sábado, 2 de maio de 2009

Vasco vence amistoso com o Santa Cruz em PE por 3 a 2

Mesmo com a cabeça no confronto de quarta-feira, contra o Icasa-CE pela Copa do Brasil, o Vasco conseguiu a vitória por 3 a 2 sobre o Santa Cruz, em amistoso disputado no Arruda, na tarde deste sábado. O time cruzmaltino, que entrou em campo com apenas quatro titulares - Tiago, Ramon, Amaral, e Rodrigo Pimpão -começou atrás no placar, mas soube aproveitar os erros dos recifenses e saiu de campo com o placar a seu favor.

O JOGO

O primeiro chute a gol saiu dos pés do time da casa. Aos 10 minutos de jogo, Neto Maranhão bateu de esquerda da entrada da área, a bola quicou na frente de Tiago, mas o goleiro vascaíno fez a defesa. Os cariocas levaram perigo aos 13. Fágner bateu rasteiro da entrada da área, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.

Os vascaínos quase abriram o placar aos 18, após boa roubada de Rodrigo Pimpão, Alan Kardec recebeu pela direita, invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. Na sequência, o Santa desperdiçou chance incrível. Livre na área vascaína, Roger chutou desajeitado e mandou a bola para fora.

Enquanto o ataque do Vasco insistia nas jogadas pela direita, a defesa ficava desguarnecida no setor de Fagner, que, aos 20, se viu obrigado a parar o ataque tricolor com falta dura próximo à linha de fundo. Na cobrança, a bola foi rasteira para a área dos visitantes e, após o desvio, Márcio tocou para o fundo das redes.

O goleiro Tiago ainda foi acionado aos 28, em chute de longa distância de Neto Maranhão. Debaixo de forte chuva, o Vasco foi atrás do empate. Gian desviou de cabeça, aos 31, para o fundo das redes, mas o árbitro assinalou, corretamente, o impedimento. Aos 39, Enrico fez jogada pela esquerda e cruzou a meia-altura. Na tentativa de cortar, o zagueiro Bilica tocou a bola com a mão e o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, Léo Lima chutou no canto direito do goleiro Gustavo e empatou.

A virada cruzmaltina veio logo em seguida. Após cobrança de escanteio, Gian aproveitou a indecisão do goleiro Gustavo e marcou de cabeça.

Antes do fim do primeiro tempo, os jogadores do Santa ainda reclamaram do toque de mão de Fágner dentro da área, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

No intervalo, o técnico Dorival Júnior fez seis das sete alterações combinadas com o rival.

Já aos 6 minutos, Alan Kardec sofreu falta dura de Bilica e ficou sem condições de seguir na partida. Em seu lugar, entrou Elton. Em sua primeira participação, o atacante recebeu entrada violenta do zagueiro Leandro Camilo, que recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo, aos 10.

Com um jogador a menos, o Santa chegou ao empate aos 14, na cobrança de falta do estreante Neto Maranhão, que bateu rasteiro e contou com o desvio da barreira para surpreender o goleiro Fernando Prass, que também fazia sua primeira partida pelo clube carioca.

Mas a tarde não era mesmo do zagueiro Bilica. Após cometer o pênalti que deu o primeiro gol aos adversários e de ter cometido a falta que tirou Alan Kardec da partida, o defensor coral tentou cruzar a bola na frente da própria área, aos 24, e jogou a bola no peito do cruzmaltino Edgar. Com tranquilidade, o atacante tocou na saída do goleiro Gustavo e pôs o Vasco em vantagem novamente.

Com apenas dez jogadores em campo, o Santa Cruz encontrava dificuldades para chegar ao ataque. Aos 43, o time da casa teve nova chance de balançar as redes, em falta assinalada na entrada da área do Vasco. Após a cobrança rasteira de Gilberto, o goleiro Fernando Prass demonstrou insegurança e rebateu a bola para o meio da pequena área, mas a zaga cruzmaltina cortou para fora e evitou o gol de empate.

Fonte: GloboEsporte.com

O amistoso entre Santa Cruz e Vasco foi infestado de jogadas violentas. Após a vitória, de virada, do Cruzmaltino por 3 a 2 sobre o time coral, neste sábado, no Arruda, o técnico Dorival Júnior criticou e muito o excesso de jogadas ríspidas da equipe mandante.

"Não era para ser assim. Futebol não pode ser desta forma. Viemos aqui para participar da festa juntamente com o Santa Cruz e vimos muitas jogadas violentas nesta tarde", disse, emendando em seguida.

"Temos de levar em consideração que o Vasco disputa duas competições (Copa do Brasil e, no dia 9 de maio, a Série B do Campeonato Brasileiro). O Santa Cruz está para disputar a Série D do Brasileiro e também não pode correr muitos riscos", afirmou o treinador, que considerou o amistoso proveitoso para uma maior observação.

"Foi importante para avaliarmos alguns pontos, mas nada em definitivo. Todos estão querendo mostrar o trabalho e todos estão tendo oportunidades. O importante é termos uma equipe competitiva", revelou.

No total, a partida teve sete cartões amarelos e um vermelho. A virilidade excessiva ficou evidente após uma entrada do zagueiro Leandro Camilo, do Santa Cruz, em cima do atacante Alan Kardec, que já é dúvida para a partida de quarta-feira, contra o Icasa, em Juazeiro do Norte, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Fonte: UOL

Com show de Ibra, Inter de Milão vence Lazio e fica mais perto do Scudetto

Time de José Mourinho abre dez pontos de vantagem para o Milan

GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

Com uma bela atuação do sueco Ibrahimovic, o Internazionale de Milão derrotou o Lazio por 2 a 0, neste sábado, em duelo válido pela 34ª rodada do Campeonato Italiano . Com o resultado, os comandados de José Mourinho chegaram aos 77 pontos, abriram dez de vantagem para o segundo colocado Milan e ficaram muito perto de conquistar o quarto Scudetto consecutivo.

Ainda sonhando com o título, o clube rossonero entra em campo neste domingo para enfrentar o Catania, fora de casa.

Agência/Reuters

Ibrahimovic comemora gol que abriu o placar no estádio Giuseppe Meazza

saiba mais

Depois de um primeiro tempo morno, no qual foi pouco ameaçado, o Inter abriu o placar com sueco Ibrahimovic aos 13 minutos da etapa final. O atacante, artilheiro do Calcio com 21 gols ao lado de Di Vaio do Bologna, rabiscou um zagueiro e chutou com força sem chances para o goleiro Muslera.

Aos 25, foi a vez de Ibra dar uma de garçom e colocar Muntari na cara do gol para anotar o segundo gol nerazzurro no estádio Giuseppe Meazza.

Confira os resultados da 34ª rodada do Campeonato Italiano
Sábado

Inter de Milão x Lazio
Bologna 1 x 2 Reggina

Domingo

Juventus x Lecce
Catania x Milan
Fiorentina x Torino
Palermo x Cagliari
Roma x Chievo
Siena x Napoli
Udinese x Atalanta
Genoa x Sampdoria

Lyon perde para o modesto Valenciennes e praticamente dá adeus ao octa

Confira os resultados da 34ª rodada do Campeonato Francês

GLOBOESPORTE.COM Paris


Audel do Valenciennes, carrasco do Lyon

Sem Juninho Pernambucano, lesionado, o Lyon visitou o Valenciennes neste sábado e acabou derrotado por 2 a 0. Com o resultado, a equipe do ex-vascaíno praticamente deu adeus ao octacampeonato francês. Com 61 pontos (3º lugar), o Lyon está a seis do líder Olympique de Marselha que ainda joga neste sábado contra o Toulouse em duelo válido pela 34ª rodada do torneio.

Com Éderson, Cris e Fábio Santos em campo, o Lyon começou a partida de modo apático e viu o modesto Valenciennes (12º colocado com 40 pontos) garantir o resultado com dois gols de Audel aos 24 e 28 do primeiro tempo.


Confira os resultados da 34ª rodada do Campeonato Francês

Sábado
Valenciennes 2 x 0 Lyon
Lorient 3 x 1 Lille
Grenoble 0 x 0 Nice
Monaco 0 x 1 Auxerre
Saint-Etienne 0 x 0 Nancy
Caen 3 x 1 Le Mans
Olympique x Toulouse

Domingo
PSG x Rennes
Nantes x Le Havre
Bordeaux x Sochaux

Barcelona arrasa o Real: 6 a 2

Lionel Messi e Thierry Henry brilham no triunfo catalão

GLOBOESPORTE.COM Madri

Messi foi um dos destaques no chocolate aplicado pelo Barcelona sobre o Real Madrid

Com uma atuação de gala de Messi, Xavi e Henry, o Barcelona levou a melhor no emocionante clássico contra o Real Madrid e massacrou o arquirrival em pleno Santiago Bernabéu: 6 a 2. Com o resultado, o clube catalão praticamente assegurou o título do Campeonato Espanhol . Faltando quatro jogos para o término do torneio, a equipe de Messi e companhia soma 85 pontos, sete a mais que os merengues.

Além de colocar as mãos no caneco, o Barça atingiu com o chocolate a marca de 100 gols na competição, sendo que 69 foram anotados pelo trio Henry, Messi e Eto´o. Ao todo, na temporada 2008/2009, o time espanhol anotou 148 gols em 55 partidas disputadas (média de 2,7 tentos por jogo).

Agência/Reuters

Henry recebe abraço entusiasmado de Messi após empatar o duelo

Ao contrário do que era esperado – e que até foi pedido pelo técnico do Real Madrid -, o Barcelona começou a partida com sua força máxima. O treinador Pep Guardiola não se preocupou em deixar suas estrelas Messi, Henry e Eto´o no banco com o intuito de poupá-los para o jogo de volta contra o Chelsea, na próxima quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões.


Correria no Bernabéu

A partida começou em alta velocidade e de modo eletrizante. Com menos de dois minutos, Real e Barça já tinham levantado suas respectivas torcidas. Aos 14 minutos, o lateral-direito Sergio Ramos fez uma verdadeira jogada de ponta, rabiscou Abidal e cruzou na cabeça do argentino Higuaín que, com estilo, colocou no fundo das redes.

Mas a festa merengue durou pouco. Três minutos depois, após um passe magistral de Messi, Henry igualou o marcador com um belo chute de chapa com o pé direito.

Puyol beija a faixa de capitão com as cores da Catalunha após fazer o gol da virada

Apesar dos gols, o ritmo frenético do clássico continuou. Aos 19, Henry puxou rápido contra-ataque pelo lado direito, driblou Lassana Diarra e, quase antes de entra na área, foi derrubado pelo italiano Cannavaro. Na cobrança, o meia Xavi colocou a bola praticamente com as mãos na cabeça do capitão Puyol. O zagueiro, soberano no alto, testou sem chances para Casillas, decretando a virada catalã.


Na comemoração, Puyol, um dos maiores símbolos do clube da Catalunha, tirou a braçadeira de capitão – que possui as cores da região espanhola que luta por sua emancipação do restante do país há anos – e correu em direção à torcida do Real Madrid beijando a faixa.


Messi começa a brilhar

O Real sentiu os dois gols e, por pouco, não sofreu mais gols na sequência. O goleiro Casillas, em duas defesas sensacionais, impediu que Messi e Eto´o ampliassem para o Barcelona.

Mas aos 35 minutos não teve jeito. Após bobeada de Lassana Diarra, Xavi rolou para Messi que entrou na área e, na saída do camisa 1 merengue, tocou com classe para anotar o terceiro gol do Barça.

Agência/AFP

Messi olha para a torcida do Barça que foi o Bernabéu ao comemorar um dos seus gols

Na segunda etapa, o Barcelona voltou sem tirar o pé do freio. Logo com um minuto, Inieste driblou dois marcadores e chutou tirando tinta da trave.

Aos oito, foi a vez de Messi levar a defesa do Real a loucura. O argentino entortou dois defensores – deixando, inclusive, o compatriota Heinze caído no chão – e penetrou na área. Mas, na conclusão, o craque deixou a desejar.


Henry mata reação merengue

No entanto, quando o Barça dominava completamente a partida, o Real descontou. Após cruzamento do holandês Robben, Sergio Ramos subiu mais alto que toda a defesa catalã e escorou de cabeça aos 11 minutos.

Jogadores do Barcelona comemoram o incrível chocolate sobre o Real no Bernabéu

Mas assim como no primeiro tempo, a resposta dos visitantes foi quase imediata.Aos 13, Henry, sozinho, recebeu ótimo lançamento de Xavi – a zaga merengue pediu impedimento, que não houve – e, com um leve toque de perna direta, empurrou para o gol ao ver que Casillas saíra de sua meta precipitadamente. Festa do atacante francês, um dos destaques do confronto no Bernabéu, que chegou aos 19 gols no Campeonato Espanhol.

Com o a vantagem no placar, o Barça, depois de toda a correria que marcou a partida até então, cadenciou mais a partida, mas, mesmo assim, fez mais um aos 30 minutos.


Após tabelar com Xavi – responsável direto por três dos cinco gols do Barcelona -, Messi recebeu dentro da área, ameaçou que ia chutar no canto direito e, ao ver Casillas cair, tocou no lado oposto. 23º gol do “Pulga” na competição, quatro a menos que o artilheiro Eto´o que, ao contrário de outras jornadas, teve uma atuação apagada no Bernabéu.

Aos 38, o zagueiro Pique, após passe de Eto´o, fez seu primeiro gol no Espanhol e o sexto do Barça na partida. Vendo o vexame do Real – segunda maior goleada sofrida diante do Barça na história do dérbi (na temporada 1950/51, os merengues perderam por 7 a 2), a torcida anfitriã começou a deixar as arquibancadas.

Agência/Reuters

Cannavaro deixa o campo sem entender o que houve com o Real Madrid na partida

Rivalidade secular

Considerado um dos clássicos de maior rivalidade de futebol mundial, o confronto entre Real Madrid e Barcelona é disputado desde o início do século XX. O primeiro duelo aconteceu no dia 13 de Maio de 1902 pelas semifinais da antiga Copa de la Coronación (atual Copa do Rei). E assim como o duelo deste sábado, o clube catalão levou a melhor: 3 a 1. Ao todo, as duas equipes se enfrentaram 205 vezes, com 85 vitórias merengues, 79 do Barça e 42 empates. Na temporada 2008/2009, o Barça venceu os dois confrontos (2 a 0 no primeiro turno, no Camp Nou, e 6 a 2 no segundo turno, no Bernabéu).

Confira os resultados da 34ª rodada do Campeonato Espanhol

Sábado

Real Madrid 2 x 4 Barcelona
Numancia x Málaga
Villarreal x Sevilla

Domingo

Mallorca x Getafe
Osasuna x Recreativo
La Coruña x Valladolid
Racing x Almería
Sporting x Athletic Bilbao
Espanyol x Valencia
Bétis x At. Madri

Robinho e Elano marcam em vitória do Manchester City sobre o Blackburn

Chelsea derrota Fulham e segue com remotas chances de título

GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

Com uma boa atuação da dupla Robinho e Elano, o Manchester City conseguiu neste sábado sua quarta vitória consecutiva no Campeonato Inglês. Jogando em casa, a equipe dos ex-santistas bateu o Blackburn por 3 a 1 em duelo válido pela 35ª rodada do torneio.

Agência/Reuters

Torcida do Manchester City faz a festa com o gol de Robinho

O equatoriano Caicedo, aos 27 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para o City. Aos 34, após passe do belga Kompany, Robinho fez o segundo. No final da etapa inicial, o goleiro Paul Robinson cometeu pênalti em Ireland. Na cobrança, Elano fez o terceiro. No segundo tempo, Andrews descontou para o Blackburn.

Chelsea bate o Fulham

Atuando em Stamford Bridge, o Chelsea derrotou o Fulham por 3 a 1 e se manteve com chances (pequenas) de conquistar o título inglês. Anelka, Malouda e Drogba anotaram os gols dos Blues que somam 74 pontos (terceiro lugar), seis atrás do líder Manchester United que, neste sábado, derrotou o Middlesbrough.

Magnata americano aumenta participação no Arsenal

Stan Kroenke, que fez fortuna principalmente no setor imobiliário, eleva sua participação de 20,5% para 28,3% no clube inglês

Das agências de notícias Londres

O magnata americano Stan Kroenke, que fez fortuna principalmente no setor imobiliário, elevou sua participação no Arsenal para 28,3%, informa neste sábado o diário "Financial Times". O Arsenal, que resistiu até agora à ideia de passar a ser propriedade estrangeira, está à beira da marca de 30%, o que permitiria que o clube inglês passasse a ser do americano.

O conselho do clube, que tentou por todos os meios frustrar as ambições nesse sentido do magnata russo Alisher Usmanov, que possui 25% do capital, mas parece ter dado sinal verde, por outro lado, à compra de ações por parte do milionário americano.

saiba mais

Kroneke, que controlava até agora 20,5% do clube, comprou suas novas ações por 50 milhões de libras (R$ 163,4 milhões) e pagou por elas um preço que daria ao clube um valor de mercado de até 650 milhões de libras (R$ 2,1 bilhões).

Curiosamente, o presidente do clube inglês, Peter Hill-Wood, vinha há tempos assegurando que o Arsenal tinha um futuro seguro sem a necessidade de acionistas estrangeiros.

Clássico decisivo entre Real Madrid e Barça para Espanha

Disputado desde 1902, dérbi deste sábado é marcado por fortes declarações dos craques Raúl e Messi

GLOBOESPORTE.COM Madri


Todas as atenções da 34ª rodada do Campeonato Espanhol estarão voltadas para o estádio Santiago Bernabéu, que receberá neste sábado o superclássico entre Real Madrid e Barcelona. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real a partir das 15h (de Brasília).

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Capitães de Real e Barça, Raúl e Puyol são ex-companheiros de seleção espanhola

Além de toda a rivalidade entre as duas principais equipes do país, o jogo tem cara de decisão. O clube catalão lidera com 82 pontos, apenas quatro a mais que os atuais campeões. Uma vitória merengue tornaria a briga mais acirrada e daria emoção às rodadas finais.

Raúl diz que Real é favorito

O time da capital vive um grande momento, após um início hesitante na temporada, e está invicto em 2009. Por conta disso, os jogadores do Real não escondem que estão confiantes.

- Jogando no Bernabéu, o favorito é o Real Madrid. É uma partida muito aberta na qual qualquer um pode ganhar, mas o ambiente e nossos torcedores vão nos empurrar para a vitória – disse o atacante Raúl, capitão merengue. E pelos números do clássico, o camisa 7 tem total razão: em 78 partidas disputadas na casa do Real, os anfitriões venceram 50 vezes e perderam apenas em 14 oportunidades.

Lesionado, o meia Guti é um dos desfalques do Real, assim como o luso-brasileiro Pepe, suspenso. Já o atacante holandês Arjen Robben e o argentino Heinze, que se recuperaram de contusão, estão relacionados pelo técnico Juande Ramos para o duelo.

Agência/EFE

Veteranos de Real Madrid e Barcelona disputaram nesta sexta-feira uma partida amistosa de futebol soçaite em Madri para promover o superclássico espanhol

Barça em duas frentes

O Barcelona, por sua vez, divide suas atenções com a semifinal da Liga dos Campeões, contra o Chelsea. Nesta semana, as equipes ficaram no empate em 0 a 0 na ida, disputada no Camp Nou. Messi, que pode começar o clássico no banco de reservas, diz que o duelo contra os ingleses é mais importante que o confronto com o Real.

- Prefiro uma vitória sobre o Chelsea do que uma contra o Real Madrid. Se perdermos em Stamford Bridge, ficaremos fora da Liga dos Campeões - explicou.

O zagueiro mexicano Rafa Márquez se machucou durante a partida contra os ingleses e rompeu os meniscos interno e externo do joelho esquerdo e não jogará mais na atual temporada. O técnico Pep Guardiola relacionou os seguintes jogadores: Valdés, Jorquera, Henry, Xavi, Piqué, Iniesta, Puyol, Cáceres, Sylvinho, Bojan, Eto'o, Messi, Hleb, Dani Alves, Abidal, Keita, Gudjohnsen, Touré e Sergio Busquets.

Rivalidade secular

Messi do Barça comemora gol sobre o Real no último clássico disputado entre as duas equipes

Considerado um dos clássicos de maior rivalidade de futebol mundial, o confronto entre Real Madrid e Barcelona é disputado desde o início do século XX. O primeiro duelo aconteceu no dia 13 de Maio de 1902 pelas semifinais da antiga Copa de la Coronación (atual Copa do Rei). O clube catalão levou a melhor: 3 a 1.

Desde então, Real e Barça se enfrentaram 204 vezes, com 85 vitórias merengues, 78 do Barça e 42 empates. No último duelo entre as duas equipes, pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol 2008/2009, a equipe de Messi e companhia triunfou no Camp Nou: 2 a 0, gols de Eto´o e do craque argentino.

Confira os jogos da 34ª rodada do Campeonato Espanhol

* horários de brasília

Sábado

15:00 Real Madrid x Barcelona

17:00 Numancia x Málaga

17:00 Villarreal x Sevilla

Domingo

12:00 Mallorca x Getafe

12:00 Osasuna x Recreativo

12:00 La Coruña x Valladolid

12:00 Racing x Almería

12:00 Sporting x Athletic Bilbao

14:00 Espanyol x Valencia

16:00 Bétis x At. Madri

Com reservas, time faz amistoso com Santa Cruz

Dorival Júnior vai aproveitar para dar ritmo de jogo aos reservas

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Léo Lima treina para superar a má fase

Após o empate por 1 a 1 com o Icasa, em São Januário, na primeira partida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, o amistoso contra o Santa Cruz neste sábado, às 16h, no estádio do Arruda, no Recife, virou uma pedra no caminho do Vasco. Os jogadores admitiram que preferiam ficar concentrados e pensando apenas na segunda e decisiva partida contra o clube cearense, em Juazeiro do Norte. Mas o compromisso já estava marcado.

Por isso, o técnico Dorival Júnior resolveu poupar os titulares e dar ritmo de jogo aos reservas. Quem enfrentou o Icasa deve jogar poucos minutos, apenas para não decepcionar os torcedores locais. O amistoso será transmitido ao vivo pelo SporTV e terá acompanhamento em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Os ingressos custam R$ 10. Estudantes, idosos e sócios pagam R$ 5. As vendas começaram nesta sexta-feira, na sede do clube pernambucano.

A fraca atuação na partida diante do Icasa-CE fez com que Alex Teixeira sequer fizesse parte da delegação que seguiu para Recife enfrentar o Santa Cruz. O paraguaio Milton Benitez foi relacionado em seu lugar.

A partida é vista como a chance de Léo Lima iniciar a volta por cima. O meia foi bastante vaiado pelos torcedores no empate do Vasco contra o Icasa. O jogador será titular no amistoso e deve ficar em campo o máximo de tempo possível.

O Tiago, que deve ser poupado para a entrada de Fernando Prass, admite que a partida tem poucos atrativos para o elenco vascaíno devido as circunstâncias.

- Não acho que o amistoso será importante, mas temos que ir lá jogar. Somos profissionais. Mas não vale três pontos. Lógico que foi marcado para quem não está jogando pegar ritmo. Mas com o sorteio da Copa do Brasil ficou muito em cima dos jogos contra o Icasa. O nosso jogo foi quinta e no sábado já tem outro. Está muito próximo. Mas vamos cumprir as nossas obrigações - disse.

O lateral-esquerdo Ramon também se mostrou desanimado para a partida. O Vasco segue em Recife após o amistoso. Treina domingo, segunda e terça na capital pernambucana. E só depois viaja para Juazeiro do Norte para enfrentar o Icasa, na quarta-feira, às 19h30m.

- É claro que ninguém vai entrar para perder, mas o nosso foco é a disputa da Copa do Brasil e da Série B. Esse amistoso não vai valer muito para gente - disse.

Santa Cruz se prepara para a disputa da Série D

Márcio Bittencourt vai tentando arrumar o Santa Cruz para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois de Fabinho Vitória e Neto Maranhão, outros seis jogadores chegaram: os atacantes Leandro Safira e Tiago, os meias Juninho e Toninho, o volante Leonardo Bartolo e o goleiro Tiago Bazanella. Eles vieram como apostas e serão avaliados com calma pelo treinador.

Após o amistoso contra o Vasco, o elenco coral vai ganhar uma folga de 15 dias já que o início da Série D está programado para o dia 5 de julho.

SANTA CRUZ VASCO
Gustavo, Parral, Leandro Camilo, Bilica e Marcos Tamandaré; Anderson, Fabinho Vitória, Neto Maranhão e Leandro Gobatto; Roger (Márcio Barros) e Pedro Henrique. Tiago (Fernando Prass); Fagner, Vilson, Gian e Ramon; Amaral (Bruno Gallo), Mateus, Léo Lima e Enrico (Benitez); Alan Kardec e Rodrigo Pimpão.
Técnico: Márcio Bittencourt. Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Arruda, no Recife.

Data: 02/05/2009.

Horário: 16h.

Transmissão: O SporTV transmite ao vivo a partida.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 15h50m (de Brasília).

Com ajuste de última hora e sem trânsito, Rio vira Cidade Maravilhosa para o COI

Engenhão tem pichações apagadas, e cambistas 'fogem' da porta do Maracanã durante a visita. Em um dia útil, o percurso durou 1h09m a mais

Alexandre Cossenza, Breno Dines e Gabriele Lomba Rio de Janeiro

Em um dia de sol e praia, não faltou gente bonita e bronzeada dando apoio à candidatura. E a escolha de um feriado como data da visita de inspeção não poderia ter sido melhor para as pretensões do Rio de Janeiro de ser a sede das Olimpíadas de 2016. De dentro do ônibus, os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) conheceram um Rio com o qual todo carioca sonha. Viram os simpáticos idosos de Copacabana e as belas garotas de Ipanema. Visitaram um Engenhão pintado às pressas para esconder as pichações. Na porta do Maracanã, não foram abordados pelos cambistas que vendiam ingressos para a final do Estadual. Passaram pelas zonas sul, oeste e norte, sempre por ruas livres, sem trânsito. Uma cidade com ares de maravilhosa. Em um dia útil, no entanto, o percurso é bem menos encantador. Durou 3h59m na quarta-feira, mais de uma hora além das 2h50m que a comitiva gastou na sexta.

GLOBOESPORTE.COM/GLOBOESPORTE.COM

No alto, ônibus que levou a comitiva do COI cruza a Linha Amarela sem problemas de trânsito. Na outra foto, um engarrafamento de táxis em um dia útil na Rua Barata Ribeiro, no bairro de Copacabana

O prefeito Eduardo Paes sabe que o trânsito é uma dor de cabeça. Tanto que, na quinta-feira, anunciou a compra de 750 ônibus BRT, caso o Rio seja escolhido. Também cogitou adiar as férias escolares e fazer rodízio para evitar um nó no trânsito em agosto de 2016.

Cristo Redentor se destaca na foto tirada da rua que divide os bairros de Ipanema e Leblon

Na quarta-feira, dia 29 de abril, o GLOBOESPORTE.COM fez, de carro, o percurso da comitiva*. A equipe saiu às 8h da manhã do Hotel Copacabana Palace, foi ao Forte de Copacabana, ao Parque Aquático Maria Lenk, à Arena Olímpica, ao Engenhão, ao Complexo de Deodoro, ao Maracanã e retornou a Copacabana.

Como a rota da comitiva não foi previamente divulgada pelo Comitê do Rio, a equipe escolheu os caminhos mais curtos. Respeitou o tempo previsto para palestras e almoço. Os horários, porém, nem sempre bateram. A visita do COI atrasou. O tempo total de deslocamento do GLOBOESPORTE.COM foi de 3h59m. E isso porque retornou bem antes do horário de pico: chegou a Copacabana às 15h33m. O ônibus do COI estacionou no hotel às 17h44m, depois de parar por 30 segundos na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Sambódromo, palco dos desfiles de carnaval.

* Após passar pelo Engenhão, a comitiva do COB se dividiu. Uma parte foi para Deodoro, Maracanã e Copacabana. A outra seguiu direto para o Maracanã, depois para a Marina da Glória e, de metrô, voltou para Copacabana. O GLOBOESPORTE.COM fez o caminho do grupo que foi a Deodoro.

Copacabana Palace – Forte de Copacabana
GLOBOESPORTE.COM: 25 minutos Comitiva do COI: 5 minutos

Engarrafamento de táxis e ônibus e rota 'via Pavãozinho'

Favela do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana

O bairro de Copacabana, onde a comitiva está hospedada, possui três estações de metrô. Ainda assim, impressiona a quantidade de táxis e ônibus, muitos deles circulando vazios. O trecho de pouco mais de 2km entre o hotel Copacabana Palace e o Forte levou 25 minutos para ser percorrido em um dia comum. A equipe passou em frente a duas favelas: Tabajaras e Pavão-Pavãozinho.

A comitiva do COI chegou ao Forte em 5 minutos. A Avenida Atlântica, que já tinha a pista ao lado da praia fechada (transformada em área de lazer), teve a outra dividida em duas partes. Em uma delas, o ônibus passava sozinho, sem ser incomodado, por um cenário decorado com referências à candidatura. Assista ao vídeo do primeiro trecho do percurso!

Forte de Copacabana – Maria Lenk/Arena
GLOBOESPORTE.COM: 59 minutos Comitiva do COI: 54 minutos*

Carro enguiçado, jipes com gringos e favela “escondida”

Um carro enguiçado na porta do Forte fazia com que a previsão, que já não era boa, ficasse ainda pior. Em um dia de semana, o percurso Copacabana-Barra costuma ter trânsito intenso, principalmente porque uma das pistas de toda a orla tem o sentido invertido. O jeito foi seguir pelas principais ruas paralelas: Prudente de Morais e General San Martin. A equipe não pôde ver as “garotas de Ipanema” na praia, mas passou por quatro jipes que levavam turistas para conhecer a cidade. Assista ao lado ao vídeo do segundo trecho!

* Nesta sexta-feira, a comitiva acabou dando um drible. Os membros do COI pediram para visitar o Estádio de Remo da Lagoa. Ainda assim, contando o tempo em que ficaram por lá, eles levaram 54 minutos no percurso até o Maria Lenk, onde brincaram à beira da piscina. Nossa equipe demorou 59 minutos, sem paradas. E ainda contou com a sorte: o Elevado do Joá estava aberto, o que evitou o costumeiro engarrafamento no bairro.

Antes de chegar ao estacionamento do parque aquático, o GLOBOESPORTE.COM teve de passar em frente à comunidade “Vila Autódromo”, uma pequena favela que tenta se esconder entre as árvores que cercam o autódromo de Jacarepaguá.

Arena-Engenhão
GLOBOESPORTE.COM: 37 minutos Comitiva do COI: 26 minutos*

Velocistas nos sinais de trânsito e ajustes no Engenhão

Gabriele Lomba/GLOBOESPORTE.COM

Vendedor ambulante: preparo físico de atleta durante os intervalos do sinal de trânsito

Para ir ao Engenhão, a equipe pegou um retorno na Avenida Ayrton Senna e, ali, se deparou com vendedores de sinais de trânsito. Eles têm preparo físico digno de atleta: correm de carro em carro, entre as luzes vermelha e verde. A comitiva não os viu. Mudou novamente o seu caminho. Os membros do COI queriam ver o Riocentro e a Cidade do Rock. Com isso, após dez minutos, o ônibus passou novamente em frente ao Maria Lenk e à Arena e só então seguiu para o Engenhão. Foram 26 minutos, 11 a menos do que o caminho de nossa equipe.

Na quarta-feira, para a surpresa de nossos repórteres, a entrada por onde a comitiva passaria estava cheia de pichações. Na frente das escadas que dão acesso ao portão, um pequeno menino teve de desviar seu triciclo de um buraco. Nesta sexta, no entanto, os muros estavam pintados, e o buraco na calçada foi cercado para evitar acidentes. Assista ao vídeo do terceiro trecho do percurso!

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

À esquerda, o Engenhão no dia 29 de abril, com pichações. À direita, as pinturas que esconderam a sujeira

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Buraco na calçada em frente ao Engenhão é cercado para o dia da visita da comitiva do COI

Lá dentro, os integrantes do COI deram uma de atleta. A marroquina Nawal El Moutawakel, presidente da comitiva, correu na pista ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes. De calça, sapato, colete e boné, ela não economizou na velocidade.

Os membros do COI almoçaram por lá: peixe ao molho de camarão, carne com queijo coalho, arroz de coco. Sobremesa? Frutas da época.

Engenhão-Deodoro
GLOBOESPORTE.COM: 35 minutos Comitiva do COI: 25 minutos

Na linha do trem, bandeiras dão lugar a carros abandonados

Carro abandonado em uma calçada em Deodoro, bairro onde fica a Vila Militar

A reportagem optou pelo caminho que beira a linha do trem. Era o mais rápido. Mas logo se deu conta de que a comitiva não passaria por ali. Os enfeites da campanha não apareciam mais. Por nenhum lugar. O que mais chamava a atenção era a quantidade de carros abandonados nas calçadas.

A equipe estava certa. Ou melhor, errada. O ônibus do COI seguiu pela Avenida Brasil. A "viagem" demorou 25 minutos. A do GLOBOESPORTE.COM, mesmo sem pegar engarrafamento, levou 35 minutos. Ao deixar o complexo, viu soldados dando duro para limpar um terreno que ficava ao lado da entrada por onde a comitiva passaria. Lá, eles plantaram uma muda de pau-brasil.

Assista ao vídeo do quarto trecho do percurso!

Deodoro-Maracanã
GLOBOESPORTE.COM: 50 minutos Comitiva do COI: 27 minutos

Cambistas disfarçados de corredores passam despercebidos

O trajeto pela Intendente Magalhães, rua famosa pela quantidade de agências de automóveis, levou 50 minutos. A equipe do GLOBOESPORTE.COM chegou ao Maracanã e constatou que, no estádio, as Olimpíadas de 2016 ainda estão longe. A propaganda por lá é toda para a Copa do Mundo de 2014. Mas quem passeava por ali não estava preocupado com a Copa, e sim com o Campeonato Estadual. Clique ao lado e assista ao quinto trecho do percurso!

Foi só o carro da reportagem parar em frente ao portão 18 – por onde entram as autoridades – que cambistas, fingindo ser corredores, vieram oferecer ingressos para o jogo entre Flamengo e Botafogo. Nesta sexta, havia cambistas por lá, mas os membros da comitiva não tomaram conhecimento. O ônibus entrou direto no estádio, sem ser abordado por ninguém. Se os inspetores quisessem comprar um ingresso para a final, no domingo, teriam que pagar R$ 100 por um do setor branco da arquibancada.

Maracanã-Copacabana Palace
GLOBOESPORTE.COM: 33 minutos Comitiva do COI 33 minutos

'Empate' de tempo após paradinha para ver o Sambódromo

Logo na saída do Maracanã, trânsito lento. Era uma obra na Praça da Bandeira. Nossa equipe optou por pegar o Túnel Rebouças – o maior do Rio de Janeiro – e desembocou na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos mais belos cartões postais da cidade. Dali para Copacabana, ruas livres até, justamente, uma estação de metrô. A comitiva do COI pegou o caminho mais longo, pelo centro da cidade. Ainda chovia, mas ainda assim o ônibus parou por 30 segundos na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Sambódromo. Estacionou no Copacabana Palace às 17h44m. Assista ao lado ao último trecho do percurso!

Ao deixar o Maracanã, Pelé disse que se emocionou com a presença da comitiva. E afirmou que os membros do COI ficaram impressionados e prometeram voltar, mas para passear. Se vieram em 2016, a cidade já deve ter novas opções de transporte, além de outras melhorias. É o que os idosos de Copacabana, as garotas de Ipanema, os moradores da Vila Autódromo, os vizinhos do Engenhão, da Vila Militar de Deodoro, do Maracanã e toda a população esperam.

Muricy usa pausa em jogos para entrar com tudo no Brasileirão

Treinador diz que gosta de escalar os jogadores que estão em boa fase e na condição física ideal

Paula Ab São Paulo

Muricy Ramalho traça o planejamento para os próximos compromissos do Tricolor

Antes mesmo de saber que a partida contra o Chivas havia sido adiada em uma semana, o técnico Muricy Ramalho comentou sobre o tempo de preparação sem jogos que o São Paulo terá pela frente (a equipe terá mais dez dias até o próximo jogo, a estreia do Brasileiro). O comandante tricolor lembrou que a eliminação na semifinal do Paulista deu mais tempo ao time, e já fala em escalar força máxima também neste início do nacional.

- Tudo é momento. Este ano foi um pouco diferente. Saímos antes do Paulista e tivemos duas semanas para nos preparar. Pode ser que eu coloque o melhor time nos dois jogos. Eu gosto de colocar os que estão em boa fase e na condição física ideal - disse.

O primeiro compromisso são-paulino no Brasileiro é contra o Fluminense, domingo, 10 de maio, no Maracanã. Muricy disse que vai analisar com mais detalhes o adversário para não ser surpreendido.

- Eu queria ver o Fluminense porque vamos enfrentá-los no primeiro jogo do Brasileiro. Vi apenas o primeiro tempo e mais um pouco. Tenho de ver futebol, sou obrigado a estar por dentro. Não gosto de estar mal informado.

Ney Franco vê jejum do Fla como armadilha

Técnico destaca qualidade dos atacantes rubro-negros, que não marcam há quatro partidas

Gustavo Rotstein Direto de Saquarema, RJ


Ney Franco também elogia o meio-campo do Fla, principalmente Ibson e Kleberson

O ataque do Flamengo vive um jejum de quatro partidas, mas nem por isso o Botafogo se sente mais tranquilo para enfrentar o adversário na final do Campeonato Carioca, neste domingo. O técnico Ney Franco lembra que a linha de frente do Rubro-Negro merece atenção em qualquer circunstância.


- Não podemos cair na armadilha de achar que o ataque do Flamengo é inoperante. Não se deve menosprezar Josiel, que já foi artilheiro do Brasileiro, Obina, que marcou em finais, e Emerson, que voltou muito bem ao futebol do país. A qualquer momento eles podem voltar a fazer gols, e precisamos fazer o máximo para que não seja no domingo - disse.

Dos atacantes de ofício, apenas Emerson deve ser titular no segundo jogo da decisão, ao lado de Zé Roberto. Obina e Josiel devem continuar no banco, mas a atenção do Alvinegro não está direcionada apenas aos homens de frente.

- Ibson é um dos principais jogadores do Flamengo, e Kleberson cresceu de produção no momento certo. Estes dois jogadores precisam ser bem marcados - observou Ney Franco.

Mano: 'Invicto ou não, importa é ser campeão'

Treinador deixa claro que o mais importante é o time levantar o caneco

Carlos Augusto Ferrari e Marcelo Prado São Paulo

Mano Menezes diz que o time está preparado para ser campeão

O Corinthians tem uma grande chance de conquistar no domingo o 26º título estadual da sua história. E, pela quinta vez, de maneira invicta. Mas, para o técnico Mano Menezes, isso é apenas um detalhe. Ele deixou claro que o importante é o time ser campeão.

- O título invicto é um detalhe. O mais importante de tudo é ser campeão, não importa como. Vamos trabalhar para conquistar o troféu de um modo ou de outro – ressaltou o técnico.

O lateral-esquerdo André Santos seguiu pela mesma linha de raciocínio do seu comandante.

- Se conquistarmos o título no final de semana, temos de comemorar bastante, independente do resultado da partida. É claro que seria ótimo ser campeão invicto, mas tenho certeza de que o torcedor vai comemorar de qualquer maneira.

Vale lembrar que, após ter vencido o São Paulo, na fase semifinal, o Timão roubou do rival do Morumbi a taça dos invictos. E o último time que conquistou o Paulistão sem perder foi o Palmeiras, em 1972. O curioso naquele ano é que o São Paulo, vice-campeão, também terminou a competição sem derrotas.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vasco sente ausência de titulares e noite foi de vaias e decepção em São Januário


O Vasco sentiu muito os desfalques de cinco titulares e teve uma atuação

A partida de volta será na próxima quarta-feira, às 19h30m, em Juazeiro do Norte, cidade do interior do Ceará que fica cerca de 500 quilômetros da capital Fortaleza. Um empate sem gols dá a vaga para o Icasa. Se ocorreu nova igualdade por 1 a 1, a decisão será nos pênaltis. Empates com mais de dois gols, o Vasco se classifica.


Vídeo: melhores momentos


Goleiro Ari dá um gol de presente para o Vasco


O Icasa começou a enfrentar problemas antes mesmo de entrar em campo. O ônibus que levava os jogadores do hotel para o estádio quebrou. E o time cearense só chegou a São Januário cerca 20 minutos antes do horário de início da partida.


O Vasco começou a partida pressionando. Paulo Sérgio e Ramon eram boas opções. Em uma delas, o lateral-esquerdo chegou bem e chutou forte. A bola desviou na marcação e bateu na rede pelo lado de fora. No estádio, alguns torcedores chegaram a gritar gol.


Mas a desilusão durou pouco. Na cobrança de escanteio, uma enorme confusão ocorreu na área do Icasa. Titi desviou de cabeça e Rodrigo Pimpão chutou cruzado para dentro da pequena área. A bola começou a bater em vários jogadores e o goleiro Ari, assustado e todo estabanado, tocou contra o próprio gol. Um lance estranho, uma lambança do camisa 1 do Icasa. Vasco 1 a 0 logo aos oito minutos. O árbitro Wagner Reway não apontou para quem daria o gol. Se seria contra do goleiro Ari, Rodrigo Pimpão ou Vilson, que também estava no lance.


O gol, porém, deu uma falsa impressão de facilidade. Sem cinco titulares - Fernando, Leonardo, Nilton, Jéferson e Carlos Alberto - o Vasco tinha muitas dificuldades para trocar passes e armar jogadas. Para piorar, aos 24 minutos, o zagueiro Titi sentiu uma lesão muscular e caiu no gramado. Dorival Júnior foi obrigado a promover a entrada de Gian no time.


Sorte que o Icasa estava com medo de arriscar. E só tentava em chutes de muito longe com Panda e Esquerdinha. O Vasco ainda chegou mais duas vezes no primeiro tempo. Ambas com Ramon. Na primeira, o lateral chutou forte para fora. Na segunda, colocou a bola na cabeça de Elton, que tocou para fora. Mas era pouco. E o pequeno público que compareceu a São Januário ameaçou vaiar o time na saída do intervalo. O técnico Dorival Júnior desceu para o vestiário bem irritado com o rendimento do time.


Marciano empata para o Icasa


O Vasco voltou para o segundo tempo com a mesma escalação. Mas tentando marcar mais forte a saída de bola do adversário e jogando com mais velocidade. Aos cinco minutos, Elton cabeceou com perigo por cima do travessão de Ari. Pouco depois, Enrico chutou de fora da área e o goleiro do Icasa defendeu bem no canto esquerdo.


Aos 11 minutos, o técnico Dorival Júnior resolveu tirar Alex Teixeira e colocar Léo Lima. Parte da torcida cruzmaltina chegou a hostilizar o meia quando ele deixava o campo.


O time melhorou um pouco. Rodrigo Pimpão recebeu na área e soltou a bomba. Ari espalmou para escanteio. O atacante perdeu outra ótima chance aos 20 minutos. Após passe de Alan Kardec, Pimpão ficou na cara de Ari, mas tocou por cima do gol.


Mas o Icasa começou a assustar também. Gilberto invadiu a área e foi tocado por Ramon. Pênalti que o árbitro ignorou para desespero do técnico do time cearense, Flávio Araújo. Pouco depois, em um contra-ataque, Leozinho se livrou de Gian e chutou rasteiro. O goleiro Tiago fez ótima defesa e evitou o empate.


E o gol de empate saiu aos 31 minutos. Leozinho passou bem por Gian pela direita e tocou rasteiro para a área. Marciano chegou chutando de primeira, no alto, sem chance para o goleiro Tiago. Tudo igual no placar: 1 a 1.


O gol fez os torcedores perderem a paciência com o time. E as vaias começaram a aparecer. Perdido em campo, o Vasco ficou um bom tempo sem sair do próprio campo e quase levou o segundo em um chute de Leozinho de fora da área. A bola foi para fora.


Aos 39 minutos, Enrico ainda chegou bem pela direita, mas chutou sem força para fora. Já Léo Lima teve a chance de decidir, com uma bola na entrada da área. Mas o chute saiu ruim, por cima do travessão. Foi o suficiente para a torcida insultar o meia, que já recebeu um ultimato do técnico Dorival Júnior. E a partida terminou sob vaias dos cruzmaltinos.



Léo Lima ironiza vaias da torcida cruzmaltina


O volante Léo Lima, um dos jogadores mais vaiado no empate do Vasco com o Icasa, ironizou as reclamações dos cruzmaltinos na saída do gramado.


- Já estou acostumado com isso, nem vou ficar preocupado. Mas eles são assim mesmo: quando dei o passe de letra do título, me aplaudiram. Agora, vaiam - disse Léo Lima.


Já o atacante Alan Kardec concordou com a atitude dos torcedores. Para ele, o que a equipe faz dentro de campo, reflete na arquibancada.


- As vaias apenas refletem o que foi a equipe do Vasco na partida desta noite contra o Icasa. O time esteve totalmente apagado e não temos o que reclamar - disse o atacante.


Ficha técnica:

VASCO 1 x 1 ICASA
Tiago; Paulo Sérgio, Vilson, Titi (Gian) e Ramon; Amaral, Mateus, Enrico e Alex Teixeira (Léo Lima); Rodrigo Pimpão e Elton (Alan Kardec).Ari, Marcus Vinícius (Gilberto), Alan, Thiago e Joãozinho; Guto, Panda, Luis Carlos e Esquerdinha; Moré (Marciano) e Leozinho.
Técnico: Dorival Júnior.Técnico: Flávio Araújo.
Gols: Vilson, aos 8 minutos do primeiro tempo; Marciano aos 31 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ramon e Mateus (Vasco); Luis Carlos, Esquerdinha, Marcus Vinícius, Joãozinho, Thiago (Icasa)

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro.

Data: 30/04/2009.

Árbitro: Wagner Reway (MT).

Auxiliares: Lincoln Ribeiro Taques (MT) e Paulo Cesar Silva Faria (MT).