sábado, 4 de abril de 2009

Heptas lideram o Francês

Atacante marca duas vezes, e atuais heptacampeões nacionais derrotam o Le Mans fora de casa. Bordeaux bate o Nancy no sufoco

GLOBOESPORTE.COM Le Mans, França


Benzema: dois gols contra o Le Mans

Com uma ótima atuação do atacante Benzema, o Lyon derrotou o Le Mans por 3 a 1, neste sábado, fora de casa, na abertura da 30ª rodada do Campeonato Francês . Com o resultado, os atuais heptacampeões seguem na liderança do torneio, agora com 59 pontos. Os anfitriões, por sua vez, se mantêm com 32 e continuam ameaçados de rebaixamento.

O zagueiro Boumsoung aos 16 minutos abriu o placar para o Lyon. Benzema, que já vinha criando boas oportunidades na partida, ampliou aos 44. No segundo tempo, o “Ronaldo Francês” fez o terceiro aos 12. Tallec descontou para o Le Mans aos 32.

Ampliar Foto Agência/AP Agência/AP

Zagueiro Cris em ação na partida

O Lyon contou com os brasileiros Éderson, Cris e Juninho Pernambucano como titulares na partida realizada no estádio Leon-Bollé.

Em outro jogo deste sábado, o Bordeaux se manteve na briga pelo título ao derrotar o Nancy por 1 a 0 com um gol aos 44 minutos da etapa final marcado por Chamakh. O time dos brasileiros Fernando, Jussiê, Wendel e Henrique chegou ao segundo lugar com o triunfo (56 pontos).

Agência/AP

Wendel disputa jogada na partida entre Bordeaux e Nancy


Confira os resultados da 30ª rodada do Campeonato Francês
Sábado
Le Mans 1 x 3 Lyon
Bordeaux 1 x 0 Nancy
Nantes 0 x 2 Lille
Valenciennes 2 x 0 Auxerre
Monaco 0 x 1 Le Havre
Grenoble 1 x 3 Lorient
Caen 0 x 0 Toulouse

Domingo

PSG x Nice
Sochaux x Rennes
Saint-Etienne x Olympique

Real Madrid vence fora e segue na briga pelo título espanhol

Higuaín fez gol do triunfo merengue sobre o Málaga pela 29ª rodada

GLOBOESPORTE.COM Málaga, Espanha

Real segue na cola do Barcelona

O Real Madrid segue na briga pelo título do Campeonato Espanhol. Com um gol do argentino Higuaín, no começo do segundo tempo, o time merengue bateu o Málaga por 1 a 0, fora de casa, no estádio La Rosaleda, pela 29ª rodada do torneio.

Com o resultado, o Real Madrid pula para 66 pontos e fica a seis do Barcelona, que tem 72.

Na primeira etapa, poucas chances de gol para as duas equipes. O Real começou no ataque. Van der Vaart cobrou falta com violência, e o goleiro Goitia fez grande defesa, mandando a bola para linha de fundo. Os donos da casa deram o troco com uma bomba de Adrián, que bateU com categoria na marca do pênalti. Casillas salvou o Real.

O Real Madrid tinha dificuldades de tocar a bola, errava muitos passes, principalmente na intermediária, não conseguindo furar o bloqueio do Málaga.

No fim do primeiro tempo, o argentino Hinguaín arriscou de fora da área, com um chute forte e seco. Mais uma vez Goitia apareceu e fez a defesa.

Diferente do primeiro tempo, times vão ao ataque na etapa final

Ampliar Foto Agência/Reuters Agência/Reuters

Higuaín fez o gol da vitória do Real Madrid

Na etapa final, o Real voltou com tudo. Logo aos três minutos, Higuaín, que quase marcara no primeiro tempo, aproveitou a falta de marcação da defesa do Málaga, passou por três, invadiu a área e teve a tranquilidade de tocar de pé esquerdo na saída de Goitia para abrir o placar e fazer um bonito gol. Um minuto depois, o Real por pouco ampliou. Van der Vaart entrou na área e tentou encobrir o goleiro Goitia. A bola passou raspando no travessão do Málaga.

O Málaga trabalhava bem a bola no meio-de-campo e buscava o empate, mas esbarrava na segurança e nas defesas de Casillas. Aos 20, depois de uma boa jogada, Adrián penetrou na área e bateu cruzado no canto esquerdo. Casillas salvou o Real.

saiba mais

O time da casa pressionava, mas o Real levava mais perigo. Em grande lance aos 24 minutos, Higuaín driblou dois adversários na entrada da área, mas bateu em cima do goleiro Goitia. Pouco depois, o argentino tentou mais uma vez e quase faz um golaço por cobertura. O goleiro do Málaga colocou para escanteio com a ponta do dedo.

No fim do jogo, o Real Madrid quase ampliou. Higuaín avançou pela direita e chutou na saída do goleiro. A bola passou à direita do gol de Goitia, raspando na trave.

Na próxima rodada, o Real Madrid enfrenta o Valladolid, que foi derrotado pelo Barcelona neste sábado por 1 a 0. O Málaga encara o Villarreal, fora de casa.

Clique aqui e confira os resultados da 29ª rodada do Espanhol

Muricy tem que chamar quatro juvenis para completar banco

Com problemas para montar o banco de reservas em Presidente Prudente, técnico tricolor chamou Casimiro e Diego, 16 anos, e Danilo e Régis, de 17

GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Quatro jogadores do juvenil do São Paulo foram pegos de surpresa na noite da última sexta-feira. Convocados pelo técnico Muricy Ramalho, eles ajudarão a compor o banco de reservas do Tricolor na partida deste domingo, contra o São Caetano, em Presidente Prudente, pela última rodada da fase de classificação do Paulistão.

Os garotos chamados pelo comandante são-paulino já treinaram com o restante do elenco na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda. São eles o volante Casimiro, de 16 anos, o lateral-direito Danilo, de 17, o atacante Diego, de 16 e o meia Régis, de 17. O time chega à cidade do interior às 15h30m.

Muricy Ramalho teve de chamar os garotos do juvenil porque está com uma série de desfalques para o duelo com o Azulão, já que jogadores pendurados forçaram o terceiro cartão amarelo para entrarem zerados nas semifinais do Estadual.

Cinco jogadores estão nessa situação: André Dias, Rodrigo, Jean, Hernanes e Jorge Wagner. Além disso, o artilheiro Washington será poupado porque está com dois amarelos e não quer correr o risco de ser desfalque na fase final. Além disso, o atacante Borges se recupera de uma lesão no joelho esquerdo.

Além desses problemas, a equipe do Morumbi ainda perdeu os recém-promovidos dos juniores Oscar, Wellington e Henrique, convocados para um torneio em Barcelona, na Espanha, com a seleção brasileira sub-18.


Segundo colocado com 39 pontos, o São Paulo ainda pode alcançar a liderança do Paulistão. Para isso precisa vencer o São Caetano e torcer para que o Palmeiras não passe de um empate com o Botafogo, em casa. Por outro lado, o Tricolor corre o risco de terminar em terceiro e perder a vantagem do empate na semifinal.

Isso aconteceria se o Corinthians vencesse o Mirassol, no interior paulista, e a equipe do Morumbi não passasse de um empate em Presidente Prudente.

Espanhol Barça bate o Valladollid e segue firme na liderança

Messi, Henry e Daniel Alves começam no banco de reservas na partida contra o Valladolid

GLOBOESPORTE.COM Valladolid, Espanha

Eto´o toca de cobertura para fazer o gol da vitória do Barcelona sobre o Valladolid

Mesmo deixando vários titulares no banco de reservas a maior parte do tempo, o Barcelona passou sem muitos problemas pelo Valladolid, por 1 a 0, neste sábado, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol . O camaronês Samuel Eto´o foi o responsável pelo gol da vitória.

Com o resultado, o clube catalão chegou aos 72 pontos e abriu nove de vantagem para o vice-líder Real Madrid que ainda joga neste sábado, fora de casa, contra o Málaga.

Com Henry, Messi e Daniel Alves poupados, o Barcelona começou a partida com Eto´o e o jovem Pedro no ataque. Depois de criar boas chances, principalmente com o meia Iniesta que atuou mais avançado, os líderes do Espanhol abriram o placar aos 40 minutos. Após lindo passe de Xavi, Eto´o recebeu no meio da zaga e, na saída do goleiro do Valladolid, tocou por cobertura.

Agência/AFP

Time do Barcelona comemora vitória sobre o Valladolid

saiba mais

No segundo tempo, Guardiola promoveu a entrada de Daniel Alves no lugar de Sylvinho e de Messi na vaga de Pedro. Com mais medalhões em campo, o Barcelona segurou o resultado e saiu de Valladolid com mais três pontos e com a moral elevada para o duelo contra o Bayern de Munique, na próxima quarta-feira, no jogo de ida entre as duas equipes pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões.

Ricardo Oliveira marca no empate do Bétis

Em outro jogo deste sábado, o Bétis empatou em 3 a 3 com o Numancia. O brasileiro Ricardo Oliveira, ex-Santos, São Paulo, e Portuguesa, marcou o terceiro gol do time andaluz na partida.

Já a outra equipe de Sevilha venceu o Recreativo fora de casa. O meia Renato, ex-Santos, sofreu pênalti. Na cobrança, o africano Kanouté garantiu o triunfo do Sevilla.

Confira os resultados da 29ª rodada do Campeonato Espanhol

Sábado

Recreativo 0 x 1 Sevilla

Valladolid 0 x 1 Barcelona

Almería 3 x 0 Villarreal

Athletic Bilbao 2 x 1 Mallorca

Bétis 3 x 3 Numancia

Málaga x Real Madrid

Domingo

Espanyol x La Coruña

Atlético de Madri x Osasuna

Valencia x Getafe

Sporting Gijón x Racing Santander

Com obra-prima de Grafite, Wolfsburg arrasa o Bayern

Lobos são beneficiados pela derrota do Hertha para o Borussia Dortmund

GLOBOESPORTE.COM Wolfsburg, Alemanha

Grafite, artilheiro isolado do Campeonato Alemão, deixa marcador do Bayern na saudade

Com uma atuação soberba, principalmente no segundo tempo, o Wolfsburg, jogando em casa, atropelou o Bayern de Munique por 5 va 1 e assumiu a liderança do Campeonato Alemão após 26 rodadas disputadas. De quebra, o brasileiro Grafite, com dois gols – sendo um deles uma verdadeira pintura -, é o novo artilheiro isolado da competição com 20 gols.

Os Lobos chegaram aos 51 pontos e passaram o Hertha Berlin que, após perder em casa por 3 a 1 para o Borussia Dortmund, estacionaram nos 49 pontos (terceiro lugar). O Hamburgo também chegou aos 51 pontos após derrotar o Hoffenheim por 1 a 0. No entanto, o time do zagueiro brasileiro Alex Silva fica em segundo lugar devido aos critérios de desempate.

saiba mais

Apesar dos seis gols, o primeiro tento da partida entre Wolfsburg e Bayern aconteceu somente aos 44 minutos do primeiro tempo. Gentner, após passe de Misimovic, fez a festa do time da casa. Dois minutos depois, o italiano Luca Toni empatou.

No segundo tempo, no entanto, os bávaros não conseguiram conter o ímpeto do Wolfsburg que, como um rolo-compressor, foi marcando um atrás do outro.

Show de Grafite

Dzeko, aos 18 e 23, colocou o time da casa em vantagem. Bem colocado na área, Grafite, aos 29, transformou a vitória em goleada.

Mas três minutos depois veio o grande lance da partida e um dos mais bonitos da atual temporada do futebol alemão. Após driblar três marcadores, entre eles o brasileiro Breno, e o goleiro Rensing, Grafite, de letra, colocou a bola no fundo das redes. Um verdadeira obra-prima do ex-atacante do São Paulo que saiu ovacionado no final da partida que marcou a oitava vitória consecutiva do Wolfsburg, que busca seu primeiro título da Bundesliga na história.

Já o Bayern, que no meio de semana enfrenta o Barcelona pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões, amarga a sua pior derrota fora de casa desde 1978, quando foi goleado por 7 a 1 pelo Fortuna. O time de Munique agora é o quarto colocado da Bundesliga com 48 pontos.

Confira os resultados da 26ª rodada do Campeonato Alemão

Sexta-feira

Arminia Bielefeld 0 x 2 Schalke 04

Sábado

Wolfsburg 5 x 1 Bayern

Bochum 1 x 2 Stuttgart

Hertha 1 x 3 Borussia Dortmund

Eintracht Frankfurt 2 x 1 Energie Cottbus

Hamburgo 1 x 0 Hoffenheim

Domingo

Colônia x Bayer Leverkusen

Werder Bremen x Hannover

Karlsruher x Borussia M'gladbach

Robinho joga mal, e Manchester City é derrotado pelo Arsenal em Londres

Adebayor é o grande destaque da partida no Emirates Stadium

GLOBOESPORTE.COM Londres

Robinho? Que nada. Adebayor foi o grande nome da partida entre Arsenal e City

Em uma péssima tarde de Robinho, o Manchester City não foi páreo para o Arsenal que, com dois gols de Adebayor, derrotou o time do brasileiro por 2 a 0, neste sábado, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Inglês . Com o resultados, os Gunners seguem em quarto lugar, agora com 58 pontos. Já os Citizens se mantêm no meio da tabela, em décimo lugar, com 38.

Vendo o Emirates Stadium lotado, o time do Arsenal começou pressionando o Manchester City e, contando com o retorno de Fábregas e Adebayor, envolvia os comandados de Mark Hughes.

E logo aos sete minutos, em uma jogada dos dois ídolos que retornavam ao time, os Gunners abriram o placar. Fábrega recebeu sozinho pela direita, olhou para área e colocou na cabeça do togolês Adebayor. O atacante, sem precisar saltar, cabeceou sem chances para Given.

City toma conta do jogo. Robinho apagado

A primeira chance do City veio aos 26 minutos com Richards. Empolgado, Gelson Fernandes, que entrara no lugar de Bridge, acertou a trave quatro minutos após belo passe de Wright-Philips.

Agência/AFP

Apagado, Robinho sequer chutou ao gol de Almunia

Bota antecipa salário e alegra treinador: 'Vou até jantar fora'

Diretoria volta a cumprir promessa de depositar em dia os vencimentos do elenco alvinegro

Ney parabeniza a diretoria alvinegra por se empenhar em pagar os salários em dia

Os dias de tranquilidade financeira do Botafogo continuam. Mais uma vez a diretoria antecipou o pagamento dos salários e depositou na última sexta-feira os vencimentos relativos a fevereiro. A previsão é isto ocorresse na próxima segunda-feira.

O técnico Ney Franco reconheceu que os salários em dia desempenham um papel importante para que General Severiano viva bom ambiente.

- Os salários foram depositados? Então vou até sair para jantar. Acho que o clube não faz mais do que sua obrigação, mas infelizmente pagar salários em dia é algo difícil no futebol do Rio de Janeiro. Devemos parabenizar a diretoria pelo empenho - completou o treinador.

Pela honra

Dorival e Carlos Alberto aprovaram atuação contra a Cabofriense
Crédito da foto: GloboEsporte.com

O sentimento é unânime na Colina. Mais do que a classificação para as semifinais da Taça Rio, o Vasco deseja carimbar seu passaporte para a próxima fase no topo da tabela do Grupo A, e com 100% de aproveitamento. O Bangu, adversário de amanhã, é o último obstáculo a ser ultrapassado. Embora classificado com uma certa antecedência, o Clube da Colina trabalha com seriedade para cicatrizar o orgulho ferido pelas seguidas derrotas no tapetão na Taça Guanabara.

– No turno, poderíamos ter terminado em primeiro lugar, mas não nos classificamos. É uma questão de honra ser líder na Taça Rio – disse Fernando.

Nas entrelinhas, Fernando deixa claro que a tristeza com a pena imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) – a perda de seis pontos, em razão da contestada escalação de Jeferson contra o Americano – foi revertida em superação.

Com empenho e dedicação de sobra, o Cruzmaltino atropelou os arquirrivais Botafogo e Flamengo e alcançou a impressionante marca de nove vitórias seguidas (uma pela Taça GB, uma pela Copa do Brasil e sete pela Taça Rio). Como o sentimento não pode parar, a meta é manter o aproveitamento no duelo contra o Bangu, amanhã, em São Januário.

Nilton não esconde a vontade de manter a campanha vascaína impecável. Afinal, o
rótulo de azarão foi deixado para trás, mas oVasco assumiu com orgulho o papel
mais condizentecoma sua História: o de brigar pelos títulos.

– Entramos como cavalo paraguaio, diziam. Estamos sendo mais reconhecidos, não acreditavam na gente pelo fato de o nosso grupo ter apenas dois meses. Está sendo um incentivo a mais para todos mostrarem seu futebol. O Vasco está chegando nas semifinais com vontade. É mais um incentivo para o título – afirmou Nilton.

Barrado da semifinal da Taça Guanabara pelos tribunais, o Vasco daria a volta por cima com classe. O time tem feito campanha memorável até agora, com 100% de aproveitamento (sete vitórias em sete jogos), e seria um belo cartão de visitas chegar à segunda fase com uma campanha irretocável.

Dorival Júnior já avisou que poupará apenas os jogadores com dois cartões amarelos, casos de Elton e Carlos Alberto.

De resto, o time vai com força máxima.

Resta ainda saber quem será o adversário. Caso vença o Bangu, o mesmo estará eliminado e o adversário na semifinal pode ser o Botafogo.

Opinião: Primeiro lugar não é uma obsessão

"Não acho que a classificação em primeiro lugar do grupo seria primordial e fundamental. Seria importante, mas não é um fato obsessivo para o Vasco. Gostaria que a equipe terminasse o campeonato como começou, jogando um grande futebol. E torço para que passemos para a próxima fase com o melhor futebol possível.

Mas claro que temos todo o interesse na partida contra o Bangu. O Vasco está num processo de formação. Não podemos nos dar ao luxo de abrir mão de uma partida como esta. Primeiro, porque temos respeito pelo Bangu e pelos adversários que estão interessados no resultado. Temos de fazer a melhor partida possível e quem tiver merecimento é que vai conquistar essa vaga.
"

Dorival Júnior, técnico do Vasco

Multidão no Beira-Rio dá boas-vindas ao centenário colorado

Milhares de 'campeões de tudo' fazem contagem regressiva e se emocionam com chegada do 4 de abril no Gigante

Edu Rickes /Globo Esporte

Fogos, lágrimas e festa em Porto Alegre

Uma multidão de centenários aniversariantes tomou conta do pátio do Beira-Rio para entrar com o pé direito, de camisa vermelha, na data que marca os 100 anos de vida do Internacional, no início da madrugada de sexta para sábado. Mais de cinco mil colorados fizeram uma festa impressionante, com direito a contagem regressiva, estouro de champagne e lágrimas nos olhos. É 4 de abril de 2009. O campeão de tudo tem oficialmente 100 anos de conquistas.

A concentração estava marcada para as 23h30m, mas os colorados chegaram antes para iniciar a festa. Vestidos com a camisa vermelha, alguns de rosto pintado, muitos portando bandeiras e faixas, os torcedores transformaram uma entrada de madrugada em dia de jogo. Um telão com imagens de jogos históricos fez a torcida vibrar. O discurso de Fernandão antes do jogo contra o Barcelona levou muita gente às lágrimas.

Com a proximidade da meia-noite, o clima de reveillón tomou conta do Gigante. A torcida fez uma contagem regressiva, do dez ao um, até explodir em euforia, coberta por uma bateria de fogos que durou cerca de dez minutos. O "parabéns a você" foi a senha para começarem os cânticos.

- Colorado, Colorado, nada vai nos separar, somos todos teus seguidores, para sempre eu vou te amar!

Os campeões de tudo seguiram com a festa, trocando abraços, bebendo champagne, cantando e provocando o Grêmio. O primeiro evento do dia 4 de abril foi do tamanho do clube. Neste sábado, uma série de novas atividades, da manhã à noite, dará continuidade à comemoração dos torcedores.

Mancini: um olho na semifinal, outro na reformulação do time

Treinador toma cuidado para falar sobre o assunto antes do jogo decisivo contra a Ponte, mas adianta que jogadores vão sair e outros chegarão


Mancini garante que haverá mudanças, mas nada muito drástico

Mesmo envolvido em fase decisiva do Paulistão, o técnico Vagner Mancini, do Santos, começa a pensar também no planejamento para o segundo semestre. O treinador reluta a falar sobre o assunto, pois alega estar concentrado na partida decisiva contra a Ponte Preta, neste domingo, mas comenta que precisa pensar em tudo.

Mancini diz que haverá mudanças no elenco. Jogadores sairão e outros vão chegar. Ele só não revela nomes. Entre os que chegam, apenas um confirmado: o volante Rodrigo Mancha, do Coritiba, chega a Vila Belmiro em junho, quando termina o seu contrato com o Coxa.

- Estamos na véspera de uma decisão e eu poderia ser mal interpretado se falasse em nomes. Mas é normal que em toda virada de semestre as equipes têm pacotes de jogadores que saem e outros que chegam - afirma.

Embora o treinador não cite nomes, pode-se deduzir que atletas como o atacante Bolaños, o meia Lucio Flavio, os zagueiro Adaílton, Astorga, que não vêm nem sendo relacionados para o banco, deverão entrar em negociações.

- As mudanças acontecem quase como norma nos clubes sempre que se inicia uma nova etapa. Vários atletas que não se encaixam, que não conseguem jogar o que vinha jogando em outros clubes acabam saindo. No Santos não será diferente, mas não haverá nada muito drástico.

Por enquanto, Fred deixa os voleios de lado

Atacante foi vetado do clássico contra o Botafogo depois de tentar a jogada no treino e voltar a sentir a lesão na virilha

Fred está confirmado no Fla-Flu de domingo

Diz o velho ditado popular que errar é humano, mas insistir no erro é burrice. E foi pensando nisso que Fred entrou no gramado das Laranjeiras para participar do treino que o confirmaria no time titular do Fluminense para o clássico de domingo contra o Flamengo, às 16h, no Maracanã.

O camisa 9 tricolor está recuperado de uma lesão na virilha da perna esquerda, mas não quis arriscar movimentos bruscos, como fez na véspera do clássico contra o Botafogo. No treinamento de finalizações, ele tentou dar um voleio e acabou forçando a região lesionada, sendo vetado para a partida.

Nesta sexta-feira, Fred treinou normalmente, mas preferiu deixar o voleio de lado.
- Não testei essa jogada durante o treinamento. E foi melhor assim. Prefiro deixar o voleio para domingo, no clássico contra o Flamengo, no Maracanã. Mas fiz todos os outros movimentos, forcei a região que estava lesionada e não senti dores no músculo. Estou pronto para esta partida.

Fred está confiante para esta partida contra o Flamengo, e a torcida pode esperar muita disposição.

- Esse meu primeiro Fla-Flu pode ser comparado ao primeiro amor ou ao nascimento de um filho. É uma emoção enorme. Espero que possa lembrar dele com gols. Tenho que estar prontos para quando as chances aparecerem. Estou melhor do que antes e ainda tenho muito a crescer. Mas vamos um degrau de cada vez.

Elenco planeja dar o tri para Fábio Luciano

Leonardo Moura lamenta decisão do amigo, mas diz que novidade não vai atrapalhar o elenco, que projeta dar título como prêmio a Fábio Luciano


Fábio Luciano alonga com os companheiros

Escolhido por Fábio Luciano para acompanhá-lo no anúncio da aposentadoria, Leonardo Moura não escondeu a surpresa e a emoção diante do adeus do zagueiro. Apontado pelo capitão como seu sucessor no papel de líder do elenco, o lateral-direito falou em nome do grupo e, antes mesmo de lamentar a novidade, já revelou seu efeito colateral.

- Aumenta a gana para que o Fábio encerre a carreira com esse prêmio. Vamos fazer de tudo por este tricampeonato

Amigo particular de Fábio Luciano, Léo Moura voltou ao passado para comentar a importância do camisa 3 para o elenco rubro-negro e comentar a decisão do companheiro.

- Ter jogado ao lado do Fábio foi motivo de orgulho para minha carreira. Quando ele veio para cá, o Zico me disse que ele era um cara sensacional e não foi diferente. Criei uma amizade grande. Quando ele me chamou para falar, me surpreendeu. Ele vinha comentando e eu negava. Mas o grupo vai assimilar bem o que ele quer, que é viver com a família. Foi tudo muito bem pensado.

A despedida de Fábio Luciano, no entanto, só acontece após o Estadual. Antes disso, o Flamengo encara o Fluminense, domingo, às 16h, no Maracanã, pela oitava rodada da Taça Rio.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Com Kaká de volta e gols de Luís Fabiano inspirado, Brasil vence

seleção brasileira passa fácil pelos peruanos e sobe para segundo

Time de Dunga também conta com tropeços dos rivais Chile e Argentina para alcançar a vice-liderança das eliminatórias sul-americanas

A data de 1º de abril é conhecida no Brasil como o dia de pregar peças e enganar amigos, sempre no bom sentido: é o popular dia da mentira. Em Porto Alegre, no gramado do estádio Beira-Rio, no entanto, a seleção brasileira não brincou com a emoção dos torcedores que acompanharam o duelo contra o Peru, e sim com o adversário.

No final, com uma partida bem jogada 'de verdade', principalmente no primeiro tempo, os comandados de Dunga apagaram a péssima imagem deixada no empate por 1 a 1 diante do Equador, domingo, em Quito, e fizeram por merecer a vitória por 3 a 0.

A boa exibição, em noite que marcou o retorno de Kaká ao meio-campo verde e amarelo, serviu para recolocar a equipe no segundo lugar das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa de 2010, graças à goleada sofrida pela Argentina diante da Bolívia (6 a 1), em La Paz, este sim um resultado com cara e jeito de dia da mentira.

Os gols marcados contra os peruanos também serviram para matar as saudades da torcida brasileira, que não comemorava uma bola estufando as redes em jogos válidos por Eliminatórias desde novembro de 2007, quando Luis Fabiano marcou duas vezes na virada sobre o Uruguai, no Morumbi. No ano passado, os confrontos contra Argentina, Bolívia e Colômbia terminaram 0 a 0.

E quis o destino que o próprio Luis Fabiano, aos 17 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti sofrido por Kaká, quebrasse o incômodo jejum e abrisse o caminho para a vitória que recolocou o Brasil na vice-liderança.

Em noite inspirada, o artilheiro do Sevilla, da Espanha, marcou mais um aos 27 da etapa inicial e praticamente assegurou a vitória. O jogador chegou a 11 gols sob o comando do técnico Dunga e assumiu a vice-artilharia da seleção nesse período, um atrás de Robinho e um à frente de Kaká. Felipe Melo, em seu terceiro jogo consecutivo como titular do meio-campo, completou o placar.

A seleção brasileira volta a campo pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 no dia 7 de junho, quando terá pela frente o Uruguai, em Montevidéu. Já a seleção peruana voltará a atuar diante de sua insatisfeita torcida, desta vez contra o Equador.

O jogo: Apoiado pela torcida que compareceu em bom número ao Beira-Rio, a seleção brasileira comandou as ações desde o apito inicial do argentino Sérgio Pezzota. E poderia ter aberto o placar logo aos sete minutos, quando Luis Fabiano, que já marcara um gol em impedimento momentos antes, passou pelo goleiro e chutou cruzado, mas viu a bola passar perto da linha do gol e não entrar.

Dez minutos mais tarde, o ex-são-paulino quebrou um jejum de mais de um ano da equipe sem marcar gols em casa em jogos válidos pelas Eliminatórias ao converter, com categoria, um pênalti indiscutível cometido em cima de Kaká: 1 a 0 Brasil.

Em noite inspirada, Luis Fabiano fez novamente a alegria da torcida gaúcha ao receber lançamento (em impedimento), matar a bola no peito e tocar com categoria, na saída do goleiro Butrón, para ampliar o marcador e dar tranquilidade à equipe de Dunga, que se deu ao luxo de perder mais duas oportunidades de gol antes da descida para os vestiários.

"Patooo, Patooo": O Brasil voltou igual para a segunda etapa e o apoiado Dunga ouviu insistentemente os gritos da torcida colorada para que Alexandre Pato, ex-jogador do clube, ganhasse uma oportunidade. Com dez minutos, o garoto do Milan partiu para o aquecimento ao lado de Ronaldinho Gaúcho e Júlio Baptista, trazendo novamente o foco da torcida para o jogo.

Luis Fabiano, principal nome da noite, quase marcou o terceiro aos dez minutos, completando de cabeça um cruzamento de Elano, mas parando na boa defesa do goleiro Butrón. Aos 18 minutos, quem não parou foi o volante Felipe Melo, que avançou em velocidade em direção à área e, com categoria, tocou para o gol, fazendo 3 a 0 e definindo a vitória brasileira.

A torcida gaúcha ainda viveu mais duas grandes emoções na noite desta quarta. Formada na maioria por torcedores do Internacional, aplaudiu a entrada de Alexandre Pato no lugar de Robinho e vaiou a troca de Elano por Ronaldinho Gaúcho, principal revelação do Grêmio nos últimos anos.


A equipe brasileira seguiu sem ser incomodada nos minutos finais do confronto e o placar de 3 a 0 acabou sendo suficiente para recolocar o time de Dunga na vice-liderança das Eliminatórias Sul-americanas, agora com 21 pontos, três atrás do Paraguai.

Na próxima rodada das eliminatórias, a seleção enfrenta o Uruguai, que está em quinto lugar com 17 pontos, em Montevidéu, no dia 6 de junho.

leia mais

A seleção também terminou com um incômodo jejum de gols no país em jogos das eliminatórias. E terminou com uma chata escrita. Todos os jogos entre Brasil e Peru em fases classificatórias para a Copa do Mundo até hoje terminavam em empate por 1 a 1 (quatro vezes) ou em uma simples vitória brasileira por 1 a 0 (outras quatro vezes). Pela primeira vez na história, a seleção conseguiu marcar mais de um gol nos peruanos nas eliminatórias. E Kaká e Ronaldinho Gaúcho voltaram a jogar juntos com a camisa amarelinha após 16 meses.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Com um a menos, Itália cede empate à Irlanda no final

Roma (Itália)

Em jogo violento, Itália fica no empate com a Irlanda

Foi por pouco que a seleção italiana não conseguiu deixar ainda mais confortável a sua vantagem na liderança do Grupo 8 das Eliminatórias Européias da Copa do Mundo de 2010. Nesta quarta-feira, a equipe recebeu a vice-líder Irlanda e acabou cedendo o empate por 1 a 1 no final do jogo, depois de atuar com um homem a menos em campo durante boa parte do jogo.

O resultado mantém a distâncias entre os dois times na classificação - a Itália continua líder, com 14 pontos, dois à frente dos irlandeses - os primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para o mundial, enquanto os oito segundos melhores colocados disputam a repescagem.

Foram necessários apenas quatro minutos de bola rolando para que o atacante Giampaolo Pazzini recebesse o cartão vermelho, deixando os anfitriões em desvantagem numérica. Apesar disso, os atuais campeões mundiais ainda abriram o placar aos 10 minutos, quando Iaquinta garantiu o gol da vitória. Aos 42 da etapa final, Robbie Keane decretou o empate.

Vitória Búlgara - Ainda nesta quarta-feira, a seleção da Bulgária diminuiu a distância para a segunda colocada Irlanda para apenas um ponto ao vencer o Chipre por 2 a 0. Popov, aos oito minutos do primeiro tempo, e Makriev, aos 45 da etapa final, marcaram os gols búlgaros.

Fechando a rodada desta quarta-feira, Georgia e Montenegro empataram por 0 a 0, mostrando porque são os lanternas do Grupo 8 e únicos ainda sem vitória. Com o resultado, os dois alcançam seu terceiro ponto nas Eliminatórias.

Inglaterra supera Ucrânia e mantém 100%. Eduardo da Silva marca pela Croácia.

Londres (Inglaterra)

A bola aérea garantiu a quinta vitória da Inglaterra nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010. Em jogo suado, os britânicos contaram com dois gols de cabeça para vencer a Ucrânia por 2 a 1 em Wembley e seguir isolada na primeira colocação do grupo 6, em situação confortável a caminho do torneio na África do Sul.

O primeiro gol do jogo saiu aos 29 minutos do primeiro tempo, em boa jogada de escanteio cobrado pelo meia Steve Gerrard. O zagueiro John Terry desviou de cabeça e deixou o atacante Peter Crouch em condições de abrir o placar em Londres. Na comemoração, o grandalhão fez a sua famosa dança do robô.

A Ucrânia conseguiu o empate na etapa complementar em um vacilo da defesa inglesa. Após cobrança de falta pela direita, a bola bateu no peito do defensor Glen Johnson e sobrou na marca do pênalti para o atacante Andriy Shevchenko, livre, fuzilar o goleiro David James.

No entanto, a Inglaterra definiu mais uma vitória a cinco minutos do final de partida. Desta vez o badalado David Beckham cobrou falta na área, Gerrard desviou de cabeça para o meio da área e Terry recolocou os anfitriões em vantagem no marcador.

Com cinco jogos e cinco vitórias, a Inglaterra comandada pelo italiano Fabio Capello tem 15 pontos ganhos e encerrou o primeiro turno do grupo com um aproveitamento perfeito. Já a Ucrânia, que perdeu a invencibilidade na competição, caiu da vice-liderança para o quarto lugar (mas com um jogo a menos que os principais concorrentes).

Gol brasileiro: Em outro jogo do grupo, o atacante brasileiro Eduardo da Silva ajudou a Croácia a assumir a vice-liderança da chave inglesa. O jogador naturalizado anotou o segundo gol dos eslavos no triunfo por 2 a 0 sobre a inexpressiva Andorra.

Camisa 9 do Arsenal, da Inglaterra, Eduardo da Silva começou como titular pela Croácia e deixou sua marca em Andorra la Vella aos 35 minutos do primeiro tempo. Os croatas já haviam aberto o marcador aos 15, também com um atacante naturalizado: Ivan Klasnic, que nasceu na Alemanha.

Com dez pontos ganhos, os croatas deixaram para trás a Ucrânia e retornou à vice-liderança da chave. Já Andorra, que perdeu todos os jogos que disputou nas Eliminatórias, é apenas a lanterna.

Atrás da Croácia está a Bielo-Rússia, que virou e goleou o Cazaquistão por 5 a 1, fora de casa, no encontro das duas ex-repúblicas da extinta União Soviética. Os bielo-russos têm nove pontos na terceira colocação, superando também a Ucrânia, enquanto os cazaques, com três, estão na penúltima posição.

Apesar do resultado final, os anfitriões marcaram o primeiro gol do jogo aos 10 minutos do primeiro tempo, com Abdulin. A reação da Bielo-Rússia aconteceu na etapa complementar, com gols de Hleb (aos 3 minutos), dois de Kalachev (aos 9 e aos 19), Stasevich (aos 14) e Rodionov (aos 43).

Resultados do Grupo 6

Inglaterra 2 x 1 Ucrânia

Andorra 0 x 2 Croácia

Cazaquistão 1 x 5 Bielorrússia

Bolívia massacra a Argentina na altitude de La Paz: 6 a 1

La Paz (Bolívia)

Argentina de Maradona é humilhada pela Bolívia em La Paz: 6 a 1

Primeiro revés de El Pibe no comando iguala a maior derrota da história da seleção argentina de futebol

Botero fez três gols

Diego Armando Maradona sofreu nesta quarta-feira sua primeira derrota no comando da seleção argentina, e ainda por cima de forma vexatória. Em La Paz, a Bolívia aproveitou a altitude de 3,6 mil metros e o péssimo desempenho da defesa alviceleste para aplicar uma goleada humilhante por 6 a 1, construída graças ao atacante Joaquín Botero e as 'brasileiros' Alex da Rosa e Marcelo Moreno.

O artilheiro da partida foi o centroavante Joquín Botero, que marcou três gols na Argentina e ainda deu as assistências para os outros três - dois deles marcados por jogadores ligados ao Brasil (o atacante Moreno, cuja mãe é brasileira, e Alex da Rosa, nascido no País e naturalizado boliviano) e o volante Didi Torrico. Os pupilos de Maradona descontaram com o volante Lucho González, em um chute da intermediária e com a ajuda de um frango do goleiro Carlos Arías.

Com o resultado, a Argentina corre o risco de deixar a segunda colocação das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo e cair até mesmo para a quarta colocação. Os alvicelestes têm 19 pontos, mas podem ser ultrapassados ainda nesta quarta-feira pelo Brasil (com 17, que enfrenta o Peru no Beira-Rio) e, ainda, por Chile ou Uruguai, que medem forças em Santiago.

O vexame: Antes invicto na comando da Argentina e embalado pela goleada por 4 a 0 sobre a Venezuela em Buenos Aires no sábado, Maradona viu sua marca ruir logo aos 11 minutos de jogo no Estádio Hernando Silles, em uma jogada inusitada. E fruto da primeira falha da defesa alviceleste.

O zagueiro Martín Demichelis dividiu mal na entrada da área com Ronald García e a bola sobrou para Botero, que rolou na área para Marcelo Moreno. O atacante, filho de brasileiro e que defendeu o Cruzeiro até o ano passado, teve tempo de driblar Gabriel Heinze e, desequilibrado, chutou de raspão - mas com força suficiente para vencer o goleiro Juan Pablo Carrizo.

A Argentina deu mostras de que poderia conquistar pelo menos um ponto em La Paz aos 24 minutos, com o empate. O volante boliviano Gatty Ribeiro deu um passe de presente Lucho González, que chutou da intermediária e contou com um frango do goleiro Carlos Arías, que deixou a bola passar mesmo com um chute sem tanta força.

Mesmo assim, os andinos retomaram a vantagem no placar aos 32 minutos, de pênalti, e com uma colaboração do goleiro Carrizo. O arqueiro argentino soltou uma bola nos pés de Botero, que tocou de calcanhar para o meio da área. O experiente lateral-direito Javier Zanetti tentou sair jogando, mas foi desarmado pelo brasileiro naturalizado Alex da Rosa e cometeu pênalti. Na cobrança, Botero bateu com paradinha no meio do gol e deixou o placar em 2 a 1.

Os bolivianos chegaram ao terceiro gol ainda no primeiro tempo, mais uma vez com um toque brasileiro. O goleiro Arías repôs a bola com força pela esquerda e surpreendeu a adiantada defesa argentina, que permitiu contra-ataque de Botero. O camisa 9 teve tempo para levantar a cabeça dentro da grande área e levantar para Alex da Rosa, que apareceu sozinho no meio da área para cabecear.

A vitória tomou forma de goleada para o time da casa no segundo tempo. Já aos 9 minutos, Marcelo Moreno partiu em contra-ataque pela direita e cruzou para Botero cabecear na pequena área e marcar o quarto. O artilheiro da tarde em La Paz deixou seu terceiro gol aos 20 minutos, após receber na área de Gatty Ribeiro e tocando na saída de Carrizo.

Com um jogador a menos após a expulsão do meia Angel di María, por dar um pontapé em Gatty Ribeiro ainda aos 18 minutos do segundo tempo, a Argentina sofreu o sexto gol aos 42: Botero, mais uma vez presente no ataque andino, rolou a bola para Didi Torrico chutar rasteiro e contar com uma falha de Carrizo para encerrar o surpreendente massacre em La Paz.

Mancini se inspira no xadrez para fazer o Peixe vencer a Lusa

Enxadrista, técnico alvinegro aplica lições do jogo no futebol. Em seu tabuleiro, Fábio Costa é rei, Kléber Pereira, rainha. Madson é peão

Joanna de Assis Santos, SP


O Santos já está escalado para a partida decisiva contra a Portuguesa, nesta quinta-feira, às 15h45m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Paulistão. O Peixe precisa vencer para continuar sonhando com uma vaga nas semifinais do Estadual. Para isso, a equipe terá torres, peões, bispos, dois cavalos, um rei e uma rainha. Não entendeu? É que o técnico Vagner Mancini, fã de xadrez, substituiu a prancheta pelo tabuleiro para contar como será o posicionamento tático do time.

Joanna de Assis/Globo Esporte
Para Vagner Mancini, futebol e xadrez apresentam muitas semelhanças entre si. Ele procura transferir táticas dos tabuleiros para os gramados

- Pelo que enxergo no xadrez, o time do Santos hoje tem o rei, que seria o Fábio Costa, as torres, que são os dois laterais, os dois cavalos, nossos volantes. Pelo tamanho, o Madson pode ser um peão. Tudo tem de funcionar bem para que a nossa rainha, o Kléber Pereira, faça o gol - compara o treinador.

Não é apenas nas peças que Mancini enxerga semelhanças entre o xadrez e o futebol. Ele diz que até do ponto de vista tático cabem comparações.

- O mais importante do xadrez é a cobertura. Eu não ataco nunca sem ter a cobertura. Isso também vale no futebol - explica o técnico, que aprendeu a jogar xadrez ainda criança, aos sete anos.

Precisando vencer a Lusa para não dar adeus precoce ao Paulistão, Vagner Mancini admite que o time está em xeque.

- Mas dá para mudar, não tenho dúvida.

Para isso, o treinador confia no fim do jejum de Kléber Pereira, que não marca desde o dia 18 de março, na goleada santista sobre o Rio Branco-AC, por 4 a 0, na Copa do Brasil, e na boa fase do goleiro Fábio Costa, que nos últimos cinco jogos sofreu apenas um gol.

- Que minha rainha faça gol e meu rei seja bem defendido por todos os atletas. Que todos cheguem a uma nova vitória - torce o técnico.

Gol de Pimpão dá a vitória ao Vascão 100%

Com público reduzido no Maracanã, equipe tem exibição discreta no 1 a 0 sobre o Macaé

Cezar Loureiro / Globo

Vasco bate o Macaé e mantém 100% de aproveitamento graças a Pimpão

Com pouco mais de quatro mil torcedores no Maracanã, o Vasco, já classificado para as semifinais, venceu o Macaé por 1 a 0, pela penúltima rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Com um gol de Rodrigo Pimpão ainda no primeiro tempo, o time da Colina, que teve uma atuação apenas regular, manteve os 100% de aproveitamento e, com 21 pontos, segue firme para confirmar a liderança no Grupo A.

No Grupo B da Taça Rio, o Macaé permaneceu com dez e praticamente se despediu da competição. Na última rodada do segundo turno, o Vasco vai encarar o Bangu, em São Januário. O time alvianil pega o Tigres, no Los Larios, em Xerém. As duas partidas vão acontecer no próximo domingo.

Pimpão marca após belo passe de Ramon

O jogo começou amarrado, com as duas equipes errando muitos passes no meio-campo. Enquanto o Macaé tocava a bola em busca de seu gol, o Vasco tentava encaixar os contra-ataques para chegar à meta de Darci. Até que aos 13 minutos, Alex Teixeira deu um ótimo passe para Ramon pelo lado esquerdo. O lateral passou por Chiquinho e cruzou para Rodrigo Pimpão, que escorou de perna direita para abrir o placar.

Sem muito o que fazer, o Macaé partiu em busca do empate. Aos 16, Kayke recebeu na entrada da área e chutou forte para defesa de Tiago, que soltou a bola na frente do gol cruzmaltino. Antes do toque de Fabrício, Fernando jogou para escanteio, salvando o Vasco. Um minuto depois, Pimpão tabelou com Elton e foi travado no momento de chutar para marcar o segundo.

Em noite inspirada, Ramon fez uma bela jogada aos 25 minutos e quase marcou um golaço. O lateral passou por três marcadores e chutou para grande defesa de Darci, que espalmou para escanteio. A esta altura, as duas equipes atuavam em ritmo lento e ousando muito pouco. Apenas Ramon, do lado cruzmaltino, e Kayke, no Macaé, tentavam algo diferente no Maracanã.

A partir dos 35 minutos, o Vasco acordou na partida. Aos 36, em um sopro de inspiração, Paulo Sérgio encontrou Alex Teixeira solto na entrada da área. O jogador conduziu a bola e chutou com força por cima do gol do Macaé. Cinco minutos depois, após cruzamento da esquerda, Enrico, já dentro da área, chutou por cima da trave de Darci. No último minuto da etapa inicial, Elton recebeu dentro da área, girou em cima do zagueiro e finalizou em cima do arqueiro rival.

Etapa final de baixa qualidade

O segundo tempo começou morno. Enquanto o Vasco buscava os contra-ataques, o Macaé mantinha a posse de bola para tentar criar os lances de gol. E Rodrigo Pimpão perdeu duas oportunidades consecutivas. Aos dez, recebeu dentro da área, mas demorou a concluir. Um minuto depois, tentou tocar para Elton, mas não foi feliz no momento de executar o passe.

Sem paciência com os erros de passe dos atacantes, Dorival Júnior optou por sacar Alex Teixeira e apostar na entrada do paraguaio Benítez. O Macaé só foi assustar o Vasco aos 20 minutos. Bill ariscou de fora da área para grande defesa de Tiago, que espalmou para a lateral.

Dorival aproveitou para fazer mais duas mudanças na equipe, buscando até mesmo conhecer um pouco mais o elenco cruzmaltino. O treinador sacou Elton e Titi e colocou Edgar e Leonardo em campo. Com o Vasco errando muitos passes, a partida seguiu muito ruim.

O lance que mais chamou a atenção na etapa final aconteceu aos 40 minutos. Após cruzamento de Paulo Sérgio, Benítez quase marcou um belo gol de letra. A partir daí, o Macaé tentou pressionar o Vasco em busca do empate. Porém, o time alvianil chutou pouco ao gol de Tiago.

Nos dois últimos lances, Vasco e Macaé tiveram chances de marcar. Aos 46, Gedeil chutou para defesa tranquila de Tiago. Na jogada seguinte, aos 47, Benítez soltou uma bomba da intermediária, e o goleiro Darci fez a defesa, espalmando para escanteio.

Dorival não aprova atuação do time: 'Às vezes, vencer não é suficiente'

Treinador diz que partida foi marcada em um dia e horário inadequado e afirma que cansaço prejudicou a equipe cruzmaltina

Mesmo com a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Macaé, nesta terça-feira, no Maracanã, pela Taça Rio, o técnico Dorival Júnior não gostou da atuação da equipe. Para o comandante cruzmaltino, a equipe falhou em determinados momentos do jogo e poderia ter sofrido o gol de empate da equipe rival.

- Às vezes, vencer não é suficiente. Tem vitórias que em razão daquilo que a equipe vinha produzindo não nos deixa satisfeitos. Temos que ter a consciência de que a equipe não produziu aquilo que vinha produzindo. Não quero apenas um bom resultado, não quero apenas a vitória. Não gosto de vencer uma partida quando o meu time passa os 90 minutos correndo o risco de sofrer um gol - afirmou o treinador.

Para Dorival, a atuação irregular do Vasco tem algumas explicações. Segundo o comandante vascaíno, o pouco tempo de recuperação entra uma partida e oura prejudicou o bom rendimento da equipe.

saiba mais

- Foi um jogo em um dia inadequado, em um dia fora de condições. As pessoas que vieram merecem respeito. O Vasco não fez uma boa apresentação. Além da boa apresentação da equipe do Macaé, a nossa recuperação não aconteceu da maneira adequada. Tivemos um rendimento bem abaixo. Foi um jogo diferente do que a equipe vinha mostrando até então - analisou.

Dorival afirmou ainda que os jogadores precisam entrar em campo focados em apresentar sempre o melhor, principalmente para honrar os poucos torcedores que compareceram ao estádio nesta terça-feira.

- Temos a responsabilidade de jogar bem e buscar o melhor para a equipe. É o nome de cada um em jogo, a camisa do nosso clube. O Vasco está acima de todo mundo.

Ficha técnica:

MACAÉ 0 x 1 VASCO
Darci, Chiquinho (Fred), Otávio, Helton e Bill; Marciel, André Gomes, Wallacer e Glauber; Kayke (Gedeil) e Fabrício (Osmar). Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi (Leonardo) e Ramon; Amaral, Mateus, Enrico e Alex Teixeira (Benítez); Rodrigo Pimpão e Elton (Edgar).
Técnico: Dário Lourenço. Técnico: Dorival Júnior.
Gol: Rodrigo Pimpão, aos 13 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Amaral, Rodrigo Pimpão, Enrico, Benítez (Vasco); Helton (Macaé).
Estádio: Maracanã. Data: 31/03/2009. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Auxiliares: Ivan Silva Araújo (RJ) e Marçal Rodrigues Mendes (RJ). Renda: R$ 44.921,00. Público: 4.813 pagantes.

Classificação com a marca de Ronaldo

Timão 'brinca' com o Ituano e avança para as semifinais do Campeonato Paulista

Com gols de Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian, Corinthians supera time do interior com facilidade e garante vaga com uma rodada de antecedência

O Corinthians está nas semifinais do Campeonato Paulista. Com futebol envolvente e eficiente, a equipe do Parque São Jorge venceu o Ituano por 3 a 0 na noite desta terça-feira, no estádio do Pacaembu, e assegurou uma rodada de antecedência um lugar na fase final. Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian foram os heróis.

A vitória sobre o Ituano levou o Corinthians aos 38 pontos e fez o time alvinegro recuperar a segunda colocação, ao menos provisoriamente. Para continuar na vice-liderança e depender apenas das próprias forças para terminar nela, o Timão precisa torcer por empate ou derrota do São Paulo diante do Guaratinguetá, na quinta-feira.

Caso contrário precisará vencer o Mirassol na rodada derradeira e ainda torcer por tropeço do Tricolor contra o São Caetano. Se terminar em segundo, o Corinthians, rei dos empates do Paulistão, jogaria as semifinais com a vantagem da igualdade, como por exemplo, dois empates por 0 a 0.

A equipe de Itu, por sua vez, continua em situação complicada com mais essa derrota, a nona em 18 jogos. O time do técnico Zetti chega para última rodada com 17 pontos e ameaçado pelo rebaixamento à Série A-2.

O Corinthians encerra a primeira fase do Campeonato Paulista no próximo domingo, às 16h, contra o Mirassol, no interior de São Paulo. No mesmo horário, o Ituano recebe a visita do Marília, no estádio Novelli Junior, em Itu.

Diferentemente das últimas rodadas, em que apresentou problemas na criação e também na defesa, o Timão foi uma equipe segura do início ao fim nesta terça. Defendeu bem, armou com qualidade e concluiu com eficiência. Tanto que sequer sentiu a ausência do seu principal maestro - o meia Douglas ficou fora por causa de uma lesão na panturrilha esquerda.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA

Timão de verdade

Sem Douglas, Mano Menezes optou por compensar a ausência na armação com mais um atacante. Assim, entrou com Jorge Henrique ao lado da dupla Dentinho e Ronaldo – Wellington Saci jogou no meio-campo. Logo de cara, o esquema mais ofensivo mostrou que daria resultado.

Com bom toque de bola, o Corinthians envolveu rapidamente o Ituano e precisou de apenas dois minutos para abrir o placar no Pacaembu. Após cobrança de escanteio de Cristian pelo lado direito, o baixinho Jorge Henrique (1,69m) apareceu livre para desviar de cabeça e anotar o seu terceiro gol pelo Timão, o terceiro de cabeça.

Marcos Ribolli/Globo Esporte
Ronaldo celebra mais um gol pelo Timão

Em noite inspirada, a equipe do técnico Mano Menezes mostrou entrosamento que ainda não havia sido visto na temporada. E olha que essa foi a primeira vez que o time entrou em campo com essa formação. Pior para o Ituano, que tentou ameaçar, ora com Muriqui ora com Alex Afonso, mas não assustou o adversário.

Enquanto isso tudo acontecia, onde estava Ronaldo? Esperando uma boa chance para deixar a sua marca. E por esperteza do Corinthians, a oportunidade apareceu aos 26 minutos. Elias cobrou falta rapidamente, antes mesmo da formação da barreira, e lançou Alessandro, que cruzou para o Fenômeno desviar de pé direito.

O gol de oportunismo do craque foi o quinto em sete jogos dele pelo Timão. Antes, já havia anotado contra Palmeiras, São Caetano e Ponte Preta (dois).

Bastante superior na partida, o Corinthians ganhou ainda mais tranquilidade após o segundo gol, porém não perdeu a força ofensiva. Aos 41 minutos conseguiu ampliar o marcador com Cristian. O volante, um dos destaques da equipe nas últimas rodadas, bateu falta de longe e não deu chance ao goleiro Alexandre Favaro: 3 a 0.

Show de inteligência do Fenômeno

Com o jogo definido já no primeiro tempo, o Mano resolveu reforçar a marcação no meio-de-campo para a etapa final. Por isso colocou o volante Túlio no lugar de Elias, que estava jogando mais avançado na armação. Com a mudança, apenas Wellington Saci ficou na criação, auxiliado pelo trio ofensivo.

Tranquilo em campo e bem posicionado, o Corinthians não deu espaços para uma tentativa de reação do Ituano, que continuou totalmente perdido em campo. Quem estava ligado mesmo era Ronaldo. O craque se arriscou na armação e deu ótima passe para Dentinho aos oito minutos. Mas o jovem chutou fraco e perdeu a chance.

Aos 17 minutos, mais uma excelente chance para o Timão. Depois de cobrança de falta de Chicão da meia-lua, a bola explodiu no travessão e sobrou para Jorge Henrique mandar para o fundo do gol. Só que o auxiliar levantou a bandeirinha assinalando impedimento, invalidando o que seria o quarto gol dos anfitriões. Lance difícil.

Chegou então a hora de treinar jogadas ensaiadas. Aos 22 minutos, Ronaldo “desbancou” os batedores de falta Cristian e Chicão. O camisa 9, porém, rolou para André Santos na esquerda em vez de chutar. O lateral cruzou para o zagueiro Chicão cabecear sozinho na pequena área. Mas a bola passou por cima do gol.

O Fenômeno, aliás, voltou a se destacar por sua habilidade e inteligência. Só não deixou outra marca aos 40 porque o árbitro assinalou impedimento erradamente. O lance, porém, foi bonito, com o craque vencendo dois zagueiros na corrida e dando um leve toque por cima do goleiro do Ituano. Restaram, ao menos, os aplausos da Fiel.

terça-feira, 31 de março de 2009

Palmeiras só empata com o Oeste e falha no plano de confirmar primeira posição

Líder do Paulista queria garantir o primeiro lugar para poupar atletas na rodada derradeira, mas é surpreendido e vê ponta ameaçada

O plano palmeirense de confirmar a primeira posição e garantir a vantagem na fase decisiva do Campeonato Paulista falhou na noite desta terça-feira, em Itápolis. Depois de sair perdendo, o time ficou apenas no 1 a 1 com o Oeste, equipe que briga na parte debaixo da tabela. O time do Palestra Itália corre o risco de perder a ponta para São Paulo e Corinthians, únicos rivais que podem o ameaçar.

E, com o empate em Itápolis, o Palmeiras ainda perderá a oportunidade de poupar alguns atletas no jogo derradeiro do torneio para ter a equipe inteira na decisão com o Sport , pela Taça Libertadores - em Recife, na próxima terça-feira. Na competição continental, o time paulista precisa vencer para manter viva as chances de classificação à próxima fase - tem duas derrotas em dois jogos e ocupa a lanterna do Grupo 1.

Na última rodada do estadual, o Palmeiras , agora com 41 pontos e cinco a mais que o São Paulo , recebe o Botafogo-SP, domingo, no Palestra Itália. Já o Oeste, 14º colocado com 17 pontos, visita o Guaratinguetá, também no domingo.

CONFIRA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA

O JOGO

Com uma formação diferente da que vinha apresentando, o Palmeiras voltou a usar seu trio de defensores - Marcão, Maurício Ramos e Danilo. Na frente, sem poder contar com Willians e Ortigoza, lesionados, Vanderlei Luxemburgo preferiu deixar Marquinhos e Lenny no banco, concorrentes à vaga, e apostar em Diego Souza para as tabelinhas com o atacante Keirrison. A fórmula, pelo menos no primeiro tempo, mostrou-se ineficiente.

Com um meio-campo inchado, o Oeste travava as investidas palmeirenses. Sem opções pelo meio, as melhores saídas vieram principalmente da lateral-direita, com Sandro Silva improvisado na posição na vaga de Fabinho Capixaba.

Em pelo menos duas oportunidades, após cruzamentos de Sandro, o Palmeiras teve a chance de marcar. Em uma delas, Keirrison desperdiçou nas mãos de Weverton, logo aos quatro minutos. Na outra, Diego Souza chutou para fora.

Apesar de ter mais posse de bola, o Palmeiras não conseguia encaixar uma jogada certeira para abrir o placar. O mais próximo que chegou foi em uma cabeçada do zagueiro Maurício Ramos, depois de receber cruzamento do também zagueiro Danilo. A bola passou perto da trave de Weverton.

Com somente o contragolpe à disposição, o Oeste, que teve o cabeludo Nei Paraíba isolado no ataque, chegou a marcar com Dezinho de cabeça, mas o lance foi corretamente anulado pela arbitragem - o atleta estava impedido.

- Esperávamos por isso (jogo amarrado), mas estamos criando oportunidades. Em campo pequeno a gente sabe que tem de marcar logo porque a qualquer momento o adversário pode chegar – sentenciou Pierre, momentos antes de deixar o gramado para o intervalo.

No retorno para o segundo tempo o time da casa foi para cima do líder do Paulistão e não deixou passar a oportunidade que teve. Com um belo passe de Nei Paraíba, Ademar ficou na cara de Marcos e tocou. O goleiro do Verdão ainda chegou a desviar a bola, mas foi insuficiente para evitar o gol do Oeste: 1 a 0.

O gol só fez crescer os gritos da torcida para a entrada de Lenny, vice-artilheiro da equipe com seis gols, atrás somente de Keirrison, com 12. Mas o pedido da arquibancada só foi atendido aos 20 minutos, quando o jovem atacante substituiu o zagueiro Marcão. Marquinhos também deixou o banco para ficar com o lugar de Jumar e dar maior velocidade ao ataque.

A jogada do gol de empate, no entanto, saiu dos pés de Cleiton Xavier, principal armador da equipe. E foi marcado por Maurício Ramos, de cabeça, aos 25 minutos, que livrou a equipe de deixar o gramado pela segunda vez no campeonato sem marcar - isso só aconteceu na derrota por 1 a 0 para o São Paulo.

Três minutos depois, o Palmeiras teve a chance de virar o marcador com Lenny, que chutou cruzado contra a meta do time de Itápolis. Apagado em campo, Keirrison poderia ter feito o gol, mas acabou chegando atrasado no lance.

Nos minutos finais, susto para os dois lados. Primeiro Marcos viu o chute de Leandro Love passar rente à sua trave. Depois foi a vez de Weverton passar apuros com uma bola levantada por Cleiton Xavier - ele se esticou todo para afastar o perigo. Nos acréscimos, Keirrison ainda pôde mudar a história da partida, mas Weverton, novamente, salvou o Oeste e garantiu o 1 a 1.

Ficha técnica:

OESTE 1 x 1 PALMEIRAS
Weverton; Dedê, Dezinho, Adriano e Ademar; Dias, Glaydson, Luciano Santos, Bruninho (Caique) e Luizinho (Leandro Love); Nei Paraíba. Marcos; Marcão (Lenny), Maurício Ramos e Danilo; Sandro Silva (Evandro), Pierre, Jumar (Marquinhos), Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison.
Técnico: João Ricardo. Técnico: V. Luxemburgo.
Gols: Ademar, aos 7 minutos, Maurício Ramos, aos 25 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dias e Ademar (O). Cleiton Xavier, Mauríco Ramos, Pierre e Diego Souza (P).
Estádio: Ildenor Picardi Semeghine, em Itápolis. Data: 31/03/2009. Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Auxiliares: Rafael Luiz da Silva e David Botelho Barbosa.