sábado, 28 de março de 2009

Vasco vence o Volta Redondae está na semifinal da Taça Rio: 5 x 3

DE VIRADA, VASCO GOLEIA VOLTA REDONDA E SE CLASSIFICA: 5 A 3

O Vasco, assim como ocorreu contra o Mesquita na rodada passada, entrou em campo em ritmo lento, saiu atrás no placar, mas de virada venceu. Desta vez, o Cruzmaltino fez mais que o suficiente e bateu o Volta Redonda por 5 a 3 em Volta Redonda (RJ) em jogo válido pela sexta rodada da Taça Rio e se classificou para a fase semifinal do turno.

Com o resultado, o Gigante da Colina foi a 18 pontos no Grupo A, manteve a liderança e não pode mais ser alcançado pelo terceiro colocado, o Madureira (nove pontos). Já o Voltaço permaneceu com sete pontos no Grupo A, está na sexta posição e tem chances reduzidíssimas de chegar à decisão do segundo turno.

O primeiro tempo foi marcado pela casualidade. Logo aos quatro minutos, um chute despretensioso de Robson Luiz desviou no meio do caminho e encontrou Fábio Bala livre na grande área: 1 a 0 para o Volta Redonda. Ao longo da etapa, o Vasco ficou mais tempo com a bola, mas não era incisivo.

Sem objetividade, o Cruzmaltino chegou ao empate aos 14 minutos, em um bonito chute de fora da área do volante Mateus. Em cima, mas sem pressionar, a equipe vascaína conseguiu a virada aos 37 minutos após novo "rebote": depois de cruzamento da esquerda, Elton raspou de cabeça e a bola sobrou na marca do pênalti para Titi, de primeira, bater forte para o gol.

Ao contrário da inicial, a etapa final começou a todo vapor. Logo aos três minutos Elton se antecipou ao goleiro Edinho e completou cruzamento de Ramon para fazer o terceiro. Aos cinco minutos, porém, foi a vez de Robinho aproveitar cruzamento de Andrezinho e diminuir.

Contudo, Enrico, apagado durante o primeiro tempo, deu o ar da graça com dois gols. Aos seis minutos, ele finalizou boa trama que teve a participação de Ramon e Jeferson. Aos vinte minutos, ele recebeu passe de Elton e, com liberdade, bateu cruzado dentro da grande área.

O Gigante da Colina chegou ao 13º jogo invicto na temporada - perdeu apenas na estreia do Campeonato Carioca, para o Americano, por 2 a 0 - e à oitava vitória consecutiva, sete delas pelo Carioca.

Na próxima rodada do Campeonato Carioca, o Vasco enfrenta o Macaé, na terça-feira, às 21h50, no Maracanã. Já o Volta Redonda, fora de casa, encara a Cabofriense.

FICHA TÉCNICA:
VOLTA REDONDA 3 X 5 VASCO

Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 28/3/2009 - 18h15 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ)
Renda/público: não disponível
Cartões amarelos: Deivdson, Dedé, Bruno Barra, Andrezinho e Fabrício Carvalho (VOL); Jeferson e Amaral (VAS)

GOLS: Fábio Bala, 4'/1ºT (1-0); Mateus, 14'/1ºT (1-1); Titi, 37'/1ºT (1-2); Elton, 3'/2ºT (1-3); Robinho, 5'/2°T (2-3); Enrico, 6'/2ºT (2-4); Enrico, 20'/2ºT (2-5); Dedé, 41/2°T (3-5).

VOLTA REDONDA: Edinho, Deivdson (Bruno Barra, 23'/2ºT), Junior Baiano, Dedé e Andrezinho; Paulinho, Maicon, Fabrício Carvalho e Robson Luiz; Fábio Bala (Caio, 22'/2ºT) e Robinho. Técnico: Beltrano.

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Mateus, Enrico (Léo Lima, 23'/2ºT) e Jeferson; Rodrigo Pimpão (Faioli, 15'/2ºT) e Elton (Alan Kardec, 27'/2ºT). Técnico: Dorival Junior.


Fla se vinga e bate Resende de goleada

Time joga com um a mais desde os 28 do primeiro tempo, sabe aproveitar a vantagem e deixa o Engenhão aplaudido depois de vitória por 4 a 0

Foi na casa do rival Botafogo, campeão da Taça Guanabara, que o Flamengo arquitetou e executou sua vingança contra o Resende, time que o eliminou na semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca. E o “pistoleiro” Josiel comprovou a fase positiva ao fazer dois gols na tranquila goleada por 4 a 0, na tarde deste sábado, no Engenhão.

Depois de sofrer com piadas e desdém até do próprio presidente rubro-negro, Delair Dumbrosck, o camisa 9 chegou ao 11º gol na competição e igualou-se a Bruno Meneghel, que teve atuação apagada, na ponta da artilharia.

- É um jogo que dá moral na hora certa – disse Josiel, na saída de campo.

Mais do que comemorar a revanche contra o time do Sul Fluminense, o Flamengo conseguiu a melhor apresentação em 2009 e arrancou aplausos e gritos de “olé” dos pouco mais de 13 mil torcedores presentes.

Na tabela, o triunfo neste sábado também foi valioso. O Bangu perdeu para o Duque de Caxias por 3 a 1, e o Flamengo assumiu a liderança provisória do Grupo B, com 13 pontos. O Botafogo joga nesta noite contra o Fluminense e pode alcançá-lo

Sensação da Taça Guanabara, quando foi vice-campeão, o Resende faz figuração no segundo turno. Com apenas sete pontos, não tem mais chance de classificação. No reencontro com os rubro-negros, a expulsão de Márcio Gomes, aos 28 minutos, prejudicou o esquema defensivo planejado pelo técnico Carlos Roy.

A escalação de Cuca tirando um volante - Aírton - para colocar o meia Erick Flores tornou o Flamengo mais incisivo, mas com dificuldades de finalização. Tirando uma cabeçada que Ibson tentou, e Cléber defendeu, o time esbarrou no bloqueio defensivo do Resende nos primeiros minutos.

Aos 17, o velho hábito de Zé Roberto de conduzir a bola e não chutar a gol deu a Erick Flores a chance de marcar. O jogador teve dificuldades para dominar e na entrada da pequena área bateu para fora.

O jovem de 19 anos se redimiu aos 28. Ele driblou três adversários e recebeu um pontapé de Márcio Gomes. O volante foi expulso e repetiu às avessas a situação da Taça Guanabara. Naquele jogo, o Fla ficou com dez jogadores antes de meia hora de partida.

Enquanto os visitantes tentavam contra-ataques pouco produtivos, o Flamengo só não abriu o placar antes do intervalo porque Cléber apareceu bem em algumas oportunidades. Primeiro, aos 41, Juan cruzou, e Léo Moura chutou de primeira. O goleiro se esticou e fez linda defesa. Um minuto depois, Ibson arriscou de fora da área, e novamente Cléber deu uma tapa para fora.

Mesmo com uma atuação até certo ponto satisfatória, sobretudo pela movimentação ofensiva, a torcida não foi benevolente e vaiou os jogadores depois do apito final no primeiro tempo.

Os aplausos vieram logo no início do segundo tempo. E com o goleador Josiel. Zé Roberto cruzou rasteiro, e o Zé Bob da Gávea se esticou para empurrar para o gol vazio, aos três minutos.

No lance seguinte, quase Ibson colocou a vantagem numérica do Flamengo por água abaixo. Ele simulou pênalti e por pouco não recebeu o segundo cartão amarelo. O árbitro Wiilian de Souza Nery chegou a colocar a mão no bolso, mas não foi em frente.

Cléber ainda fez mais duas defesas antes de Everton Silva chegar à linha de fundo, aos dez, e cruzar para trás. O goleiro do Resende rebateu, e Zé Roberto fez o segundo. Na comemoração, diversos beijos no escudo do clube.

Pouco tempo depois, o camisa 10 obrigou Cléber a fazer outra ótima defesa, mas machucou a coxa direita no chute e teve que ser substituído. O jogo ficou fácil. Enquanto a torcida do Flamengo comemorava e debochava do Botafogo, Josiel arrancou e bateu forte no canto direito de Cléber para fazer o terceiro, aos 20 minutos. Foi o primeiro gol dele de fora da área no Carioca.

O ritmo de festa prosseguiu. Erick Flores saiu aplaudido, e a torcida pediu mais um. Willians e Maxi bem que tentaram, mas acertaram o pé esquerdo da trave. Coube então a Kleberson, aos 44, chutar forte de canhota e fazer o quarto para fechar a goleada.

Confira a classificação completa da Taça Rio

Ficha técnica:

FLAMENGO 4 x 0 RESENDE
Bruno; Everton Siva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Erick Flores (Maxi), Ibson (Kleberson) e Léo Moura; Zé Roberto (Jônatas) e Josiel. Cléber; Bruno Leite, Breno, Naílton e Marquinhos; Márcio Gomes, Fred, Bruno Reis (Hiroshi) e Léo (Souza); Bruno Meneghel e Viola (Taércio).
Técnico: Cuca. Técnico: Carlos Roy.
Gols: Josiel, aos três, Zé Roberto, aos 11, Josiel, aos 20, Kleberson, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Zé Roberto, Ibson (Flamengo). Cartão vermelho: Márcio Gomes (Resende)
Estádio: Engenhão. Data: 28/03/2009. Árbitro: Willian de Souza Nery. Auxiliares: José Carlos de Arruda e Ronaldo Kennup. Público: 10.298 pagantes (13.265 presentes). Renda: R$ 219.600

São Paulo derruba o invicto Palmeiras

No Choque-Rei, o São Paulo saiu vencedor e manteve uma escrita de 13 jogos sem perder para o Palmeiras no Morumbi. O Tricolor Paulista venceu por 1 a 0, gol de Washington, e ficou muito perto da classificação às semifinais do Campeonato Paulista (assista ao gol no vídeo ao lado) O Verdão, que já estava com a vaga assegurada, viu ir embora o sonho de terminar a competição sem nenhuma derrota.

Com o resultado, o São Paulo chegou a 36 pontos e assumiu provisoriamente a segunda posição, já que o Corinthians , com 34, ainda joga neste sábado, às 21h10m, contra o vice-lanterna Guarani, em Campinas. O Alviverde manteve a liderança, com 40 pontos. Na próxima rodada, na quinta-feira, o time de Muricy Ramalho recebe o Guaratinguetá, às 15h45m, e se vencer estará matematicamente garantido nas semifinais, uma vez que o Santos ficou no empate com o Barueri. Já o Palmeiras encara o Oeste, fora de casa, na terça-feira, às 19h30m.

Washington mostra logo a força do anfitrião

Sem Borges, vetado no vestiário, Muricy Ramalho colocou Dagoberto e adotou o 4-4-2. Com isso, Arouca ficou com uma vaga no meio-campo. Vanderlei Luxemburgo escalou o Verdão no mesmo esquema, mas com Marcão pela lateral esquerda, como um falso terceiro zagueiro.

Jorge Wagner mostrou o cartão de visitas com um chapéu em Pierre. E logo no primeiro minuto, o meia encontrou Washington na área, mas o atacante não conseguiu dominar. No entanto, o camisa 9 se redimiu no lance seguinte. Hernanes cruzou com precisão, e o Coração Valente subiu mais do que Sandro Silva e Maurício Ramos para marcar de cabeça: 1 a 0 São Paulo aos dois minutos de jogo.

Nem com o gol sofrido o Palmeiras partiu para cima. O anfitrião continuou arriscando mais e apostando nos cruzamentos e lances de bola parada. Apenas depois de alguns minutos o visitante passou a igualar forças. Keirrison, que foi buscar jogo no meio, bem que tentou enfiar uma bola para Cleiton Xavier na frente, mas este não alcançou. O K9 estava isolado na frente, sem aproximação do meio.

O São Paulo voltou a ter uma boa chance aos 18, quando Cleiton Xavier fez uma falta desleal em Arouca, ao atingir o volante no rosto. Jorge Wagner cobrou pela direita, mas Dagoberto não alcançou. Cleiton tentou dar o troco ao descer pela direita e chutar rasteiro, mas André Dias colocou para fora, aos 20. Na sequência, Keirrison recebeu e tentou de primeira, de lado para o gol, mas Rogerio Ceni segurou.

Aos 28, em um contra-ataque, Hernanes tentou alcançar um lançamento, mas Marcos se antecipou ao sair da área e chutar para a lateral. O Palmeiras subia, mas deixava espaços para as investidas do Tricolor.

Aos 30, um grande susto para o São Paulo: Pierre desceu pela esquerda e passou por André Dias, que falhou na marcação. Ceni defendeu o chute do volante palmeirense com o pé direito, evitando o empate.

Uma entrada dura de Danilo quase tirou Washington da partida. O atacante saiu se queixando de dores na perna esquerda, mas voltou a campo. Aos 43, Jumar teve arriscou em uma cobrança de falta da intermediária, mas chutou longe do gol são-paulino. E o primeiro tempo terminou com vantagem tricolor no placar.

Com Willians se queixando de dores, Luxemburgo modificou o Palmeiras com duas substituições de uma só vez. Colocou Evandro na vaga do machucado, e o atacante Ortigoza entrou no lugar de Marquinhos - e com menos de uma minuto Evandro tomou um cartão amarelo. O São Paulo voltou sem modificações.

A primeira boa chance foi do anfitrião. Washington arrancou e passou para Dagoberto. Mas o jogador preferiu arriscar o chute, que passou por cima do gol, a devolver a bola ao camisa 9, que chegava na área em condições de finalizar. Aos nove, foi a vez de Junior Cesar ir à lateral e chutar forte, mas Marcos fez boa defesa. Ceni também precisou trabalhar depois de um cruzamento de Cleiton Xavier, que procurava Keirrison na área.

Herói palmeirense na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, no meio de semana, Ortigoza mal teve tempo de mostrar serviço. Entrou para jogar os últimos 45 minutos, mas machucou o ombro e acabou sendo substituído por Lenny. O Verdão tinha mais oportunidades, e a zaga do São Paulo precisou trabalhar. Os donos da casa seguiam apostando nos contra-ataques. Em uma dessas chances, Junior Cesar driblou Maurício Ramos e sofreu a falta. Hernanes cobrou pela esquerda, mas Rodrigo não conseguiu empurrar para dentro do gol.

Dagoberto não se entendia bem com Washington, e Muricy resolveu mudar o time. Colocou Hugo no lugar do camisa 25. Além disso, fechou mais a equipe, com a entrada do zagueiro Renato Silva na vaga de Arouca. Pouco depois, Cleiton Xavier cobrou uma falta de frente para o gol tricolor, da intermediária, mas isolou a bola.

A partir dos 30 minutos, o Palmeiras resolveu se soltar ainda mais e tentou sufocar o anfitrião. Criou muita dificuldade para a zaga tricolor, principalmente com Evandro e Cleiton Xavier, e Keirrison finalmente tinha com quem jogar. No entanto, faltava acertar a conclusão.

Aos 36, a defesa do São Paulo deixou o torcedor apreensivo. Lenny desceu pela direita, mas dois marcadores chegaram em cima, quase na linha de fundo. Rodrigo tirou a bola e tocou curtinho para Ceni que, com a área cheia, afastou o perigo. O camisa 1 tomou outro susto aos 42, quando Cleiton Xavier carimbou a trave. Na sequência, Keirrison finalizou e o goleiro defendeu. O Tricolor sofria com a pressão e não arriscava tanto, mas assegurou a importante vitória no Morumbi.

SÃO PAULO 1 x 0 PALMEIRAS
Rogério Ceni, Zé Luis, André Dias, Rodrigo e Junior Cesar; Jean, Arouca (Renato Silva), Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto (Hugo) e Washington Marcos, Sandro Silva, Mauricio Ramos, Danilo e Marcão; Pierre, Jumar, Cleiton Xavier e Marquinhos (Ortigoza) (Lenny); Willians (Evandro) e Keirrison
Técnico: Muricy Ramalho Técnico: V. Luxemburgo
Gol: Washington, aos dois minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Junior Cesar, Dagoberto, André Dias e Jorge Wagner (São Paulo); Marquinhos. Cleiton Xavier e Evandro (Palmeiras).

Estádio: Morumbi Data: 28/03/2009 Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa /SP) e Everson Luquesi Soares (SP)

Renda: R$ 579.700 Público: 18.289 pagantes

Maradona estreia oficialmente como treinador da Argentina diante da torcida

El Pibe quer ver o Monumental de Nuñez deve explodir. Líder Paraguai abre a 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas

O Brasil entra em campo no domingo para enfrentar o Equador, mas a 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas começa com partidas não menos importantes. E logo no jogo de abertura, o líder Paraguai vai a Montevidéu encarar o Uruguai. Ainda no sábado, a Argentina recebe a Venezuela no Monumental de Nuñez, na estreia de Maradona frente à sua torcida.

Embalado pelas três vitórias consecutivas e invicto há quatro jogos, o líder das eliminatórias não quer saber de dar bobeira. Mesmo se for derrotado, o Paraguai não perde a primeira posição nessa rodada, já que o Brasil tem apenas 17 pontos, contra 23 da seleção de Salvador Cabañas.

Mas do outro lado, o Uruguai também está confiante. Nas derrotas para times que estão na parte de cima da tabela – Paraguai, Brasil e Argentina – os placares tiveram diferença de apenas um gol. No entanto, a primeira dúvida do técnico Oscar Tábarez é o substituto para o goleiro Juan Castillo, do Botafogo. Titular da posição, Castillo ficou fora da última convocação por estar se recuperando de lesão. O favorito para ficar com a vaga é Sebastian Viera, do Villarreal. O brasileiro Carlos Eugênio Simon apita a partida.

Confira a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas

O jogo mais aguardado de sábado é o da Argentina. A principal atração fica por conta da primeira exibição da equipe comandada por Maradona no país. Com a polêmica criada pela ausência de Riquelme no time, por conta de um desentendimento com “El Pibe”, o jogo ganhou ainda mais visibilidade.

Três jogadores têm a responsabilidade de suprir as necessidades da equipe: Carlos Tevez, Kun Agüero e Lionel Messi – o trio titular de ataque. O craque do Barcelona disse que a vitória é fundamental para que Maradona deixe uma boa impressão para a torcida.

- A gente precisa vencer por Diego Maradona, e esperamos que seja uma festa. Ele confia muito neste grupo de jogadores e isso o deixa tranqüilo - disse.

Já a Venezuela, oitava colocada com dez pontos, deve entrar com um esquema muito defensivo. Os venezuelanos terão Giancarlo Maldonado como único atacante, à frente dos meias de criação César González e Juan Arango. O meio-campo fica com três volantes, e a defesa terá quatro homens. O treinador César Farías aposta em uma marcação forte e nos espaços deixados pelo desenho tático de Maradona para surpreender nos contra-ataques.

- Tomara que venham nos atacar. E gostaria de ver qual será a resposta quando começarmos a criar problemas. As mudanças sempre necessitam um tempo de adaptação, e aí a Venezuela pode tirar proveito - comentou.

Ainda no sábado, a Colômbia recebe a Bolívia. Com um desempenho abaixo do esperado, o time do atacante do River Plate Falcão García, carrasco do Botafogo na Copa Sul-Americana de 2007, só marcou quatro gols em dez jogos das eliminatórias. Mesmo se vencer, os colombianos não entram na zona de classificação, pois têm 11 pontos, enquanto o Chile, quarto colocado, tem 16. Já a Bolívia tem apenas nove e está na penúltima posição.

No domingo, o lanterna Peru, que na quarta-feira enfrenta o Brasil, recebe o surpreendente Chile. Com apenas sete pontos, os comandados de José Del Solar entrarão em campo com a força máxima. O médico da seleção peruana, Julio Grados, assegurou que os 22 jogadores convocados estão bem fisicamente para as duas rodadas.

Já o Chile poderá ter dois desfalques importantes. O ex-palmeirense Valdívia sofreu uma contratura no quadríceps da perna direita jogando pelo Al-Ain e foi cortado. A decisão foi do departamento médico do Chile, que conversou diretamente com os responsáveis do clube dos Emirados Árabes. Outro que corre risco é o também meia Arturo Vidal, do Bayer Leverkusen, que está se recuperando da fratura no arco superciliar do olho direito, sofrida em março.

Confira todos os confrontos da 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas:

Sábado

17h Uruguai x Paraguai
19h10m Argentina x Venezuela
21h10m Colômbia x Bolívia

Domingo
17h Equador x Brasil
19h Peru x Chile


Secar... e vencer

Caso o Peixe perca do Barueri às 16h, o Corinthians precisa de uma vitória diante do Bugre para assegurar antecipadamente lugar na semi do Paulista

Se tivesse vencido a Ponte Preta na última quarta-feira, o Corinthians estaria a uma vitória da classificação antecipada às semifinais do Campeonato Paulista, mas o empate por 2 a 2 impediu que a equipe alvinegra dependesse apenas das próprias forças na 17ª rodada. Por isso, antes de entrar em campo neste sábado, às 21h10m, contra o Guarani, em Campinas, o Timão vai secar o Santos.

Caso a equipe da Vila Belmiro perca para o Barueri, às 16h, na Grande São Paulo, a equipe do técnico Mano Menezes estaria com vaga assegurada na fase final com uma vitória sobre o Bugre. Mas mesmo que o Peixe ganhe o seu duelo, o Corinthians ainda tem uma chance de comemorar a classificação no domingo, sem jogar.

Para isso, a Portuguesa teria de perder do Marília, no Canindé, no domingo. Com esse cenário, o Timão não poderia mais ser alcançado por Lusa e Peixe.

- Será um operação Campinas muito difícil. Temos de lutar para ficar em segundo (para ter a vantagem de dois empates nas semifinais), porque a primeiro colocação ficou bem difícil - comentou o técnico Mano Menezes.

A importância da partida fez o comandante do Timão mudar de ideia em relação a Ronaldo. Tanto que em vez de dar descanso ao craque, Mano Menezes optou por escalar o jogador, que em cinco jogos anotou quatro gols.

O que aumenta a dificuldade para o Corinthians é a situação desesperadora do Guarani. A equipe de Campinas está na vice-lanterna, com apenas 13 pontos, e vem de derrota para o São Caetano, fora de casa.

As equipes

No Corinthians, o técnico Mano Menezes não poderá contar com Dentinho, William e Jorge Henrique, todos machucados, e Cristian, suspenso. Por outro lado terá o retorno de André Santos e escalará Ronaldo, que inicialmente seria poupado.

Jorge Henrique seria a opção para a vaga de Dentinho, mas como está no departamento médico abriu espaço para Otacílio Neto, Souza e Morais disputarem um lugar ao lado do Fenômeno. Na zaga, quem continua substituindo William é Diego, já na contenção do meio-campo Fabinho deve entrar na vaga de Cristian.

- Ainda não decidi quem vai entrar no ataque com o Ronaldo e no meio a tendência é que seja algum dos jogadores que estavam sendo mais usados, como o Fabinho. Vamos ainda analisar e decidir na concentração - comentou o técnico do Timão.

Na equipe de Campinas, o técnico Cidinho conta com a volta do zagueiro Plínio, que ficou fora da derrota para o São Caetano por estar suspenso. O esquema tático também deve mudar para o 3-6-1, com o meia Danilo Rios na vaga do atacante Dairo. Dessa maneira, o setor ofensivo ficaria apenas com Fernando Gaúcho.

GUARANI CORINTHIANS
Douglas; Maurício, Plínio e Valter; Maranhão, Glauber, Claudiney Rincón, Mário César, Danilo Rios (Dairo) e Andrezinho; Fernando Gaúcho Felipe; Alessandro, Chicão, Diego e André Santos; Fabinho, Elias, Boquita e Douglas; Otacílio Neto (Morais) (Souza) e Ronaldo
Técnico: Cidinho. Técnico: Mano Menezes.
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa. Data: 28/03/2009. Horário: 21h10m. Árbitro: Carlos Roberto dos Santos Jr. Auxiliares: Carlos Alberto Funari e Mauricio Helder Luiz Alexandrino.
Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h10m (de Brasília).




Técnico sonha com Juninho e Chulapa para a Série B

Comandante cruzmaltino analisa possível impacto da contratação do meia do Lyon pelo clube

Por mais que saiba das dificuldades financeiras do Vasco, o técnico Dorival Júnior permitiu-se, por alguns instantes, sonhar com dias ainda melhores em São Januário. Com cautela para não iludir o torcedor vascaíno e ao mesmo tempo esperançoso de que a parceria com a Eletrobrás, de R$ 14 milhões por ano, possa ser concretizada nos próximos dias, o treinador não descartou as contratações de Juninho Pernambucano e Aloísio Chulapa para a disputa da Série B do Brasileiro.

- Não tenho nem o que falar do Juninho. Ele é um excepcional jogador e não deixou dúvidas (do seu talento) na sua passagem pelo Vasco. Já o Aloísio, até bem pouco tempo (em 2006 e 2007), foi campeão brasileiro com o São Paulo e vivia o ápice da carreira. O Vasco está atento a tudo isso. Estamos brigando em todas as áreas – garantiu o treinador, referindo-se também às batalhas jurídicas no STJD.

Assim como o Corinthians preparou um projeto para contar com Ronaldo Fenômeno, que também tinha propostas do exterior, o Vasco pode se mexer para vencer os convites financeiramente vantajosos dos times do “mundo árabe”.

- O Juninho Pernambucano se encaixa com a grandeza do Vasco. Ele colocaria o clube novamente na mídia internacional. É um jogador importante para qualquer time – sonhou.

A seleção brasileira já está em Guaiaquil, primeira escala para a partida contra o Equador

Após viagem tranquila, que durou cerca de sete horas, jogadores são recepcionados em Guaiaquil. Ronaldinho Gaúcho é o mais assediado.

A seleção brasileira já está em Guaiaquil, primeira escala para a partida contra o Equador, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Durante o voo de cerca de sete horas, com escala em Manaus, a maior parte dos jogadores ficou conversando ou ouvindo música. Mas alguns preferiram dormir. A viagem foi tranqüila, sem problemas.

A recepção no hotel Hilton foi mais calorosa, com cerca de 250 torcedores na entrada. Alguns com a camisa do Brasil. Os jogadores jantaram e foram descansar. Neste sábado, a seleção faz um treino no estádio do Barcelona, o principal time da cidade e palco da final da Libertadores de 1998, vencida pelo Vasco.

A escalação do Brasil diante dos equatorianos será a seguinte: Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Marcelo; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Luís Fabiano.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Mistério no Tricolor

Assim como o técnico Vanderlei Luxemburgo, que fechou parte do treino do Palmeiras na manhã desta sexta-feira, Muricy Ramalho fez o mesmo no São Paulo à tarde, no CT da Barra Funda. O treinador tricolor trabalhou com portões fechados por 45 minutos. Quando a imprensa entrou, os jogadores já disputavam um animado rachão. O comandante são-paulino não revelou o que foi feito na parte secreta, mas só explicou que adotou um trabalho leve, para não desgastar os atletas na véspera do clássico, que será realizado no Morumbi, pelo Paulistão .

- Não vou contar nada, o treino foi fechado para isso. Às vezes uma atividade assim é boa para treinar um posicionamento, testar algo diferente, mas nada muito forte, porque é clássico amanhã (sábado). Jogamos na última quarta e chegamos às quatro da manhã - ressaltou o treinador, lembrando que o grupo precisa descansar para a partida.

Os jogadores que enfrentaram o Noroeste, depois do desembarque em São Paulo na madrugada de quinta-feira, tiveram o dia de descanso e se apresentaram para a concentração antecipada na noite do mesmo dia.

Fla lista cuidados para não repetir vexame contra o Resende

A primeira lição é disciplinar. Na semifinal da Taça Guanabara, o time ficou com dois jogadores a menos ainda no primeiro tempo. Aírton cometeu pênalti e recebeu o segundo cartão amarelo. Já Fábio Luciano ofendeu o árbitro e foi expulso.

- Não podemos perder jogadores. Fomos com a força excessiva e acabamos prejudicados – lamentou Léo Moura.

O sentimento de vingança também não pode se transformar em vontade exagerada de golear o adversário. Por isso, há a recomendação pela prudência na hora de atacar. Nada de partir com tudo e esquecer de marcar.

- Tem que ter equilíbrio, inclusive o emocional, e executar nossas tarefas da melhor forma. A raiva não faz parte. Apesar de aquela partida ter sido atípica, eles jogaram bem e venceram – disse o treinador Cuca.

Veja os cuidados do Flamengo:

Atenção aos cartões. Nos dois jogos em que a tensão aumentou neste ano (Resende e Vasco), o Flamengo teve jogadores expulsos antes dos 30 minutos de jogo
Time compacto. Leo Moura alertou que não pode haver espaços entre os setores. Segundo ele, na semifinal da Taça Guanabara defesa e meio-campo não se entenderam
Não cair na pilha da torcida. Os torcedores que estarão no Engenhão vão querer ir à forra dos 3 a 1 e certamente cobrarão uma goleada. Fla precisa lembrar que os três pontos são mais importantes para a classificação
Bruno Meneghel. Artilheiro de ponta a ponta do Estadual, atacante do Resende não receberá marcação especial, mas Cuca orientou defensores para tomarem cuidado. Na semi da Taça GB ele fez dois gols.

Vasco x Volta Redonda: vitória pode valer a vaga na semifinal


O Vasco enfrenta o Volta Redonda, neste sábado, às 18h15, em Volta Redonda (RJ), válido pela sexta rodada da Taça Rio, podendo confirmar matematicamente a sua classificação para a fase semifinal do turno. Já a equipe do Sul Fluminense briga para se manter com chances.

Líder do Grupo A, com 15 pontos, como o Fluminense, mas com saldo de gols melhor - dez contra oito -, o Gigante da Colina, em caso de vitória e derrota do Madureira, terceiro colocado com nove pontos, que pega o Boavista, em Saquarema (RJ), avançará com duas rodadas de antecedência.

O Volta Redonda, com sete pontos no Grupo B, está em quinto lugar, mas como os líderes (Botafogo, Flamengo e Bangu) possuem dez, a equipe tem chances de conseguir a classificação para a semifinal da Taça Rio, apesar de não ter confrontos diretors contra os adversários de seu grupo.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Vasco, assim como o Fluminense, também líder do Grupos A com 15 pontos, tem 99% de chances de se classificar à próxima fase neste fim de semana. Neste caso antes dos duelos contra o Macaé, na terça-feira, e o Bangu, no domingo, dia 5 de abril.

Com três desfalques no Vasco o zagueiro Fernando e o volante Nilton, suspensos, e o meia Carlos Alberto, lesionado , o técnico Dorival Júnior promove a estreia do zagueiro Leonardo, emprestado pelo Shaktar Donestk, da Ucrânia, escala Mateus e coloca o meia Enrico pela primeira vez como titular, substituindo Léo Lima, que não agradou. O zagueiro Titi e o lateral-esquerdo Ramon voltam após suspensão.

- O próximo adversário é difícil de ser vencido, principalmente em casa. Teremos que ter paciência para segurar as investidas dos atacantes do Volta Redonda, que são dois garotos rápidos. Depois disso vamos pensar nos gols e no resultado positivo - declarou o meia Jeferson, que atuará mais avançado neste sábado.

VOLTA REDONDA VASCO
Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Mateus, Jeferson e Enrico; Rodrigo Pimpão e Elton. Edinho, Dedé, Junior Baiano e Arlindo; Deivdson, Paulinho, Fabrício Carvalho, Robson Luiz e Preto Casagrande; Fernando e Robinho.
Técnico: Dorival Júnior Técnico: Ailton Ferraz
Estádio: Raulindo de Oliveira. Data: 28/03/2009. Horário: 18h15m. Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ). Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ)
Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir das 18h (de Brasília).



Fenômeno Ronaldo confirmado contra o Guarani no sábado

O técnico Mano Menezes confirmou a presença do atacante Ronaldo no jogo deste sábado à noite, contra o Guarani. O Fenômeno era considerado dúvida desde a última quarta-feira, quando fez os dois gols no empate de 2 a 2 com a Ponte Preta. Mas o treinador garantiu a sua presença no Brinco de Ouro da Princesa.

- O Ronaldo vai para o jogo, porque é um momento importante. Ele vai jogar contra o Ituano também e dependendo da situação ele terá um descanso contra o Mirassol (no dia 5 de abril). Aí poderá ter 12 dias para recuperação - disse Mano.

Para fazer dupla com Ronaldo, Otacílio Neto tem boas chances de ser o escolhido. Dentinho e Jorge Henrique estão machucados. Morais também é candidato à vaga.

- Ainda não defini quem joga com ele. Vamos esperar até a hora do jogo - falou o treinador.

Tudo sobre Futebol

Atualizado em 27/03/09 - 18h45


Amigos leitores, eu me chamo Cristian Souza e gostaria de transformar esse blog em ponto de encontro dos amantes do esporte mais amado do planeta. Tentarei com todas as minhas forças postar conteúdos atualizados e completos diariamente. Agora chega de apresentações e vamos para as notícias da bola.


Ronaldinho será o principal responsável pela armação da equipe contra o Equador no jogo de domingo

O treinador da seleção brasileira comentou a entrada de Ronaldinho Gaúcho na vaga de Kaká, cortado para a partida no Equador por ainda não ter se recuperado totalmente de dores no pé esquerdo. De acordo com Dunga, o meia do Milan pode ser o diferencial da equipe.

Com a bola, ele vai ter liberdade total. Quando estiver sem ela, vai ter de preencher o espaço. É um jogador técnico, que tem uma bola longa, é bom nas cobranças de falta e tem criatividade. A gente espera poder aproveitar isso – disse.

A seleção brasileira já está viajando para o Equador. O time embarcou às 15h e se hospeda em Guayaquil, cidade no nível do mar, e só parte para Quito, onde acontece a partida a 2.850 metros de altitude, horas antes do confronto.

A escalação do Brasil diante dos equatorianos será a seguinte: Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Marcelo; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Luís Fabiano.