigo Costa (Rio Branco).
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte. Data: 18/04/2009. Árbitro: André Luis Martins Dias Lopes. Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Janette Mara Arcanjo.

Revista publica ranking com os maiores bilionários do futebol

O dono mais rico de um time de futebol é indiano, participa do controle de um time inglês e tem uma fortuna estimada em US$ 19,3 bilhões. Coincidência ou não, é também o CEO da maior siderúrgica do mundo, a ArcelorMittal

por Época NEGÓCIOS Online
getty images
Lakshmi Mittal: o mais endinheirado do mundo da bola
Pelé
ou Maradona? A briga é quase eterna para definir o rei do futebol. Mas quando o assunto é o verdadeiro dono da bola, a revista americana Forbes resolveu qualquer dúvida com um ranking que aponta os 10 maiores bilionários do futebol.

O mais rico de todos é o indiano Lakshmi Mittal, que vive na Inglaterra. Ele é o CEO da ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo. Com uma fortuna estimada em US$ 19,3 bilhões, comprou uma fatia no time londrino Queen's Park Rangers em 2007.

Neste mesmo time, o Queen's Park Rangers, está também o lanterna da lista. O "bilionário mais pobre" do mundo da bola é o inglês Bernard Ecclestone, décimo colocado da lista da Forbes.


O Brasil pode ser o país do futebol, mas na lista dos endinheirados proprietários de times não tem nenhum brasileiro.Clique aqui e veja galeria de fotos dos sete maiores "donos da bola".


1- Lakshmi Mittal – Fortuna estimada em US$ 19,3 bilhões
Time: Queen's Park Rangers

2- Amancio Ortega - Fortuna estimada em US$ 18,3 bilhões
Time: Deportivo La Coruna

3- Paul Allen - Fortuna estimada em US$ 10,5 bilhões
Time: Seattle Sounders

4- Roman Abramovich - Fortuna estimada em US$ 8,5 bilhões
Time: Chelsea

5- Francois Pinault - Fortuna estimada em US$ 7,6 bilhões
Time: Stade Rennais

6- Silvio Berlusconi - Fortuna estimada em US$ 6,5 bilhões
Time: A.C. Milan

7- Philip Anschutz - Fortuna estimada em US$ 5 bilhões
Times: L.A. Galaxy, Houston Dynamo, Hammarby e o feminino Los Angeles Sol

8- Mansour bin Zayed Al Nahyan - Fortuna estimada em US$ 4,9 bilhões
Time: Manchester City

9- John Fredriksen - Fortuna estimada em US$ 4 bilhões
Time: Valerenga

10- Bernard Ecclestone Fortuna estimada em US$ 3,7 bilhões
Time: Queen's Park Rangers.

Em duelo recheado de tensão, Tricolor e Timão vão em busca de vaga na decisão

Os dois lados passaram a semana trocando farpas, o que garante um jogo eletrizante a partir das 16 horas, no estádio do Morumbi

Carolina Elustondo e Marcelo Prado São Paulo

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Muricy faz duelo particular com Mano

Personagens que podem brilhar no Morumbi não faltam; Washington, Ronaldo, Borges, Chicão... E comandantes com espírito vencendor também não. Os amigos Muricy Ramalho e Mano Menezes não jantam mais juntos, como no tempo em que eram vizinhos em Porto Alegre. Apenas um será vitorioso neste domingo, com a vaga para a final do Paulistão nas mãos. São Paulo ou Corinthians ? A resposta começa a ser desenhada a partir das 16h, com promessa de um grande clássico. A TV Globo, o Sportv e o Premiere transmitem a partida e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.


O Timão venceu a primeira partida das semifinais por 2 a 1 com direito a um gol de Cristian no finalzinho. Agora, tem a vantagem de jogar por um empate para chegar à final. Ao São Paulo, só a vitória interessa. A vantagem do Tricolor, conseguida por ter terminado a primeira fase em segundo lugar, é decidir em casa.

Confira a tabela da fase final do Paulistão

Sem o ídolo Ceni, Bosco assume a responsabilidade

Ceni se machucou no treino da última segunda

Muricy Ramalho não costuma revelar a escalação antes das partidas, principalmente em jogos decisivos. Mas muitas peças não são segredo, como as do ataque, formado por Borges e Washington. Durante a semana, o treinador poupou quase todos os titulares, que não viajaram à Colombia para enfrentar o Independiente, pela Libertadores.

O que o treinador não contava era chegar ao jogo deste domingo com tantos desfalques. Arouca e Zé Luis estão no departamento médico e criam um problema para o treinador pelo lado direito, pois ambos vinham sendo improvisados no setor. Mas a principal ausência é a de Rogério Ceni, que fraturou o tornozelo esquerdo e ficará no estaleiro por até seis meses. Bosco sabe que agora é diferente, pois vai ficar por muito tempo no gol tricolor. E está pronto para tudo, mas sem querer ser destaque como o ídolo.

- Estou preparado para a responsabilidade, e este é o momento decisivo. Não tenho a pretensão de ser o ator principal, e sim ser parte do elenco que vai ganhar títulos para o clube. Espero corresponder com um grande trabalho - ressaltou Bosco, que já atuou contra o Independiente, no primeiro jogo sem Ceni.

André Dias, expulso na primeira partida contra o Corinthians, também não joga neste domingo. Muricy deverá escalar o time com no esquema 4-4-2, com duas linhas de quatro. Em relação ao último jogo, a novidade seria a entrada de Richarlyson na vaga de Arouca.

Ronaldo tem presença garantida no ataque, ao lado de Jorge Henrique e Dentinho

Mano põe time no ataque

No Corinthians, as conversas tiveram uma importância muito grande nesta semana, já que o Timão atuará na casa do rival e com 95% do estádio contra. O técnico Mano Menezes já deixou claro que seu time não pode ficar assistindo o rival atuar. É preciso agredir e buscar o gol.

- O São Paulo terá uma postura diferente da que teve no primeiro jogo. Por isso, precisaremos ter inteligência. Não podemos ficar o tempo todo na defesa. Temos de agredir e saber que temos uma vantagem, mas que ela não define nada. Poderá ser usada em determinado momento da partida.

Em relação ao time, até para não ficar retrancado na defesa, Mano Menezes repetirá a escalação da última partida, com três atacantes: Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. No meio-campo, o volante Cristian, que fez gestos obscenos em direção aos torcedores rivais no último domingo, tem presença garantida, já que o TJD ainda não decidiu se oferecerá ou não a denúncia contra o atleta.

Ficha técnica:

SÃO PAULO CORINTHIANS
Bosco, Renato Silva, Rodrigo, Mirande a Richarlyson; Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Borges e Washington. Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.
Técnico: M. Ramalho. Técnico: Mano Menezes.
Estádio: Morumbi, São Paulo. Data: 19/04/2009. Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho. Auxiliares: Vicente Romano Neto e Giovani César Canzian.
Transmissão: A TV Globo e o Sportv exibem a partida ao vivo para São Paulo. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h (de Brasília).

Grafite faz dois no Leverkusen e o Wolfsburg segue líder

Lobos chegam a 57 pontos e se mantêm três à frente do Bayern de Munique, segundo colocado. Brasileiro faz o seu 22º no campeonato

GLOBOESPORTE.COM Wolfsburg, Alemanha

Grafite chuta para marcar o segundo gol do jogo, o da virada do Wolfsburg

Mais uma vez brilhou a estrela do artilheiro do Campeonato Alemão, o brasileiro Grafite. Com dois gols, o atacante chegou a 22 na competição e deu a vitória ao Wolfsburg sobre o Bayer Leverkusen por 2 a 1, neste sábado, em casa, em jogo válido pela 28ª rodada.


Com o resultado, os Lobos chegaram a 57 pontos, três a frente do segundo colocado, o Bayern de Munique, que também venceu. Luca Toni fez o único gol sobre o Arminia Bielefeld. O Hamburgo, que joga neste domingo, foi alcançado pelo Sttutgart, que venceu o Colônia por 3 a 0, todos os gols marcados pelo atacante Mario Gómez, e chegou a 51 pontos.

Em um jogo recheado de erros de arbitragem, o Wolfsburg começou pressionado pelos visitantes. Aos dez minutos, Renato Augusto recebeu bom passe na área e fez o cruzamento, mas a zaga tirou. Aos 12, em contra-ataque rápido, o ex-flamenguista apareceu bem para bater de primeira. A bola desviou no braço do zagueiro do Wolfsburg, mas o juiz mandou seguir. Um minuto depois, Vidal recebeu livre de marcação pela esquerda e bateu rasteiro, mas o jogo já estava parado, pois o meia estava em posição irregular.

Grafite é derrubado pelo goleiro Adler, em um dos lances polêmicos do jogo

Aos 22, Grafite apareceu. Ele invadiu a área e, em lance duvidoso, o juiz marcou pênalti de Friedrich em cima do artilheiro. Ele mesmo bateu, o goleiro Adler caiu para um lado, e a bola foi no outro: 1 a 0 Wolfsburg.

Cinco minutos e mais uma oportunidade para Grafite fazer. Ele saiu na cara do gol, mas bateu em cima do goleiro do Bayer. Na seqüência, Dzeko tirou o zagueiro e bateu no canto, mas Adler estava esperto e mandou para escanteio.

Aos 42 do primeiro tempo, o lance mais inacreditável do jogo. Em um erro inadmissível do árbitro Jochen Drees, Grafite foi atropelado por Adler, fora da área, e o juiz mandou seguir. No mínimo, o goleiro deveria levar o cartão amarelo, mas quem levou foi o próprio atacante brasileiro.

Na segunda etapa, o Bayer voltou mais ligado a campo. Logo aos três, Rolfes acertou um balaço no travessão. Quatro minutos depois, o empate. Toni Kroos recebeu na entrada da área e mandou de bico no canto direito de Benaglio. A virada quase veio aos 17. Helmes foi lançado e chutou de primeira, mas a bola foi para fora.

Aos 39, brilhou a estrela de Grafite. O atacante recebeu na frente, conduziu, invadiu a área e bateu no canto esquerdo de Adler. No último minuto, os jogadores do Bayer pediram pênalti, mas o juiz outra vez errou e mandou seguir. O gol do brasileiro foi o último do jogo e garantiu mais uma vitória para o Wolfsburg.


Mário Gomez faz três e garante vitória do Sttutgart

Jogando fora de casa, o Stturgat bateu o Colônia por 3 a 0 e conquistou o quarto lugar do Campeonato Alemão. Agora com 51 pontos, o time divide a posição com o Hamburgo, que joga neste domingo. Todos os gols foram marcados pelo atacante da seleção Mario Gómez. Agora com 18 tentos, ele se iguala a Ibisevic na vice-liderança da artilharia, quatro atrás de Grafite.


Confira os confrontos e resultados da 28ª rodada:

Sexta-feira
Schalke 04 4 x 0 Energie Cottbus

Sábado

Arminia Bielefeld 0 x 1 Bayern
Colônia 0 x 3 Stuttgart
Wolfsburg 2 x 1 Bayer Leverkusen
Bochum 0 x 2 Borussia Dortmund
Eintracht Frankfurt 4 x 1 Borussia M'gladbach
Karlsruher 2 x 2 Hoffenheim

Domingo
12:00 Hertha x Werder Bremen 12:00 Hamburgo x Hannover

Liderança geral na Libertadores é a nova meta gremista

Classificado e com o título do Grupo 7 assegurado, Grêmio quer ser o melhor time da primeira fase

Alexandre Alliatti Porto Alegre

saiba mais
A primeira meta do Grêmio era garantir classificação na Libertadores. E garantiu. A segunda meta era ter o primeiro lugar do Grupo 7. E conseguiu. Agora, surge um novo objetivo para o Tricolor: ter a melhor campanha geral da competição continental na primeira fase.

A meta é viável, mas não depende só do Grêmio. O time gaúcho é quem mais somou pontos na Libertadores até agora. Foram 13 ganhos em 15 disputados. Porém, tem mais partidas do que o Boca Juniors, o único que ainda tem 100% de aproveitamento. Se os xeneizes ganharem os dois duelos restantes, serão inalcançáveis.

A meta gremista passa necessariamente por uma vitória sobre o Boyacá Chicó no dia 28, no Olímpico. Se somar os três pontos, o Tricolor só poderá ser superado por Boca e Nacional. No caso dos uruguaios, a briga ficaria no saldo de gols.


Se o Grêmio tropeçar diante dos colombianos, a situação muda de figura. Colo-Colo, Sport, San Martin, São Paulo e Cruzeiro podem chegar aos 13 pontos que os gaúchos somam atualmente. O Libertad, do Paraguai, pode ir a 15.

No Olímpico, a percepção é de que a força do fator local pode pesar nos mata-matas. Os campeões de grupo fazem o segundo jogo das oitavas-de-final em casa. O melhor da etapa inicial provavelmente levará a vantagem até a final, se chegar lá.

- A torcida faz a diferença no Olímpico. Se pudermos decidir em casa, será uma vantagem. Seria importante termos a chance de administrar no primeiro jogo - comentou o zagueiro Léo.

O elenco gremista está de folga neste fim de semana. A reapresentação é na tarde de segunda-feira.

Sob ‘olhar’ da Taça Rio, Fla e Bota almoçam pela paz

Em confraternização nesta sexta, técnicos, atletas e dirigentes dos finalistas do returno dão exemplo de harmonia e pedem clássico sem violência

A dois dias do confronto deste domingo, pela final da Taça Rio, Flamengo e Botafogo celebraram a paz em um almoço que contou com a presença dos técnicos, capitães e da diretoria de futebol dos dois clubes. Quem também marcou presença foi o objeto de desejo de todos os presentes: o troféu do segundo turno do Carioca.

O pensamento dos rubro-negros e botafoguenses era um só: dar o exemplo de harmonia para que este seja seguido pelos torcedores e que não aconteçam casos de violência no Maracanã.

- Que a guerra seja no grito da torcida. Um vai ganhar o outro vai perder, mas a vida continua – afirmou Cuca.

Confira uma bela galeria de fotos do encontro no Rio

O vice-presidente de futebol rubro-negro, Kleber Leite, lembrou que a rivalidade não pode sair das quatro linhas.

- Na Europa, é muito comum os dirigentes de times rivais se reunirem. Tudo deve se restringir às quatro linhas. É possível torcer, se esgoelar pelo seu time, sem violência.

O cobiçado troféu do segundo turno do Carioca chega para o almoço

Ele reencontrou o amigo Ney Franco, campeão Carioca pelo Flamengo em 2007. Antes do almoço, o papo do técnico alvinegro com o adversário Cuca não era sobre futebol, mas sobre um pequeno incidente envolvendo o treinador rubro-negro. Ao abrir a porta do carro, Cuca bateu no retrovisor de um vascaíno que passava na rua Maria Angélica, no Jardim Botânico.

- Espero que isso possa servir para o torcedor, para se respeitarem na arquibancada, que a gente não ouça nenhuma notícia de briga e morte. A gente dá a demonstração que pode ter uma harmonia. A gente riu um pouquinho sem ter que tirar dinheiro do bolso – afirmou o treinador.

Fábio Luciano e Leandro Guerreiro também disseram, em clima de brincadeira, que não iam pagar a conta.

- A gente vai comer bem para ter energia para o domingo. Mas é importante mostrar para o torcedor que a rivalidade vai sempre existir, mas existe respeito – disse o capitão rubro-negro.

Malu Toledo/GLOBOESPORTE.COM

Restaurante foi especialmente decorado para receber os representantes das equipes


Índio diz que está preparado para a decisão do Gaúcho

Recuperado de dores musculares na panturrilha, zagueiro vai a campo contra o Caxias na partida de domingo

Alexandre Alliatti Porto Alegre

Índio prepara chute em treino do Inter

O Inter terá mesmo força máxima na final do segundo turno do Campeonato Gaúcho. O zagueiro Índio, recuperado de dores musculares na panturrilha, estará em campo contra o Caxias, domingo, no Beira-Rio. Como o Colorado já venceu o primeiro turno, será o campeão estadual em caso de vitória no Gigante.

- Está tudo tranquilo, tudo beleza. Estamos trabalhando normalmente, graças a Deus - disse o defensor.

O Inter receberá o Caxias a partir das 16h de domingo com o time considerado titular: Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro, Taison e Nilmar. Tite comemora contar com todo o elenco no momento da decisão.

- Não existe time ideal. Existe grupo ideal, e é o que temos no momento. Em todo o campeonato, utilizamos 32 atletas - comentou o treinador.

O Inter está a um jogo de ser campeão estadual invicto. Até agora, foram 20 partidas no Gauchão, com 17 vitórias e três empates.

Náutico e Sport realizam a final antecipada

Leão precisa apenas de um empate para conquistar o tetracampeonato estadual, enquanto o Timbu tem que vencer para forçar jogo-extra

GLOBOESPORTE.COM e Pe360graus.com Recife


Waldemar Lemos e Nelsinho Baptista prometem um duelo tático de suas equipes nos Aflitos

O Estádio dos Aflitos vai ferver neste domingo, às 16h (horário de Brasília). Náutico e Sport farão mais um Clássico dos Clássicos pela 11ª rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano com requintes de final antecipada. O Timbu é o vice-líder com 25 pontos e precisa vencer para forçar um jogo-extra, que decide o returno, na Ilha do Retiro. Todavia, para conquistar o tetracampeonato estadual, e o sétimo título de turno consecutivo, basta o Leão empatar com o arquirrival. Afinal, a equipe rubro-negra, invicta na competição, levou o primeiro turno.

Confira a classificação do Pernambucano

Alvirrubro desfalcado, mas confiante

Agência/Lance

Johnny desfalca o Timbu neste domingo

O técnico Waldemar Lemos não poderá contar com o volante Johnny, que foi julgado e condenado nesta quinta-feira a duas partidas de gancho pela expulsão no jogo contra o Santa Cruz, no Arruda. Nunes é o provável substituto. Édson Miolo, com tendinite no tornozelo esquerdo, está vetado pelo departamento médico. Já Carlinhos, que treinou entre os reservas, pode ser relacionado.

Asprilla, que não jogou contra o Criciúma, pela Copa do Brasil, por cumprir suspensão automática, deve formar a zaga com Vágner e Gladstone.

No ataque, Gilmar está confirmado. Artilheiro do time na temporada, o jogador marcou 14 vezes no Estadual e outras quatro na Copa do Brasil. E é dos pés dele que o Timbu aposta para vencer o rival e forçar uma partida extra que irá decidir o segundo turno, além de brigar pela artilharia da competição:

- Eu nunca prometi gol, mas sempre nos jogos eu procuro trabalhar e se ele aparecer eu vou caprichar bem e fazer o gol - diz.

Motivado também está o atacante Carlinhos Bala. O atacante não vê a hora de encarar seu ex-clube:

- Agora chegou a hora da verdade. E do jeito que o torcedor fica ansioso, a gente também está. Todo jogador vai fazer o máximo para ganhar esse jogo - explica.

Mistério na escalação do Leão

Divulgação/Divulgação

Hamilton está recuperado de estiramento na virilha, mas não tem escalação confirmada

Com a recuperação do volante Hamilton, que sofreu um estiramento muscular na virilha esquerda, na partida contra o Cabense, é provável que Andrade volte para o banco de reservas. O esquema 3-5-2 será mantido, porém o técnico Nelsinho Baptista só deve divulgar a escalação do Sport minutos antes de a bola rolar:

- Teremos um treinamento no sábado e vamos observá-lo. O jogo contra o Náutico será muito pegado e Hamilton só vai atuar se estiver preparado - comentou o treinador ao site oficial do clube.

No ataque, Ciro mais uma vez deve ficar como opção, e Vandinho provavelmente formará a dupla com Wilson.

Depois de fechar o gol contra o Palmeiras, no Palestra Itália, e garantir o empate pelo Grupo 1 da Taça Libertadores da América, o goleiro Magrão quer o título neste domingo para diminuir o desgaste do grupo e mirar somente na competição sul-americana:

- Estamos motivados para conquistar o tetracampeonato, mas sabemos das dificuldades. A equipe do Náutico é muito complicada, principalmente nos Aflitos. Nosso objetivo é vencer, para nós só pensarmos na Libertadores, até porque se não acontecer, terá outro jogo paralelo, e complica um pouco. Se conquistarmos o título, nós teremos mais tempo de recuperar, pois há um desgaste muito grande de jogar quarta e domingo – afirmou o arqueiro, por telefone.

NÁUTICO SPORT
Eduardo; Asprilla, Vágner e Gladstone; Galiardo, Nunes, Derlei, Carlinhos Bala e Wellington; Gilmar e Adriano Magrão. Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Daniel Paulista, Andrade (Hamilton), Paulo Baier e Dutra; Wilson e Vandinho (Ciro).
Técnico: Waldemar Lemos. Técnico: Nelsinho Baptista.
Estádio: Aflitos. Data: 19/04/2009. Horário: 16h (horário de Brasília). Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR). Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Pedro Wanderley (PE).

Carlos Alberto sobre a sua permanência: ‘A bola está com o Vasco’

Meia diz que pretende prorrogar o seu contrato até o meio de 2010 e que ainda vai vencer atuando com a camisa do Werder Bremen

Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Carlos Alberto se identificou com o Vasco

Após o último treino regenerativo antes da folga de três dias do elenco, Carlos Alberto sentou à beira da piscina no hotel onde a delegação estava hospedada em Caruaru, no interior de Pernambuco, para um descontraído bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM. Em pouco mais de 20 minutos, o jogador, que tem contrato com time da Colina até o dia 30 de junho, não deixou nenhuma questão sem resposta. Na conversa, o capitão falou de sua vontade de permanecer em São Januário, dos problemas que viveu na Alemanha na temporada 2007/2008 e de como aceitou o convite para ajudar o Vasco a retornar à Série A no ano que vem.

Abaixo, confira a primeira parte da conversa com Carlos Alberto:

GLOBOESPORTE.COM: Esse é um dos seus melhores momentos na carreira?


CARLOS ALBERTO: É um momento bom. Jogando, talvez realmente seja um dos melhores momentos, mas ainda falta um título aqui no Vasco. No Corinthians, eu também tive um momento muito bom. O melhor momento sempre é aquele em que você conquista títulos e isso pode acontecer no Vasco até o fim do ano.

O que fez você mudar o seu jeito de ser, antes considerado polêmico?

Meu jeito sempre foi o mesmo. Mas comecei a perceber que não estava fazendo algumas coisas certas. Que os meus atos sempre tinham conseqüências. Às vezes boas, e outras vezes ruins. A vida de atleta é de escolhas. Em algum momento da minha vida, eu fiz as minhas. Em alguns momentos, a escolha foi certa. Em outros, não.

No início da temporada, o Vasco estava desacreditado. O que fez você aceitar o desafio de atuar em São Januário?

No início, quando me chamaram, eu fiquei pensando em como seria atuar no Vasco. O Mandarino (José Hamilton, atual vice de futebol) foi o primeiro a me ligar logo que eu saí do Botafogo. Depois, o Dorival foi contratado e começaram as contratações. Ninguém queria jogar no Vasco. Mas eu pensei: se eu tiver que voltar para a Alemanha só para receber, eu não seria feliz. Foi um grande desafio. Hoje, muita gente que não aceitou a proposta no início do ano agora quer vir para o Vasco. Talvez o nosso time não seja conhecido pelos torcedores, pela imprensa, mas é um time que sabe jogar e é educado taticamente. O resultado do Botafogo doeu e não dá para explicar. Mas vamos tirar proveito disso lá na frente.

Você está se tornando ídolo de uma torcida que já vibrou com Roberto Dinamite, Romário e Edmundo. O que pensa sobre isso?

Não tenho essa preocupação. É uma responsabilidade a mais, assim como ser capitão do time. Já aconteceu comigo no Botafogo, no Fluminense. Essa situação de ser ídolo vai ser uma coisa natural. É uma coisa bacana que acontece na nossa vida.


E como está sendo tratada a sua permanência em São Januário?


Tem o desejo do Vasco de querer que eu permaneça e mais uma série de fatores para eu ficar em São Januário. Quero ficar até o meio do ano que vem. A bola está com o Vasco. Não que eu não queira voltar à Alemanha, mas hoje é importante para mim ficar aqui. Não só pelo Vasco, mas para a minha vida pessoal.


Você pensa em voltar ao Werder Bremen algum dia?

Eu vou vencer no Werder Bremen. É uma dívida que eu tenho comigo. Sei o motivo que me levou a não me realizar na Alemanha. Tive um problema de tireóide e joguei doente por muito tempo. Continuei recebendo a pressão de um atleta normal e foi muito difícil. Uma coisa é jogar com 100% de suas condições. E outra coisa é jogar sem estar de igual para igual com o adversário. As pessoas fizeram vista grossa para o meu problema e falavam muitas coisas erradas. Como faz diferença você atuar sem estar 100% preparado. Você fica estressado antes de saber o seu problema de saúde. Lembro que eu não conseguia treinar, não conseguia comer.


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Milan quer Miranda para jogar com Thiago Silva, diz jornal italiano

'La Gazzetta dello Sport' afirma que zagueiros brasileiros formarão muro na defesa do clube milanês

Das agências de notícias Roma


Miranda durante um treino do São Paulo

O Milan quer contratar o zagueiro Miranda, do São Paulo e da seleção brasileira, para fazer dupla de zaga com Thiago Silva, ex-Fluminense, na próxima temporada, informa nesta sexta-feira o jornal local "La Gazzetta dello Sport". "Thiago Silva e Miranda. Essa é dupla que o Milan gosta", afirma o jornal italiano em uma matéria que tem como título "Muro brasileiro".

Segundo o jornal, os dois zagueiros brasileiros seriam perfeitos para preencher o vazio que será deixado no fim da temporada pelo capitão e ídolo do Milan, Paolo Maldini, que se aposentará.

saiba mais

O diário "Gazzetta dello Sport" lembra que Thiago Silva, que treina há alguns meses com a equipe italiana, poderá ser inscrito como jogador do Milan já em julho. Sobre Miranda, o periódico destaca seu "físico imponente".

Mais zebra: Flu perde do Águia

João Galvão: ‘Foi a vitória mais importante da história do Águia’

Leandro Menezes Direto de Belém

A festa tomou conta dos jogadores, da comissão técnica e da torcida do Águia Marabá depois da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na noite desta quinta-feira, no Mangueirão, em Belém do Pará, pela segunda fase da Copa do Brasil (veja os gols do jogo no vídeo ao lado). O mais emocionado era o técnico João Galvão, um dos fundadores do clube. Galvão afirmou com todas as letras e lágrimas nos olhos que esta é a vitória mais importante da história do Águia.

- Estou chorando de alegria, por ter conseguido vencer um time comandado pelo meu ídolo Carlos Alberto Parreira e que conta com jogadores como Thiago Neves, Conca e Fred. Foi uma vitória inesquecível e memorável. A mais importante da história do Águia Marabá - disse João Galvão.

saiba mais

Antes da partida, o treinador do Águia presenteou Parreira com uma caixa de bombons recheados com castanhas-do-pará. Ele sabe que a classificação é complicada, mas vai sonhar com ela até a próxima quarta-feira.

- Sabemos que é uma missão quase impossível, mas se existe a chance nós vamos atrás dela. Vencemos aqui e podemos surpreender também no Rio de Janeiro - afirmou João Galvão.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Botafogo perde nos pênaltis e está eliminado

Poucos dias antes do clássico contra o Flamengo, pela final da Taça Rio, Alvinegro sofre eliminação dentro de casa

Às vésperas da decisão da Taça Rio, o Botafogo sofreu o que pode ser um baque importante para o clássico contra o Flamengo. Mesmo jogando no Engenhão, que recebeu bom público, nesta quinta-feira, o Alvinegro foi eliminado da Copa do Brasil. Depois de vencer por 2 a 1 no tempo normal, perdeu por 5 a 4 nos pênaltis. Autor do gol da vitória, Maicosuel desperdiçou a cobrança que tirou o time da competição.

Na próxima fase, o Americano vai enfrentar o vencedor do confronto entre Ponte Preta e Figueirense. No jogo de ida, o time de Campos havia vencido por 2 a 1, o que lhe dava a vantagem do empate.

Embalado por um público bem melhor do que a média de público nos jogos da equipe do Engenhão, o Botafogo começou a partida com a clara estratégia de abrir o marcador para anular a vantagem do Americano. O Alvinegro partiu para cima e manteve a posse de bola, mas não mostrava qualidade na hora de concluir.

Aos poucos, no entanto, o Botafogo foi chegando mais perto do gol adversário, criando chances mais consistentes. Victor Simões desperdiçou uma clara oportunidade aos 12 minutos, depois de cruzamento de Thiaguinho. Aos 15, Reinaldo acertou uma bomba que obrigou o goleiro Jefferson a fazer boa defesa.

Mas se não era possível abrir o placar nas jogadas trabalhadas, o jeito era arriscar um lance individual. Aos 18 minutos, Juninho iniciou uma arrancada do meio-campo e, com a bola dominada, entrou na área e tabelou com Victor Simões, que devolveu de calcanhar. Frente a frente com o goleiro, o zagueiro foi preciso e chutou para fazer 1 a 0.

O gol deu tranquilidade ao Botafogo, mas uma tranquilidade excessiva. A equipe mostrou-se dispersa nos passes e não manteve a consistência ofensiva. O Americano, que precisou deixar de lado a postura recuada para buscar o ataque, equilibrou a partida.

Para complicar, Reinaldo deixou o campo aos 29 minutos do primeiro tempo por causa de dores na coxa esquerda. O atacante foi substituído por Diego. Enquanto isso, o Americano mostrava-se mais perigoso no ataque, principalmente com o camisa 9 Kieza, e o apito do intervalo soou como alívio para o Botafogo.

O panorama não mudou após o intervalo. O Botafogo voltou para o segundo tempo ainda muito displicente nos passes e chutes a gol. Mesmo com a entrada de Gabriel na lateral esquerda, o Alvinegro não mostrava agressividade suficiente para levar perigo ao Americano, que esperava o momento certo de contra-atacar.

E o castigo do Botafogo veio aos 20 minutos. Depois de Thiaguinho perder uma bola no meio-campo, o Americano avançou em velocidade, uma de suas especialidades. Se aproveitando de uma defesa desarmada, Eberson lançou Kieza, que tocou na saída de Renan, fazendo 1 a 1.

De imediato, Ney Franco decidiu promover a estreia do atacante Jean Coral, que entrou no lugar de Fahel. Com o passar dos minutos, o desespero bateu no Botafogo. Nervosos, os jogadores se precipitavam no momento de construir jogadas e concluir, e a tensão ganhou eco na torcida.

Mesmo assim, o Botafogo teve algumas chances de marcar o segundo. Juninho cobrou falta de longe, mas Jefferson defendeu. Maicosuel também teve oportunidade em jogada individual, mas acertou o travessão.

No entanto, em mais um lampejo de genialidade na temporada, Maicosuel chamou para si a responsabilidade. Ele recebeu a bola na intermediária, avançou um arriscou. A bola entrou no canto esquerdo de Jefferson, fazendo o segundo do Botafogo e levando a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, Maicosuel foi o único a desperdiçar um pênalti, logo a primeira cobrança. O Americano teve aproveitamento total e, depois de uma cobrança de Pirão, garantiu a classificação com uma vitória por 5 a 4.

Ficha técnica:

BOTAFOGO 2 x 1 AMERICANO
Renan, Fahel (Jean Coral), Juninho e Wellington (Gabriel); Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo (Diego) e Victor Simões. Jefferson, Elson, Carlão e Anderson; Paulo Henrique, Pirão, Renan, Eberson (Elias) e Ernani; Diego Sales (Diego) e Kieza.
Técnico: Ney Franco. Técnico: Toninho Andrade.
Gols: Juninho, aos 18 minutos do primeiro tempo; Kieza, aos 20, Maicosuel, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Victor Simões, Wellington, Alessandro (Botafogo); Diego Sales, Renan, Elson (Americano). Público: 17.809 pagantes (19.229 presentes). Renda: R$ 142.235,00.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 16/04/2009. Árbitro: Djalma Beltrami (RJ). Auxiliares: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ).

Vasco derrota Central e avança na Copa do Brasil: 3x 0

Pimpão marcou dois
Pimpão marcou dois
Crédito da foto: Lancenet

E o Vasco foi a Caruaru (PE), capital do forró, e não ficou na pista. Longe de brilhar, mas se impondo, o Cruzmaltino derrotou o Central, nesta quarta-feira, por 3 a 0, no confronto de ida da segunda fase da Copa do Brasil, e avançou para as oitavas-de-final da competição sem necessidade de confronto de volta.

Assim como fizera na etapa anterior do torneio, quando eliminou o Flamengo (PI) em Teresina, ganhando por 4 a 1, o Gigante da Colina não deu chances do oponente disputar a vaga no Rio de Janeiro. O time de São Januário voltou a vencer após a derrota para o Botafogo por 4 a 0 no sábado passado, que o tirou do Campeonato Carioca.

O Vasco iniciou a partida acelerando a partida, mas a velocidade e o domínio esbarraram na falta de qualidade no último passe ofensivo. O Central, por sua vez, mostrou-se vivo na partida apenas aos dos oito minutos, em duas cobranças de escanteio de Aílton que quase resultaram em gol olímpico.

Esporadicamente, o Cruzmaltino assustava. Aos 20 minutos, com Paulo Sérgio arriscou de fora da área; aos 32 minutos, com Carlos Alberto; aos 38 minutos, com Leonardo. E, em um lance esporádico, abriu o placar: aos 44 minutos, Rodrigo Pimpão disparou pela esquerda e, da entrada da área, chutou no canto direito de Davi.

Precisando de um gol para evitar o jogo de volta no Rio de Janeiro (RJ), o Vasco retornou para a etapa final dispoto a fechar a contagem: com um minuto, Ramon recebeu de Carlos Alberto e bateu para boa defesa de Davi. Já o Central, para manter suas chances, passou a arriscar um pouco mais sem, no entanto, levar perigo concreto.

E o Gigante da Colina acabou sacramentando sua classificação automática de maneira tranquila. Aos 13 minutos, Elton recebeu de Carlos Alberto na esquerda e cruzou rasteiro para Rodrigo Pimpão escorar e fazer seu segundo e também do Vasco. Sem forçar muito, aos 25 minutos, Paulo Sérgio cruzou pela direita e Alan Kardec, de cabeça, fechou a conta.

O próximo adversário sai do vencedor do confronto entre Confiança (SE) e Icasa (CE). No jogo de ida, também nesta quarta, no Ceará, empate em 0 a 0 0. A partida de volta acontece na próxima quarta-feira, às 20h30, em Sergipe. Quem vencer leva a vaga; empate sem gols, pênalti; empate com gols, avança o Icasa.

O Vasco volta a jogar pela Copa do Brasil nos dias 29 de abril e 6 de maio, contra Icasa ou Confiança. Depois, no dia 9 de maio, às 16h10, em São Januário. O Gigante da Colina começa a sua trajetória de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro recebendo o Brasiliense (DF).

Já o Central joga novamente no Lacerdão neste domingo, às 16h, contra o Sete de Setembro, pela última rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano.

FICHA TÉCNICA:
CENTRAL 0 X 3 VASCO


Estádio: Luiz José de Lacerda (Lacerdão), Caruaru (PE)
Data/hora: 15/4/2009 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA)
Renda/público: R$ 72.720,00 / 5.121 pagantes
Cartões amarelos: César Baiano, Danilo e Bebeto (CEN); Paulo Sérgio e Rodrigo Pimpão (VAS)

GOLS: Rodrigo Pimpão, 44'/1ºT (0-1); Rodrigo Pimpão, 13'/2ºT (0-2); Alan Kardec, 25'/2°T (0-3).

CENTRAL: Davi, Russo, Sidney, Bebeto e Adeíldo; César Baiano (Edu, 14'/2°T), Márcio, Aílton e Danilo (Buiú, 9/2°T); Cláudio (Igor, 17'/2ºT) e Fábio Silva. Técnico: Roberto de Jesus.

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Enrico (Léo Lima, 18'/2°T) e Carlos Alberto (Mateus, 28'/2°T); Rodrigo Pimpão e Elton (Alan Kardec, 16'/2°T). Técnico: Dorival Júnior.

Werder na semi com 2 de Diego

Time empata com o Udinese fora de casa com atuação marcante do brasileiro, que ainda perdeu um pênalti (sofrido por ele mesmo)

GLOBOESPORTE.COM Udine, Itália

Diego faz a festa após marcar

Em partida cheia de gols e emoções, Diego desequilibrou e o Werder Bremen conquistou, nesta quinta-feira, sua vaga nas semifinais da Copa da Uefa . Jogando fora de casa, o time do brasileiro empatou em 3 a 3 com o Udinese. Como havia vencido o jogo de ida por 3 a 1, o Werder se classificou.

Diego fez dois gols e mostrou estrela no terceiro: logo depois de perder pênalti sofrido por ele mesmo, o camisa 10 cobrou o escanteio que resultou no gol de Pizarro. Pelo lado italiano, Inler e Quagliarella (dois) marcaram. O Werder agora encara o Hamburgo, que nesta quinta eliminou o Manchester City. A primeira partida acontece dia 30, em Bremen.

Apesar do resultado final, o Werder chegou a passar maus bocados na partida. O time começou perdendo, em lindo chute de fora da área de Inler. Mas Diego se valeu de uma falha de Zapata para penetrar na área, dar um drible espetacular e soltar uma bomba para deixar tudo igual.

O gol obrigava o Udinese a fazer mais três para ficar com a vaga. O time italiano, entretanto, conseguiu mais dois ainda no primeiro tempo e pôs o confronto empatado (se terminasse 3 a 1, haveria prorrogação).

Primeiro, Quagliarella recebeu lançamento no lado esquerdo da área e mostrou categoria para encobrir o goleiro Wiese. Depois, o atacante mostrou oportunismo ao emendar um chute rasteiro, da mei-lua, e fazer o terceiro do Udinese.

O time italiano voltou animado para a segunda etapa, a fim de fazer o quarto gol, que lhe valeria a vaga. Mas o Werder, que também teve Naldo titular, passou a explorar os contragolpes e levar perigo.

Aos 15 minutos, o Werder fez o segundo. Após chute de Hugo Almeida que bateu no travessão, Diego pegou a sobra de cabeça. O goleiro Handanovic ainda fez a defesa, mas a bola já tinha passado pela linha de gol.

Precisando de mais dois gols, o Udinese foi com tudo em busca do ataque. Asamoah chegou a acertar a trave em chute de longe, mas que fez o terceiro foi o Werder. Diego sofreu pênalti e bateu mal, para a defesa de Handanovic. Na cobrança do escanteio que veio em seguida, Pizarro deu números finais ao jogo.