sábado, 11 de abril de 2009

Jovem italiano salva o Manchester United mais uma vez no Campeonato Inglês

Macheda entra no segundo tempo e, no primeiro toque na bola, faz o gol da vitória sobre o Sunderland. Red Devils reassumem o primeiro lugar

GLOBOESPORTE.COM Sunderland, Inglaterra

Macheda: o novo herói de Manchester

O jovem italiano Macheda, de apenas 17 anos, é, definitivamente, o pé de coelho do técnico Alex Ferguson no Manchester United. Depois de garantir os três pontos diante do Aston Villa na semana passada com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, a revelação de Old Trafford foi mais uma vez decisivo ao marcar o gol do triunfo sobre o Sunderland, por 2 a 1, fora de casa, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Inglês.


Com o resultado, os Red Devils chegaram aos 71 pontos e reassumiram o primeiro lugar do torneio que havia perdido no começo da manhã deste sábado após a vitória de 4 a 0 do Liverpool sobre o Blackburn. Os Reds, que somam 70 pontos, voltam para o segundo lugar.

O veterano Paul Scholes abriu o placar para os Red Devils aos 19 minutos após passe de Rooney, que iniciou a partida como titular ao lado de Berbatov e Tevez no ataque. Cristiano Ronaldo ficou como opção no banco de reservas.

Agência/Reuters

Paul Scholes comemora primeiro gol do Manchester United na partida


No segundo tempo, Jones, aos dez minutos, igualou para o time da casa. Mas aos 30 minutos a estrela de Alex Ferguson brilhou. O lendário treinador escocês sacou o búlgaro Berbatov e colocou Macheda. Um minuto depois, no seu primeiro toque na bola, o atacante italiano desviou um chute do volante Carrick e assegurou o suado triunfo do Manchester United no Stadium of Light, em Sunderland.


Confira os resultados da 32ª rodada do Campeonato Inglês

Após espetáculo na Liga, Barça faz o trivial no Espanhol e vence mais uma

Clube catalão segue na liderança do torneio com nove de vantagem para o arquirrival Real Madrid

GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Time do Barcelona comemora mais uma vitória no Campeonato Espanhol

Depois de dar um verdadeiro show contra o Bayern na última quarta-feira pela Liga dos Campeões, o Barcelona entrou em campo neste sábado contra o Recreativo sem muita disposição para repetir o espetáculo. Mas, mesmo assim, bateu o time de Huelva por 2 a 0 e se manteve na liderança do Campeonato Espanhol , agora com 75 pontos. Nove pontos atrás, o Real Madrid ainda joga neste domingo contra o Valladolid.

Com um time mesclado de titulares e reservas (Eto´o, Xavi e Puyol começaram a partida no banco de reservas), o Barcelona começou a partida já fazendo a festa da torcida culé no Camp Nou. Após jogada de Henry, o meia Iniesta colocou no fundo das redes de Riesgo no primeiro minuto.

saiba mais

Com a vantagem precoce no placar, o clube catalão cozinhou o jogo e só chegou ao segundo na etapa final. O zagueiro Morris, assustado com a presença de Henry, Messi e companhia, acabou marcando contra o próprio patrimônio aos 22 minutos após um cruzamento de Iniesta

Aos 34, Casado acertou o brasileiro Daniel Alves dentro da área. Pênalti. No entanto, Messi, displicente, desperdiçou a cobrança batendo para fácil defesa de Riesgo.


Confira os resultados da 30ª rodada do Campeonato Espanhol

Sábado

Barcelona 2 x 0 Recreativo
Villarreal x Málaga

Domingo

Real Madrid x Valladolid
Sporting Gijón x Valencia
Osasuna x Athletic Bilbao
Numancia x Espanyol
Racing Santander x Bétis
Mallorca x Almería
Sevilla x Getafe
La Coruña x Atlético de Madri

Seedorf garante vitória do Milan

Em Roma, Lazio leva a melhor no conturbado clássico da capital

GLOBOESPORTE.COM Verona, Itália

Zambrotta sofre com a marcação do Chievo

Em um dia de atuações apagadas de Kaká e Pato, o Milan jogou para o gasto e conseguiu uma vitória magra de 1 a 0 sobre o Chievo, fora de casa, na abertura da 31ª rodada do Campeonato Italiano . Com o resultado, o clube rossonero chegou aos 61 pontos, se mantendo na terceira colocação do torneio.

Depois de um primeiro tempo chato e sem muita emoção, onde o grande momento da partida foi quando o técnico Carlo Ancelotti acabou sendo expulso pelo árbitro aos 37 minutos por reclamação, o Milan voltou com outra cara no segundo tempo.

E logo aos oito minutos, o clube rossonero abriu o placar. O lateral Jankulovski fez bela jogada individual e cruzou na medida para Inzaghi que, sem ser “fominha”, escorou para Seedorf que, com um belo arremate, colocou no fundo das redes de Sorrentino.

Agência/AP

Pato comemora gol do Milan com o holandês Seedorf

Apesar da vantagem no placar, Kaká e Pato não seguiram o restante dos companheiros e mantiveram a atuação abaixo da média da etapa inicial.

Jogadores do Milan prestam um minuto de silêncio às vítimas do terremoto que aconteceu na Itália no início da semana

Aos 20 minutos, o Chievo chegou a empatar em cobrança de falta de Pellissier, no entanto, o bandeirinha marcou impedimento devido ao fato da bola ter desviado em Bogdani, atacante da equipe de Verona.

Dida salva a "honra" brasuca

Além do ex-são-paulino e do ex-colorado, o Milan contou com o goleiro Dida como titular. Por sinal, o ex-corintiano foi um dos poucos brasucas que se salvaram na partida, sendo responsável por ótimas defesa. Uma delas, com os pés, aos 33 do segundo tempo.


Ronaldinho Gaúcho, que começou no banco de reservas, entrou somente aos 30 minutos no lugar do apagado Kaká.


Lazio vence conturbado clássico romano

Em Roma, o Lazio levou a melhor no clássico da capital e derrotou o Roma por 4 a 2 com gols de Pandev, Zarate, Kolarov e Lichtsteiner. Mexes e De Rossi descontaram para os gialorrossi.

Agência/AFP

Jogo entre Lazio e Roma foi marcado por entradas violentas e muitos gols

Como de costume, o jogo foi marcado por confusões nas arquibancadas e, também dentro de campo, com três atletas sendo expulsos, entre eles o brasileiro Matuzalém, do Lazio.

Confira os resultados da 31ª rodada do Campeonato Italiano

Sábado

Inter de Milão 2 x 2 Palermo
Lecce 1 x 3 Sampdoria
Napoli 0 x 0 Atalanta
Bologna 1 x 4 Siena
Torino 2 x 1 Catania
Chievo 0 x 1 Milan
Lazio 4 x 2 Roma
Fiorentina 2 x 1 Cagliari
Genoa 3 x 2 Juventus

Domingo

Reggina x Udinese

Fernando Torres faz dois, e Liverpool bate Blackburn

Reds, no entanto, podem ser ultrapassados pelo Manchester United que joga ainda neste sábado contra Sunderland

GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterra

Sem dificuldades, o Liverpool derrotou o Blackburn por 4 a 0, no estádio de Anfield Road, na abertura da 32ª rodada do Campeonato Inglês . O espanhol Fernando Torres foi o grande destaque da partida anotando os dois primeiros gols do time da casa.

Agência/Getty Images

Benayoun comemora com Fernando Torres o primeiro gol do Liverpool

saiba mais

Com o resultado, os Reds chegaram aos 70 pontos e assumiram a liderança provisória do torneio. O Manchester United, que ainda enfrenta o Sunderland neste sábado, soma 68 pontos e pode retomar o primeiro lugar se vencer.

Sem Gerrard, machucado, o Liverpool contou com a boa atuação de Fernando Torers para matar o jogo ainda na primeira etapa. O placar foi aberto logo aos cinco minutos. Após lançamento preciso de Carragher, ‘El Niño’ matou no peito e, de bate-pronto, bateu no ângulo de Paulo Robinson.

Aos 33, foi a vez de Xabi Alonso cruzar na medida para Fernando Torres, de cabeça, anotar o segundo.


Com o resultado nas mãos, o Liverpool cozinhou o jogo no segundo tempo, mas, mesmo assim, fez o terceiro aos 32 em um golaço do zagueiro Agger que, após avançar pela intermediária, soltou uma bomba indefensável no ângulo de Robinson, ex-goleiro da seleção inglesa.
Aos 44, N´Gog, que havia entrado no lugar de Kuyt, ampliou e anotou o 59º gol do Liverpool no Campeonato Inglês. A equipe de Rafa Benítez tem o melhor ataque da competição.


Confira os resultados da 32ª rodada do Campeonato Inglês

Sábado

Liverpool 4 x 0 Blackburn
Chelsea x Bolton
Middlesbrough x Hull
Portsmouth x West Brom
Sunderland x Man Utd
Tottenham x West Ham
Wigan x Arsenal
Stoke x Newcastle

Domingo
Aston Villa x Everton
Manchester City x Fulham

Perto do tetra em SP, Luxa rebate: 'Não quero saber'

Em 2006 e 2007, ele foi campeão pelo Santos, e em 2008 pelo Verdão

Luxemburgo diz que não quer pensar em tetra

Mais um para o currículo de Vanderlei Luxemburgo. O técnico do Palmeiras, se for campeão com a equipe, pode se tornar o único treinador a ganhar quatro títulos consecutivos do Campeonato Paulista. Mesmo com a possibilidade de obter mais um recorde, ele jura que não se importa com a marca.

Nos anos de 2006 e 2007, o treinador estava à frente do Santos, adversário da semifinal deste sábado, na Vila Belmiro. Em 2008, levantou a taça do Paulistão pelo atual clube, o Verdão. Pelo quarto ano seguido, Luxa pode conquistar mais um título.

- Não quero saber de ser tetra, mas de ser campeão paulista de 2009. O título mais importante é sempre o próximo, aquele que ainda vai ser conquistado. Não dá para pensar assim, senão fico muito preso a currículo e esqueço o que tem pela frente – explicou.

saiba mais

O bicampeonato do Alviverde, consequentemente, dará o tetra ao comandante, mas o modesto Luxa minimizou já que, segundo ele, neste meio os resultados são imprevisíveis e é necessário estar preparado.

- O futebol tem dessas coisas. O jogo que as pessoas menos esperam que você ganhe, de repente dá certo. Às vezes o time mais improvável vence. Não dá para prever. Esse grupo do Palmeiras amadureceu muito com as conquistas - concluiu.

Manchester é o mais rico do mundo. Nenhum brasileiro está na lista




Los Angeles (Estados Unidos)

A tradicional revista de finanças Forbes lançou uma lista com os 25 clubes de futebol mais ricos do mundo. Segundo o ranking, em que figura nenhum clube sul-americano, o Manchester United se mantém na liderança á frente do Real Madrid. A surpresa, no entanto, fica com o Arsenal, que é o terceiro colocado.

De acordo com a revista norte-americana, os Diabos Vermelhos valem € 1, 423 bilhão (cerca de R$ 4,2 bi). Logo atrás vem o Real Madrid, que, diferentemente dos ingleses que se apóiam nos acionistas, acharam no grande número de associados a saída para ser viável e estar sempre crescendo. Os merengues valem € 1,03 bi (cerca de R$ 3,1 bi).

O Arsenal rouba o lugar do tradicional Bayern de Munique, quarto colocado, e é o terceiro com € 913 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões). O time de Arsene Wenger é um dos nove clubes ingleses presentes na lista, fato que mostra a força da liga na Inglaterra.

Primeiro italiano a aparecer no ranking, o Milan é o sexto colocado com € 753 milhões (R$ R$ 2,2 bi). Logo atrás vem o Barcelona (€ 730 milhões), como o outro clube espanhol da lista.

Confira os 25 clubes mais ricos do mundo:

1 Manchester United € 1,423 bilhão
2 Real Madrid 1,030
3 Arsenal € 913 milhões
4 Bayern de Munique845
5 Liverpool 768
6 Milan 753
7 Barcelona 730
8 Chelsea 609
9 Juventus 457
10 Schalke 04 388
11 Tottenham 339
12 Olympique Lyon 322
13 Roma 290
14 Inter de Milão 281
15 Hamburgo 251
16 Borussia Dortmund 247
17 Manchester City 236
18 Werder Bremen 222
19 Newcastle 217
20 Stuttgart 201
21 Aston Villa 183
21 Olympique de Marselha183
23 Celtic 166
24 Everton158
25 Rangers 148

Mentalizando decisão, Carlos Alberto promete empenho máximo no Vasco

Rio de Janeiro (RJ)

Durante toda a semana o meia Carlos Alberto mentalizou como será o jogo contra o Botafogo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), pela semifinal da Taça Rio. Agora, é hora de concretizar tudo o que foi imaginado e, pensando em vitória, ele garante: não vai faltar vontade ao elenco vascaíno.

"Eu prometo que não vai faltar vontade dentro de campo. Será um jogo muito difícil e a concentração vai ser maior, mas desde o inicio da semana já mentalizo o que fazer e toda a equipe está preparada para a semifinal", afirmou o camisa 10 do time cruzmaltino.

Recuperado de lesão e pronto para o jogo, Carlos Alberto dá a garantia de empenho no momento em que exalta a relação existente entre os atletas do Vasco. O técnico Dorival Junior foi outro a se mostrar satisfeito com o companheirismo dos atletas, procurando usar isso como um incentivo a mais.

"Conversei com todos os jogadores e fiz uma análise desde o dia da apresentação de todo mundo no começo do ano até aqui. Falei do nosso companheirismo e hoje estamos na decisão. Tentei passar isso para eles, mostrando que estamos preparados para realizar um grande jogo", contou o comandante, seguido por Carlos Alberto.

"Eu gosto de lidar com responsabilidade, e os atletas tem que lidar com isso também. Vai ser muito gostoso vencer amanhã e é muito bom você ganhar uma competição. Se acontecer, isso vai ser maravilhoso para um grupo que tem trabalhado forte. Temos um carinho grande um com o outro aqui dentro e este tem sido o diferencial do Vasco", complementou o meia.

Vasco x Botafogo: Clássico em preto e branco decide finalista

Gazeta Press
Rio de Janeiro (RJ)

Vasco e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 18h30 (Brasília), no Maracanã, decidindo a primeira vaga para a final da Taça Rio. O outro finalista sai do confronto entre Flamengo e Fluminense de domingo. Para o Vasco, é a partida mais importante deste ano de afirmação depois de ter caído para a série B do Campeonato Brasileiro.

O time de São Januário, que venceu todos os seus jogos no segundo turno, quer continuar mantendo sua trajetória de recuperação. Já o Botafogo tem uma situação mais tranquila porque já ganhou a Taça Guanabara e está garantido na decisão.

Mesmo assim, a intenção do técnico Ney Franco é conquistar também a Taça Rio e ficar com o título sem necessidade de uma decisão extra fato que não ocorre no futebol carioca desde 1998 quando o Vasco foi campeão. A partida ainda terá o duelo entre a defesa do Vasco, a menos vazada do campeonato e o ataque do Botafogo, o mais positivo.

No Vasco, o técnico Dorival Júnior já confirmou a entrada do zagueiro Leonardo no lugar do capitão Fernando, que foi vetado pelo departamento médico em função de um problema muscular na coxa direita. O treinador vascaíno tem conversado muito com os seus jogadores porque não pretende ver seu time desfalcado por expulsões no clássico diante do Botafogo.

O time de São Januário já disputou três clássicos, venceu dois e empatou um, mas em todos eles enfrentou problemas por causa da indisciplina. Foram cinco jogadores expulsos em três partidas.

"Neste momento não dá mais para vacilar. O jogador precisa estar bem posicionado em campo para não chegar atrasado nas jogadas e cometer faltas que acabam redundando em expulsões e prejuízos para a equipe", afirmou Dorival.

O meia Carlos Alberto, que é sempre um dos mais visados pelos adversários, tem sido alvo de muitas conversas. Ele disse que está tentando modificar sua forma de se proteger das investidas adversárias para não ser punido por atingir os jogadores com os braços.

"Sei que a provocação vai ser grande e é normal que aconteça, mas quero ir com o Vasco até a decisão do campeonato dentro de campo. E não torcendo fora dele", comentou o meia.

No Botafogo, o grande desfalque da equipe é o zagueiro Emerson que sofreu um estiramento na coxa direita na partida diante do Americano pela Copa do Brasil e foi vetado pelo departamento médico. Já o atacante Reinaldo que saiu no intervalo do mesmo jogo queixando-se de um desconforto muscular,deve ter presença garantida, formando o trio de ataque com Maicosuel e Victor Simões considerado o ponto mais forte da equipe no Campeonato Carioca.

Embora esteja fazendo mistério sobre a escalação da equipe para a partida contra o Vasco, o técnico Ney Franco deve recuar Leandro Guerreiro para atuar como terceiro zagueiro ao lado de Welington e Juninho. A sua vaga no meio campo seria preenchida por Léo Silva embora Batista também tenha chances de entrar.

FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO

Local:
Estádio Maracanã
Data: 11 de abril de 2009 (sábado)
Horário: 18h30 (Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda
Assistentes: Cláudio José de Oliveira Soares e Ricardo Mauricio Ferreira de Almeida.

VASCO:
Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Nilton, Amaral, Jéferson e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton.
Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Renan, Wellington, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Léo Silva(Batista), Fahel, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões.
Técnico: Ney Franco

Botafogo fecha portões e faz treino secreto para despistar espiões

Gazeta Press
Rio de Janeiro (RJ)

O Botafogo treinou de portões fechados na manhã desta sexta-feira, no Engenhão, numa tentativa de despistar possíveis espiões vascaínos. Apenas alguns integrantes de uma torcida organizada do clube tiveram permissão para entrar no estádio.

Para o técnico Ney Franco, a intenção de fechar os portões tem muito a ver com as possibilidades de decidir a vaga nas penalidades máximas. Franco disse que é importante que o estilo de cada um dos batedores não seja divulgado para que o goleiro adversário tenha mais uma arma para fazer a defesa.

O técnico do Botafogo ainda não definiu a equipe que não terá o zagueiro Emerson, vetado pelo departamento médico depois de sofrer um estiramento muscular na partida diante do Americano. Leandro Guerreiro deve ser deslocado para a zaga. No meio campo, Batista e Léo Silva disputam uma vaga embora o treinador alvinegro tenha deixado escapar que Gabriel poderia entrar na lateral esquerda com o respectivo deslocamento de Thiaguinho para o meio campo.

O atacante Reinaldo que deixou o jogo contra o Americano no intervalo em função de um desconforto muscular, treinou normalmente e está confirmado no ataque.

Chelsea irá oferecer R$ 120 milhões por David Villa

Londres (Inglaterra)

O Chelsea está iniciando negociações para realizar seu principal sonho de consumo para a próxima temporada. Segundo o jornal inglês The Sun, o clube está conversando com o Valencia e tem na manga uma proposta de € 40 milhões (cerca de R$ 120 milhões) para seduzir os espanhóis.

Quem está cuidando diretamente da negociação é o bilionário russo dono do Chelsea Roman Abramovich, que vê no jogador que marcou quatro gols na Eurocopa de 2008 o atleta ideal para deixar o time dirigido por Guus Hiddink ainda mais competitivo.

Como o Valencia vive a pior crise financeira de sua história, deverá se desfazer suas principais estrelas para não quebrar ao final da temporada. Por isso, um verdadeiro leilão está sendo feito por Villa e David Silva, outro principal atleta dos espanhóis.

Além dos Blues, o Manchester City estaria na jogada, mas Abramovich aposta que a qualidade do Chelsea e a chance de Villa de disputar a Copa dos Campeões balance o meia- atacante a se mudar para o Stamford Bridge no meio do ano.

Milan pensa em trazer Adebayor para lugar de Kaká, diz jornal

Madri (Espanha)

Publicamente o Milan declara que Kaká não está à venda e não irá a lugar algum. No entanto, nos bastidores, o clube italiano começa a se preparar para ficar sem o brasileiro, segundo o jornal espanhol AS. Para tanto, o principal nome na mesa dos dirigentes milaneses é o do atacante Emmanuel Adebayor.

O jogador, que marcou um golaço de bicicleta no meio dessa semana contra o Villarreal, está disposto a trocar o Arsenal pelo Milan. Com uma proposta por Kaká em torno de € 60 milhões que deverá ser oferecida pelo Real Madrid, os italianos planejam como o dinheiro será gasto.

Uma parte será usada para saldar algumas dívidas e colocar as finanças em dia. Para fazer com que o Arsenal libere o togolês, o Milan deverá ter que desembolsar € 30 milhões (R$ 90 milhões). O restante, segundo o AS, pode ser utilizado para trazer o zagueiro Philippe Mexes, da Roma.

A ideia dos dirigentes e rejuvenescer o plantel do técnico Carlo Ancelotti. O Milan passa por um processo de reformulação, principalmente em sua zaga, pois os principais jogadores estão com idade avançada e deverão se aposentar nas próximas temporadas.

Manchester United entra na briga por gremista Douglas Costa

Do correspondente Valter Junior
Porto Alegre (RS)

Mais um clube europeu deve procurar a direção gremista sobre uma possível transferência do meia Douglas Costa. Nesta sexta-feira, o jornal britânico The Sun noticiou o interesse do Manchester United no garoto de 18 anos.

Os passos de Douglas têm sido seguidos de perto pelo olheiro dos Red Devils na América do Sul, o ex-zagueiro holandês Jaap Stam. No ano passado, ele esteve em Porto Alegre e assistiu a um treino do Inter, no Beira-Rio e a uma partida do Grêmio, no Olímpico.

No mês passado, o Villarreal havia demonstrado interesse no meia. Segundo o periódico, a direção gremista recusou uma proposta próxima dos R$ 25 milhões. A multa do campeão sul-americana sub-20 está avaliada em R$ 80 milhões, valor que dificilmente o Tricolor conseguirá receber. Além de clubes como Real Madrid e Internazionale, o The Sun colocava um novo interessado na lista, o Liverpool.

Atualmente, Douglas Costa está fora de combate. Ele recupera-se de uma lesão e deve ficar mais 20 dias parado. O jogador vinha recebendo poucas oportunidades de Celso Roth, inclusive, chegou a ser xingado publicamente pelo treinador, causando desconforto no elenco. A expectativa com a chegada de um novo treinador ao Olímpicoé de que o meia passe mais tempo em campo.

Os técnicos mais bem pagos da Europa e Brasil

O excelente site Futebol Finance trouxe mais uma tabela interessante: os dez técnicos mais bem pagos do Velho Mundo durante o ano de 2008:




Segundo o FF esses valores já incluem bônus, prêmios, publicidade e patrocínios recebidos pelos profissionais.

Em relação à lista de 2007 é interessante observar a ausência de Rickjaard, Del Bosque, Jol e Eriksson, todos eles figurinhas mais que carimbadas, exceção feita a Martin Jol, que treinava o Tottenham.

Entre os calouros da lista, o nome óbvio, até por liderá-la, é o brasileiro Scolari, que trocou a Seleção de Portugal pela direção - curta - do Chelsea de Abramovich. Hiddink chegou na lista e, ao contrário de Felipão, chegou para ficar. Trocou a Seleção da Rússia pela direção do Chelsea, no lugar do pole position no faturamento. Quanto à presença de Advocaat não é lá muito consistente, pois deixou a parte mais rica e badalada da Europa para ir treinar o emergente Zenith na antiga e congelante Leningrado, mas ainda mais antiga como São Petersbourg.

Mourinho, o Luxemburgo da Europa

É tido como certo, tomando por base informações de dentro do Santos e do Palmeiras, que Vanderlei Luxemburgo custa aos cofres palestrinos algo como 6 milhões de reais por ano, no mínimo, valor que, na verdade, deve girar em torno de 7,5 milhões de reais para o clube. Esse valor, que aparentemente foi o mesmo em 2008, representou nada menos que 6,6% da receita total do futebol palmeirense no ano, inclusive transferências de direitos federativos. Ou impressionantes 12% dos custos do futebol profissional palmeirense no mesmo ano.

Ora, na temporada 2007/2008 a Internazionale teve uma receita de 172.9 milhões de euros, o que significa que José Mourinho custou a bagatela de 6,4% de suas receitas. Ou seja, no quesito “custo do treinador” Palmeiras e Inter de Milão estão empatados. Voltando à Inter, é bom que se diga que essa receita deixou-a como 10ª agremiação que mais faturou na temporada 2007/2008. Isso, entretanto, não se compara ao que o Chelsea gastou com as saídas do próprio Mourinho e de Scolari, e mais a contratação de Hiddink, algo superior a 40 milhões de euros, incluindo o primeiro ano de Hiddink. Como é difícil falar com objetividade sobre Abramovich, também fica difícil falar sobre seu time, que teve um total de 268.9 milhões de euros de receita na mesma temporada de 2007/8.

Na relação dos maiores pagadores a seus técnicos, os outros membros do restrito grupo dos Top Ten em faturamento são o Manchester United, Real Madrid, Arsenal e Bayern Munique, com valores bem inferiores. No caso do Arsenal, por exemplo, os 6.2 milhões de euros pagos a Wenger representam somente 2,3% de sua receita. Sir Alex Ferguson custou aos cofres do Manchester idênticos 2,3% do faturamento de 324.8 milhões de euros.

Curioso, não? Já o Real Madrid foi ainda menos generoso com Juande Ramos, pagando-lhe somente 1,9% de sua receita de 365.8 milhões de euros.

Dá para ver que lá como cá loucuras com os “professores” é que não faltam.

Os Top Ten Brasileiros…

… que na verdade são Top Twelve

Entre nós fica difícil fazer lista semelhante, pois as informações são poucas, em sua maioria não oficiais. Mesmo assim, pelo que se diz, pelo que se comenta, pelo que se imagina no mercado (é difícil até descrever, perceberam?) e pelo que se sabe com alguma certeza, podemos fazer esta relação:




- * Sobre o total de vencimentos foi calculado um acréscimo de 25%, correspondentes a encargos diversos; esse percentual é conservador.

- ** Nada foi divulgado sobre o salário de Parreira, mas por seu histórico, importância e salários anteriores, este Olhar Crônico Esportivo acredita que ele esteja nessa posição.

- *** Roth foi demitido, mas seu custo, com multa contratual, não ficará longe desse valor; no mínimo.

- **** Mesmo caso de Carlos Alberto Parreira.

- ***** Esses treinadores têm salários estimados entre 130 e 180 mil reais.

O custo estimado para Mano Menezes no Corinthians corresponde a 7,6% da receita operacional do futebol em 2008, sem as transferências de atletas. Em relação às receitas operacionais previstas para 2009, esse percentual do custo do treinador é de 5,4%.

Fonte: Blog Olhar Crônico Esportivo

sexta-feira, 10 de abril de 2009

RAIO-X semifinais da Taça Rio: confira a análise de Vasco x Botafogo e Fla x Flu

GLOBOESPORTE.COM estuda defesa, meio-campo, ataque e o banco dos quatro clubes e ainda ouve a opinião de especialistas sobre os confrontos

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Fluminense, Vasco, Botafogo e Flamengo brigam para chegar à final da Taça Rio do Carioca 2009

As semifinais da Taça Rio serão disputadas neste fim de semana, e o GLOBOESPORTE.COM deixa você por dentro de cada detalhe dos confrontos entre Vasco x Botafogo e Flamengo x Fluminense. Fizemos um RAIO-X dos duelos, analisando defesa, meio-campo, ataque e o banco de reservas de cada time para ver quem leva a melhor, além de checar a opinião dos comentaristas Junior (TV Globo), Alex Escobar (SporTV) e Lédio Carmona (SporTV).

O primeiro jogo das semifinais do segundo turno do Campeonato Carioca será disputado neste sábado, às 18h30m, entre o time de São Januário e o Glorioso, no Maracanã. No domingo é a vez do Rubro-Negro encarar o Tricolor das Laranjeiras, às 16h, também no Maior do Mundo.

Os quatro grandes do Rio lutam para avançar à grande final do returno. Como o Botafogo venceu a Taça Guanabara (primeiro turno do Carioca), o time de General Severiano já está classificado para a decisão do Estadual. Caso conquiste também a Taça Rio, o Bota será campeão direto.

- Clique aqui e confira o RAIO-X de Vasco x Botafogo

- Clique aqui e confira o RAIO-X de Flamengo x Fluminense

quinta-feira, 9 de abril de 2009

São Paulo derrota o Defensor de virada

Diante de um belo público, Tricolor venceu o Defensor de virada por 2 a 1, com dois gols do atacante, que voltava ao time ter ficado três jogos fora

Marcelo Prado São Paulo

São Paulo de André Dias foi guerreiro e venceu de virada

Ele já havia salvo o time da derrota logo na estreia na Taça Libertadores da América , com um gol de meia bicicleta, aos 48min do segundo tempo da partida contra o Independiente Medellín, que terminou empatada por 1 a 1. E, na noite desta quinta-feira, Borges brilhou novamente. Ele marcou os dois gols da vitória de virada do São Paulo sobre o Defensor por 2 a 1, para festa da torcida, que compareceu em grande número ao estádio do Morumbi.

Confira os próximos jogos e a tabela de classificação da Libertadores

O resultado colocou a equipe comandada por Muricy Ramalho na próxima fase da competição sul-americana. O time isolou-se ainda mais na liderança do grupo 4, com dez pontos, seis a mais que Defensor e Independiente Medellín, que é o próximo adversário são-paulino, na próxima quarta-feira, na Colômbia. No final de semana, o Tricolor muda o foco e faz a primeira semifinal do Campeonato Paulista , contra o Corinthians, no estádio do Pacaembu

Primeiro tempo sonolento

No último treino antes da partida desta quinta, o técnico Muricy Ramalho resolveu fazer um treino secreto que durou 1h20m. Mas, quando a bola rolou, o que parecia era que o time do São Paulo havia acabado de se conhecer. Muitos erros de passes e nenhuma inspiração, para desespero do torcedor, que compareceu em grande número ao estádio do Morumbi.

O Defensor, inteligentemente, saiu para o jogo e não deu espaços para o Tricolor que, por sua vez, pecou pela falta de aproximação do meio-campo com o ataque. Os uruguaios bloquearam o avanço de Junior Cesar colocando o atacante Nasa aberto pela direita. Pela direita, Zé Luis fechava todas as jogadas para o meio, o que facilitava as coisas para a marcação uruguaia,

Sem alternativas, o time passou a forçar o chuveirinho para a área adversária. O primeiro lance de perigo ocorreu aos 19min, em cabeçada de Borges, para fora. Cinco minutos depois, foi a vez de Washington tentar pelo alto, sem sucesso. O Defensor aproveitava a noite infeliz das principais peças são-paulinas e tentava surpreender com rapidez nas subidas para o ataque.

O jogo, com isso, foi muito fraco tecnicamente. Nenhum dos dois times criou uma jogada de destaque, algo trabalhado. O São Paulo, aos 32min, quase fez o gol com Borges, de cabeça, após cobrança de escanteio de Jorge Wagner. Seis minutos depois, veio a surpresa. Falta cobrada para a área do São Paulo e Rogério Ceni, ao subir para o lance, colocou a bola para dentro do próprio gol. Um frango. Foi o segundo jogo seguido que o camisa 1 são-paulino falha. Ele já havia errado no segundo gol do São Caetano, no empate por 2 a 2 do último domingo, na partida realizada em Presidente Prudente pelo Campeonato Paulista.

Dagoberto e Borges dão show

A situação não se alterou no segundo tempo. O São Paulo seguiu mal em campo e a paciência do seu torcedor acabou. As vaias ecoaram no estádio do Morumbi. Irritado, o técnico Muricy Ramalho resolveu partir para o tudo ou nada, tirando Zé Luis para colocar Dagoberto. Aos 10min, Rogério Ceni, em cobrança de falta, obrigou o goleiro Martín Silva a fazer a sua primeira grande defesa na partida.

A entrada do camisa 25 deu novo gás ao time, que renasceu em campo. Aos 14min, ele fez bela jogada e deu passe açucarado para Washington, que bateu por cobertura e acertou o travessão uruguaio. No minuto seguinte, Washington teve nova chance na cara do gol, mas foi travado na hora da finalização.

Vendo o empenho do time em campo, a torcida resoveu jogar junto e voltou a apoiar. O Defensor, por sua vez, priorizou o sistema defensivo. O técnico Jorge da Silva retirou o atacante Mora e colocou o volante Gaglianone. Com isso, o meio-campo ficou ainda mais congestionado.

O gol são-paulino estava cada vez mais próximo. Aos 24min, Jorge Wagner cobrou escanteio pela direita e André Dias, de cabeça, acertou a trave esquerda de Martín Silva. No minuto seguinte, não teve jeito. Após cruzamento da direita, Washington e André Dias tocaram de cabeça e a bola sobrou para Borges que bateu no ângulo direito do goleiro uruguaio.

Mas o camisa 17 queria mais. Aos 29min, ele fez o Morumbi explodir de alegria. Após cruzamento de Jorge Wagner da esquerda, a zaga uruguaia falhou e Borges, de pé direito, bateu no canto esquerdo de Martín Silva. Foi o quinto gol dele na Taça Libertadores da América.

O gol deu tranquilidade para a equipe em campo. O time passou a tocar mais a bola, esperando o tempo passar. Mesmo assim, o teve chances para marcar o terceiro gol. Aos 39min, Hernanes, em jogada individual pela esquerda, chutou à direita de Martín Silva, com perigo. No minuto seguinte, Borges, cansado, deixou o gramado ovacionado pela torcida. Renato Silva entrou no seu lugar. Com isso, o time passou a jogar no esquema 3-5-2. E só esperou o tempo passar para comemorar sua classificação por antecipação.

Ficha técnica:

SÃO PAULO 2 x 1 DEFENSOR
Rogério Ceni; Zé Luis (Dagoberto), André Dias, Miranda e Junior Cesar; Jean, Hernanes, Arouca e Jorge Wagner; Borges (Renato Silva) e Washington. Martín Silva; Robert Herrera, Jorge Curbelo, Mario Risso e Leandro Cabrera; Carlos Díaz, Diego Ferreira (Jonathan Techera), Miguel Amado e Julio Marchant; Diego de Souza e Rodrigo Mora (Gaglianone).
Técnico: Muricy Ramalho. Técnico: Jorge da Silva.
Gols: Diego de Souza, aos 38min do primeiro tempo e Borges, aos 25min e aos 29min do segundo tempo.
Cartões amarelos: André Dia, Dagoberto e Washington (São Paulo) e Jorge Curbelo (Defensor). Cartão vermelho: Diego de Souza (Defensor).
Estádio: Morumbi. Data: 09/04/2009. Árbitro: Carlos Chandia (CHI). Auxiliares: Lorenzo Acuña (CHI) e Sergio Román (CHI). Renda e público: R$ 1.318.885,00 / 47.205 pagantes

Adriano para de jogar por tempo indeterminado

Atacante convoca coletiva para dizer que vai repensar a carreira e garante que não está doente

Fabrício Costa Rio de Janeiro

O atacante Adriano revelou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, num hotel da Zona Oeste do Rio, que vai ficar sem jogar por tempo indeterminado. A ideia do Imperador, que se disse infeliz no futebol italiano, é repensar a carreira nos próximos meses.

- Fiz isso porque não estava satisfeito. Todo mundo tem o direito de ser feliz no trabalho. E eu estava infeliz na Itália. Não sei se vou ficar um, dois ou três meses sem jogar. Vou repensar a carreira. Sou feliz no Brasil ao lado dos meus amigos e dos meus familiares - disse o Imperador, que estava tranquilo e se apresentou vestindo bermuda e chinelos.
Gilmar Rinaldi, agente de Adriano, vai à Itália na próxima semana para negociar a situação do jogador junto ao Inter de Milão. O próprio Imperador sugeriu que seus salários sejam suspensos até que a situação seja resolvida.

Adriano aproveitou para negar veementemente que tenha problemas de saúde.

- Não sou doente. O Adriano não está morto (risos). Estão até me matando - declarou.

Segundo disse o atacante, ele não sofre nem mesmo de depressão. Ele tentou externar o que se passa com sua vida no momento.

- Queria explicar o que houve nos últimos dias. Colocaram muitas coisas no jornal. Tudo o que eu fiz foi bem pensado. Conversei com minha família, meus amigos e meu empresário. Estou fazendo isso pensando na minha felicidade. Não tenho nada contra o Inter, só não gostava de viver na Itália. Eu me sentia pressionado e suportei uma pressão grande desde os 18 anos de idade. Muita gente não vai entender, é uma situação ruim, chata, não é fácil. Mas é uma opção de vida.

Em relação às suas idas à Vila Cruzeiro, favela da Zona Oeste do Rio onde nasceu e foi criado, Adriano foi tachativo.

- Não vou deixar de frequentar a minha comunidade de maneira alguma. É lá que eu fico à vontade, de bermuda e descalço. Não tenho esse tipo de contato (com traficantes). Mas sei que lá têm pessoas boas e as que seguiram outro tipo de vida. Se falar que nunca vi (bandidos), é mentira. Só que uma coisa é saber quem é, outra é se relacionar - afirmou.

Perguntado se havia a possibilidade de voltar a jogar por um clube brasileiro, Adriano só deu uma opção:

- Se eu for jogar no Brasil, tem de ser no Flamengo. Se não minha avó me mata - finalizou, com bom humor.

Robinho só 'joga' 30 segundos, e City leva virada do Hamburgo

Time azul de Manchester perde por 3 a 1 fora de casa e complica as chances de classificação às semifinais da Copa da Uefa

GLOBOESPORTE.COM Hamburgo, Alemanha


Robinho: uma grande jogada e nada mais

Robinho esteve em campo de forma atuante por 30 segundos nesta quinta-feira, contra o Hamburgo, pela Copa da Uefa. Foi dele a jogada magistral que resultou no gol do Manchester City, marcado por Ireland, logo no minuto inicial da partida. Depois, o craque esteve apagado, e viu os alemães virarem para 3 a 1, em casa, o jogo de ida das quartas-de-final da Copa da Uefa.

Mathijsen, Trochowski e Guerrero fizeram os gols do Hamburgo, que agora pode até perder o jogo de volta por um gol de diferença, na próxima quinta, em Manchester, que ainda assim avança à fase semifinal do torneio.

O City começou dando a impressão de que atropelaria o time do Hamburgo. O primeiro gol surgiu logo aos 30 segundos, em grande jogada de Robinho. O brasileiro recebeu lançamento longo no bico esquerdo da grande área, dominou com estilo e depois rabiscou dois marcadores. Sem olhar, Robinho serviu Ireland, que entrava livre e bateu rasteiro para fazer 1 a 0.

O Hamburgo não acusou o golpe e massacrou logo na sequência. O time chegou ao empate aos nove minutos mas, antes disso, o goleiro Given já havia feito dois milagres. A cabeçada de Mathijsen, após escanteio, acabou por ser demais para o irlandês, que ainda tocou na bola antes de vê-la entrar.

O primeiro tempo seguiu com o Hamburgo um pouco melhor, mas o segundo gol só surgiu na segunda etapa. Micah Richards meteu as duas mãos na bola dentro da área em lance infantil, e a arbitragem marcou pênalti. Trochowski bateu e fez o segundo do Hamburgo.

Diego comemora um dos gols pelo Werder

O City não mostrou poder de reação e acabou por levar o terceiro a 11 minutos do fim. Guerrero recebeu na pequena área e completou para a rede.

Diego faz dois na vitória do Werder

Em outro jogo de ida das quartas realizado na Alemanha, o Werder Bremen derrotou o Udinese por 3 a 1. Diego marcou dois gols pelo Werder, com Hugo Almeida completando o marcador pelo time alemão. No fim, Quagliarella descontou para o Udinese.

Na França, PSG e Dynamo Kiev empataram por 0 a 0. Todos os jogos de volta são na próxima quinta-feira.

Estudiantes goleia em La Plata e adia a classificação do Cruzeiro

Time mineiro se atrasa para chegar ao estádio e não consegue se acertar

O Cruzeiro adiou de forma melancólica e até perigosa a sua classificação às oitavas-de-final para a última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Em um jogo que começou tumultuado por causa do atraso com que a delegação celeste chegou ao Estádio Ciudad La Plata, o Estudiantes aplicou uma goleada na Raposa por 4 a 0, na noite desta quarta-feira, pela quinta rodada do Grupo 5 da competição, com dois gols de Sánches Prette, um de Verón e outro de Fernández. O time argentino devolveu com um gol a mais a derrota que sofrera no Mineirão por 3 a 0, e os mineiros perdem a primeira na competição.

O resultado mantém o Cruzeiro em primeiro na chave, com dez pontos, mas agora com apenas um de vantagem sobre o Estudiantes, que passa a ter nove. A Raposa pode avançar mesmo sem entrar em campo: basta que o seu próximo adversário, o Deportivo Quito, não vença o lanterna Universitario de Sucre, no dia 14, em casa. Se isso acontecer, o time mineiro continua precisando só de um ponto para se classificar, que vai buscar em casa, contra a equipe equatoriana, no dia 23. Mas se perder, corre risco de não avançar. O time argentino joga a última fora, contra os bolivianos.

Nesta terça, dia 14, é a vez do o time azul voltar às atenções para o Campeonato Mineiro, no jogo de ida das semifinais, quando visita o Democrata de Governador Valadares ou o Ituiutaba, que decidem a vaga nesta quinta.

Ouça os gols do jogo pela Rádio Globo

Simule os resultados na tabela dinâmica da Libertadores

Aos trancos e barrancos

O jogo começou muito cedo para o time celeste. A delegação brasileira teve que pegar um caminho mais longo de Buenos Aires, onde estava hospedada, a La Plata, local do jogo, por causa de uma manifestação popular que havia fechado o caminho para o estádio. Com isso, o jogo começou 40 minutos mais tarde, e os jogadores tiveram que aquecer e até vestir as camisas azuis dentro do frio gramado do Estádio Ciudad La Plata.

Ramires sobe mais alto na disputa de bola

A consequência disso se viu logo aos cinco minutos de jogo. Embora o time celeste tivesse chegado com perigo pouco antes, com Gérson Magrão, a zaga deu bobeira em seguida. Fernández recebeu livre, avançou pela ponta direita e rolou na área para o veterano Verón só completar e marcar: 1 a 0.

A desconcentração celeste era tão evidente, que Marquinhos Paraná chegou a chutar uma bola nas costas do colega Wellington Paulista em um lance de ataque. Se aproveitando dos erros celestes, o Estudiantes levou mais perigo e, aos 31, aumentou o placar. Marquinhos Paraná foi desarmado na saída de bola por Boselli, que entrou na área e tocou para Fernández marcar o segundo gol.

Juros e correção monetária

O técnico Adilson Batista fez apenas um alteração no intervalo, tirando o machucado Jonathan para a entrada do garoto Bernardo, revelação da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. E logo no primeiro minuto, Thiago Heleno escorou de cabeça uma cobrança de falta de Gérson Magrão e balançou as redes. O árbitro uruguaio Roberto Silvera apitou impedimento, mas o último toque foi dado pela zaga argentina, em um lance polêmico.

Em uma disputa de bola aos 14, o zagueiro Leonardo Silva acertou o argentino Verón, que levou a pior e, mesmo com o nariz sangrando, continuou em campo. E foi importante para o time argentino, já que aos 28, ele cobrou uma falta deixando Sánchez Prette, que acabara de entrar, na cara do gol para marcar o terceiro do Estudiantes. A zaga celeste ficou parada pedindo impedimento. O atacante ainda marcaria mais um aos 32, depois de tabelar com Verón e bater cruzado, para alegria da torcida, que a esta altura cantava alto no estádio.

Como havia perdido por 3 a 0 no Mineirão, no dia 19 de fevereiro, na estreia das duas equipes, o Estudiantes devolveu a derrota com juros e correção monetária. Com gritos de olé até o apito final.

Ficha técnica:

ESTUDIANTES LA PLATA 4 x 0 CRUZEIRO

Andújar, Angeleri, Cellay, Desábato e Iberbia; Pérez, Braña, Verón (Matias Sánchez) e Benítez; Fernández (Caldeirón) e Boselli (Sánchez Prette). Fábio; Jancarlos (Elicarlos), Thiago Heleno, Leonardo Silva e Jonathan (Bernardo); Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Ramires; Gérgon Magrão e Wellington Paulista (Soares).
Técnico: Alejandro Sabella. Técnico: Adilson Batista.
Gols: Verón, aos cinco, e Fernández, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Sánchez Prette, aos 28 e 32 do segundo.
Cartões amarelos: Verón e Desábato (Estudiantes La Plata); Jonathan, Ramires, Bernardo e Thiago Heleno (Cruzeiro).
Estádio: Ciudad de La Plata, em La Plata (Argentina). Data: 08/04/2009. Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai). Auxiliares: Miguel Nievas (Uruguai) e Carlos Pastorino (Uruguai).

Romário marca pelo Guarani no fim e estraga festa do Inter

Mesmo sem jogar bem, Colorado abre 2 a 0. Homônimo do Baixinho garante jogo de volta no apagar das luzes

GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP


Andrezinho carrega Taison na comemoração do primeiro gol colorado no Brinco de Ouro

O Internacional chegou muito perto de eliminar o jogo de volta na segunda fase da Copa do Brasil. O carimbo no passaporte colorado, no entanto, esbarrou em um certo Romário. Mesmo sem apresentar excelente futebol no Brinco de Ouro da Princesa, na noite desta quarta-feira, o Inter conseguiu abrir 2 a 0 sobre o Guarani com dois gols de Taison. Mas, aos 43 minutos do segundo tempo, quando a vaga nas oitavas-de-final parecia garantida, o homônimo do Baixinho aproveitou a falha da zaga colorada para colocar 2 a 1 no placar e garantir o jogo de volta.

Internacional e Guarani voltam a se enfrentar no Beira-Rio, no dia 22 de abril. O Inter pode empatar ou até perder por 1 a 0 que garante a classificação. Rebaixado no Campeonato Paulista, o Guarani precisa vencer por dois gols de diferença para enfrentar o vencedor de Criciúma x Náutico. Vitórias por um gol de diferença a partir de 3 a 2 também favorecem o Bugre.

Confira os confrontos e resultados da Copa do Brasil

Partida começa equilibrada

Bugre e Colorado fizeram um início de jogo estudado no Brinco de Ouro. Muito toque de bola no meio-de-campo e poucas investidas ofensivas realmente perigosas. Com mais posse de bola. O Inter foi o primeiro a aparecer bem no ataque. Aos sete minutos, Taison foi lançado na entrada da área, mas adiantou muito a bola e teve que saltar para não se chocar com o goleiro. O atacante pediu pênalti, que não houve. A resposta do Guarani veio no minuto seguinte Dairo arriscou de fora da área e a bola passou perto do travessão de Lauro.

Quase-golaço de Nilmar

Aos poucos, a maior qualidade técnica dos colorados começou a falar mais alto. Aos 15 minutos, Nilmar só falto assinar uma pintura. Ele recebeu belo passe de Andrezinho na marca do pênalti. Amorteceu a bola e, quase caindo, tocou de virada por cobertura. O chute passou pelo goleiro Douglas, mas acabou passando a um palmo da trave direita no quase-golaço colorado.


Colorado sai na frente

O gol do Inter veio dez minutos depois. Apesar de o Guarani seguir bem na partida, dando poucos espaços ao Colorado, as rápidas trocas de passes gaúchas deram resultado. Aos 26 minutos, Guiñazu recebeu na esquerda e cruzou para a área. Bem colocado, Andrezinho ajeitou de cabeça para Taison, sem deixar a bola cair, acertar o canto superior esquerdo do goleiro. O chute chegou a bater no travessão antes de entrar.


Nilmar, ainda na primeira etapa, teve boa chance de ampliar. Aos 35 minutos, ele recebeu lançamento na esquerda da área, mas o goleiro Douglas saiu bem para tirar o chute do atacante da direção do gol, mantendo o 1 a 0 no placar até o fim da primeira etapa.

Inter mantém o ritmo, mas por pouco tempo

Se terminou o primeiro tempo melhor, o Inter seguiu pressionando nos primeiros minutos após o intervalo. Logo aos quatro minutos, uma jogada confusa na pequena área do Guarani por pouco não terminou no segundo gol colorado. Sandro cruzou para Nilmar, que não conseguiu arrematar com força. O atacante Dairo tentou afastar o perigo da área do Bugre, mas não conseguiu. Então foi a vez do goleiro campineiro falhar: Douglas tentou o chutão, mas furou e, a cerca de um metro da linha do gol, teve que se jogar para segurar a bola.


Dois minutos depois, Douglas se redimiu. O Guarani passou a buscar o ataque com mais jogadores e a dar mais espaço na defesa. Em um contra-ataque, Nilmar recebeu em profundidade na esquerda da área e chutou cruzado. O arqueiro do Bugre, mais uma vez, saiu bem para abafar e afastar o perigo, rebatendo para a linha de fundo.

E a pressão colorada parou por aí. Nem a entrada de D’Alessandro no lugar de Andrezinho reanimou o time, que diminuiu o ímpeto. Com isso, o Guarani passou a assustar em seus ataques. Em boa jogada do Andrezinho do Bugre pela direita, o goleiro Lauro teve que se esforçar para afastar a bola que passava com perigo pela pequena área. Retrato da satisfação colorada com a magra vitória foi o goleiro Lauro que chegou a recebee cartão amarelo por retardar a partida.


Com Romário, Bugre se lança ao ataque

Disposto a levar o Guarani ao empate, o técnico Oswaldo Alvarez mexeu no time, com Romário, Diego e Chiquinho, nos lugares de Danilo Rios, Dairo e Rafael Fefo, dando ao time características mais ofensivas. O homônimo do Baixinho chegou a ter boa chance de deixar tudo igual, mas, de frente para o gol, não teve a mira do craque e errou o alvo.

Do lado do Inter, o técnico Tite deu sangue novo ao ataque colocando Alecsandro no lugar de Nilmar e substituindo Guiñazu pelo meia Giuliano. O jogo já não se desenvolvia na mesma velocidade da primeira etapa, mas a qualidade técnica dos jogadores voltou a fazer a diferença em favor do Inter.

Alegria e balde de água fria em três minutos


Aos 41 minutos, Taison fez boa jogada pela esquerda e tocou para Giuliano dentro da área. O meia apenas ajeitou para Taison completar a jogada com um chute rasteiro e colocar no placar a vantagem necessária para evitar o jogo de volta no Beira-Rio. Mas esse não era o capítulo final da partida.

três minutos depois, a zaga colorada deu bobeira e Romário não desperdiçou outra chance. Em cruzamento da direita, o atacante apareceu livre por trás dos zagueiros e, de frente para Lauro, tocou para o fundo do gol, garantindo a sobrevida do Guarani na Copa do Brasil.

Ficha técnica:

GUARANI 1 x 2 INTERNACIONAL
Douglas; Mauricio, Rafael Fefo (Chiquinho) e Walter; Maranhão, Glauber, Claudiney Rincón, Bruno, Danilo Rios (Romário) e Andrezinho; Dairo (Diego). Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Glaydson, Guiñazu (Giuliano) e Andrezinho (D'Alessandro); Taison e Nilmar (Alecsandro).
Técnico: Oswaldo Alvarez. Técnico: Tite.
Gols: Gols: Taison, aos 26 minutos do primeiro tempo e aos 41 minutos do segundo tempo; e Romário, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Maurício, Glauber (Guarani); Nilmar, Lauro, Álvaro (Internacional).
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, SP. Data: 08/04/2009. Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ). Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)