sábado, 25 de abril de 2009

Rodrigo Fabri acerta contrato e vai jogar pelo Santo André

Time do ABC reforça elenco que já tem Marcelinho Carioca e Gustavo Nery

Jogador disputou o último Brasileiro pelo Figueirense

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Rodrigo Fabri disputou o Brasileiro do ano passado pelo Figueirense

O Santo André segue reforçando o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Um dia após confirmar a contratação do atacante Nunes (ex-Bragantino), a diretoria do clube do ABC paulista anunciou neste sábado o acerto com o meia Rodrigo Fabri, de 33 anos.

O experiente jogador disputou o último Brasileiro pelo Figueirense. Revelado pela Portuguesa, o meia já atuou em vários clubes tradicionais do futebol brasileiro (Flamengo, Santos,Grêmio, Atlético-MG e São Paulo). E teve rápida passagem pelo Real Madrid.

O Santo André também contratou o meia Bruno César e o atacante Rodriguinho. O quarteto será apresentado oficialmente nesta segunda-feira, às 14h, no Estádio Bruno José Daniel. Em seguida, iniciarão os treinos com os novos companheiros.

Líder Barcelona empata com o Valencia no fim

Barcelona perdia por 2 a 1 até os 40 minutos do segundo tempo, quando Henry empatou o confronto

GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha

Ampliar Foto Agência/EFE Agência/EFE

Os artilheiros Eto´o e Villa passaram em branco no confronto em Valencia

O Barcelona sabia que não encontraria facilidades no Estádio Mestalla, diante de um Valencia embalado pelas cinco vitórias seguidas no Campeonato Espanhol. E as previsões estavam certas. Em um jogo disputado até o fim, as equipes ficaram no 2 a 2, neste sábado, empate que será comemorado pelo Real Madrid.

Com o resultado, o time merengue terá neste domingo a chance de reduzir para quatro pontos a vantagem do líder Barcelona. Só que o compromisso não será dos mais fáceis: Sevilha, fora de casa.

O Barça lidera com 82 pontos ganhos, sete a mais do que o Real. Em terceiro vem o Sevilla, com 57, seguido de perto pelo Valencia, com 56 e um jogo a mais.

O clássico foi muito disputado em Valencia. A equipe catalã, como é de costume, iniciou o jogo pressionando a saída de bola adversária. Depois de perder boas chances, abriu o placar com Messi. O meia fez boa tabela com Iniesta e completou para o gol.

O gol não abateu o Valencia, que continuou jogando de igual para igual em busca do empate. O esforço foi premiado no fim do primeiro. Aos 43 minutos, o meia Maduro aproveitou falha da zaga do Barcelona e empatou o confronto. E três minutos depois, Pablo Hernandéz virou para o Valencia ao receber na esquerda, invadir a área e tocar no canto de Valdés.

O segundo continuou disputado. Com ambos os times perdendo boas chances. Mas aos 40, quando tudo levava a crer que o Valencia sairia com a vitória, Henry aproveitou falha do Goleiro César em cobrança de falta e tocou para o gol vazio.

Málaga fica no 1 a 1 com o Deportivo

O Málaga tropeçou em casa e ficou no empate por 1 a 1 com o Deportivo La Coruña. O resultado impediu que a equipe do volante brasileiro Pablo se aproximasse da zona de classificação à Liga dos Campeões. o Málaga foi a 51 pontos e aparece na sexta posição, logo à frente do La Coruña, que tem 50.

A equipe da casa saiu na frente no estádio de La Rosaleda. Aos 32 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, Duda tocou para Luque, que chutou para o fundo do gol de Aranzubia. O Deportivo voltou melhor do intervalo e empatou aos cinco da etapa final com Sergio González.


Também neste sábado, o Almería venceu o lanterna Numancia por 2 a 1.

Resultados deste sábado

Almería 2 x 1 Numancia

Málaga 1 x 1 La Coruña

Valencia 2 x Barcelona

Manchester vira com cinco gols em 22 minutos

United chegou a estar perdendo para o Tottenham por 2 a 0, em sua própria casa, mas virou a partida em 22 minutos

GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

Ampliar Foto Agência/Reuters Agência/Reuters

Cristiano Ronaldo tira a camisa para comemorar o seu segundo gol no jogo, o da virada

Foi mais um daqueles jogos eletrizantes pelo Campeonato Inglês. O Manchester United chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas fez um segundo tempo fantástico e virou a partida em apenas 22 minutos. Rooney e Cristiano Ronaldo, cada um com dois gols, foram os destaques. Berbatov completou. Pelos Spurs, os gols foram de Bent e Modric.

Com o resultado, o Manchester United, líder com 74 pontos, voltou a abrir três de diferença para o Liverpool. O Chelsea, com 71, é o terceiro. Os Diabos Vermelhos têm um jogo a menos.

O Manchester United entrou em campo pressionado pelas vitórias de Liverpool e Chelsea, seus adversários na luta pelo título do Campeonato Inglês. Talvez por isso tenha iniciado a partida cometendo alguns erros infantis, principalmente de passe. Os Diabos Vermelhos tinham dificuldades para furar o bloqueio dos Spurs, que, aos poucos, começaram a encontrar espaços, principalmente nos contra-ataques.


Em três minutos, o Tottenham abriu 2 a 0, dando a entender que daria fim ao jejum de quase 20 anos sem vitória em Old Trafford. Aos 29, Bent disputou jogada com Vidic após cruzamento de Corluka. Dentro da área, ele aproveitou a sobra da jogada e fuzilou, sem chances para o goleiro Van der Sar. E aos 32, o meia Modric fez jogada na área e chutou cruzado, sem defesa.


Segundo tempo arrasador

A vantagem de dois gols de diferença estava de bom tamanho para o Tottenham, que voltou a se fechar, esperando pela pressão do Manchester. Sem alternativas e empurrado pela torcida, o United foi para cima, mas parou em Gomes.

No segundo tempo, o Manchester United voltou mais eficiente nos passes. E, por isso, passou a encaixar boas jogadas de tabela em profundidade. O técnico Alex Ferguson sacou o volante Fletcher e lançou Tevez.

Os jogadores comemoram a virada, em mais um dia eletrizante na Inglaterra

Com três atacantes (além do argentino, Rooney e Berbatov), o United, usando os lados do campo, diminuiu a diferença, empatou e virou a partida. Tudo isso em 22 minutos. Isso mesmo, o Manchester virou para 5 a 2 em 22 minutos. O primeiro gol saiu com Cristiano Ronaldo, depois que Gomes fez pênalti em Carrick, aos 12. Aos 22, Rooney encontrou um espaço para acertar o canto direito do brasileiro, igualando a partida.

O show dos Diabos Vermelhos continuou na sequência. No minuto seguinte, a virada. Rooney cruzou para a área, e Cristiano Ronaldo, de peixinho, fez a galera explodir em Old Trafford. A torcida roubou a cena e fez um espetáculo à parte. Enquanto comemorava, viu Cristiano Ronaldo, aos 26, retribuir a gentileza a Rooney com um lindo passe. O inglês dominou dentro da área e chutou. O zagueiro Woodgate, em cima da linha, tentou tirar, mas se enrolou, e a bola acabou entrando.

A vitória do time da casa parecia certa, pois o Tottenham era uma presa frágil. Deixou o futebol no vestiário e acabou pagando o preço. E custou mais caro ainda, porque aos 34, Berbatov recebeu passe de Rooney, o melhor em campo, e cabeceou. Gomes defendeu, mas o próprio Berbatov aproveitou para fazer 5 a 2 e dar números finais ao confronto.

Os resultados deste sábado
Bolton 1 x 1 Aston Villa
Everton 1 x 2 Manchester City
Fulham 1 x 0 Stoke
Hull 1 x 3 Liverpool
West Bromwich 3 x 0 Sunderland
West Ham 0 x 1 Chelsea
Manchester United 5 x 2 Tottenham

Robinho faz gol na vitória do City pelo Inglês

Brasileiros têm boa atuação na vitória do Manchester City sobre o Everton

GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterra

Agência/Reuters

Robinho lustra a chuteira de Elano, uma maneira de agradecer o passe que o meia deu para que o atacante marcasse o primeiro gol do Manchester City na vitória sobre o Everton por 2 a 1, em Liverpool. O outro gol do time visitante foi marcado por Ireland. Gosling descontou nos acréscimos

Parreira ainda considera revelações do Fluminense inexperientes

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

Maicon, Tartá e Allan: jovens revelações do Fluminense e quem têm feito um bonito papel em 2009. Contudo, as boas atuações não superam, na visão de Carlos Alberto Parreira, a falta de maturidade. Por isso, todos seguem como reservas da equipe tricolor.

AFP
Carlos Alberto Parreira pediu mais tempo para os 'garotos' ganharem vaga
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE
TABELA DA COPA DO BRASIL
PREGUINHO, WASHINGTON, T.SILVA?
"Eles estão ganhando maturidade, e isso é um processo que demanda tempo. não adiante sair jogando responsabilidade nas costas dos garotos. É tudo uma questão de adaptação", avaliou o comandante.

Enquanto aguarda o momento certo, Parreira convive com a pressão dos torcedores. Pouco satisfeitos com o rendimento do time, eles pede uma renovação, que passa diretamente pela oportunidades aos jovens.

Como exemplo, basta lembrar o último jogo. O Fluminense precisava vencer para eliminar o Águia-PA e avançar às oitavas-de-final da Copa do Brasil. O placar marcava 0 a 0 e o jogo era duro, até que Maicon entrou, anotou dois gols e deu passe para Eduardo Ratinho fechar a goleada em 3 a 0.

Mozart vibra: 'Já estava na hora de voltar'

Volante estava há quase dez anos no futebol europeu e família queria voltar

GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Marcos cumprimenta o recém-chegado Mozart na Academia de Futebol

Mozart foi anunciado na última sexta-feira como reforço do Palmeiras . O volante, de 29 anos, esteve no futebol europeu por quase dez temporadas, e a família queria voltar ao Brasil. A contratação do jogador foi pensada pelo Verdão para suprir as ausências de Edmílson e Sandro Silva, que ficarão no estaleiro por três meses. Por meio da assessoria do clube paulista, Mozart falou sobre o reencontro com Vanderlei Luxemburgo, com quem trabalhou na seleção brasileira sub-23, garantiu que está bem fisicamente e espera ganhar títulos ainda este ano. Ele só deve ser apresentado oficialmente pela diretoria quando o elenco voltar do Chile, após o jogo de quarta-feira, contra o Colo Colo, pela Libertadores .

Desejo de voltar ao Brasil

Estava há muito tempo na Europa, praticamente dez anos, e acho que estava na hora de voltar. O que mais pesou foi o aspecto familiar. Minha filha, de sete anos, estava com alguns problemas em Moscou e eu necessitava retornar.

Reencontro com Vanderlei Luxemburgo

Surgiram alguns clubes interessados em mim, mas desde o início o Palmeiras surgiu como a primeira opção. Era uma vontade atuar em São Paulo e num clube como o Palmeiras. E também o fato de o Vanderlei estar aqui. Trabalhamos juntos na seleção brasileira, em 2000, quando conquistamos o Torneio Pré-Olímpico. Foi um período muito legal da minha vida que espero reeditar com ele aqui.

saiba mais

Principais características

Há um bom tempo venho atuando como primeiro volante. Mas já fiz muitas vezes a função de segundo homem do meio. Estou acostumado. Sou um atleta que marca bastante e aperfeiçoei isso na Europa, mas também gosto de sair para o jogo. Vou chegar para ajudar e espero conquistar títulos ainda este ano.

Amadurecimento na Europa

Aprendi muito lá fora. Você aprende como homem e profissional. Foi difícil a adaptação, mas eu me dei muito bem. No Spartak, estávamos sempre brigando por títulos. Acredito que minha experiência poderá ser importante para o grupo, tanto se o time avançar na Libertadores quanto no Campeonato Brasileiro.

Parte física 100%

Estou bem. Fiz alguns jogos esse ano e fisicamente estou perfeito. Preciso apenas pegar um pouco mais de ritmo de jogo. Começo a treinar desde já e espero ficar à disposição caso o Palmeiras avance na Libertadores (Mozart poderá ser inscrito na competição a partir da segunda fase).

Chegada de Magno anima Dorival Júnior

Treinador diz que jogador é promissor e foi muito bem indicado por amigos

Thiago Lavinas Rio de Janeiro

Magno faz treino físico no Vasco-Barra

Primeiro reforço do Vasco para a disputa da Série B, Magno está em alta com Dorival Júnior. O treinador disse que o meia foi muito bem recomendado pelo ex-técnico do Brasil de Pelotas, Cláudio Duarte, que é amigo do comandante cruzmaltino.

Apesar do rebaixamento do clube no Campeonato Gaúcho, o meia se destacou com algumas boas partidas. Magno marcou três gols na competição. Baiano, o meia teve passagens pelas divisões de base de Vitória e Cruzeiro, onde foi campeão da Taça São Paulo de Juniores em 2007.

- É um garoto que promete muito. Ele foi muito bem observado, muito bem indicado. Todos falam muito bem do atleta. Tenho certeza de que ele pode nos ajudar muito. É garoto, mas com muitas qualidades. E com confiança espero que ele mostre o melhor aqui dentro.

Com 20 anos, Magno chega para compor o elenco vascaíno. Além dele, Dorival Júnior tem outras opções para a posição como Carlos Alberto, Jeferson, Fernandinho e Enrico.

Tardelli comemora: 'Estou vivendo um momento especial'

Forte candidato ao Prêmio Friedenreich, atacante aponta os concorrentes

Richard Souza Belo Horizonte

Ampliar Foto Agência/Estado Agência/Estado

Tardelli é o goleador do Brasil até agora

Goleador do Campeonato Mineiro, com 16 gols, e vice-artilheiro da Copa do Brasil, com quatro. Números que fazem de Diego Tardelli um fortíssimo candidato ao Prêmio Friedenreich. Nesta temporada, ninguém fez mais gols: são 20. O atacante do Atlético-MG tem uma briga dura pela frente, é verdade. Mas se a boa fase continuar...

- Está muito legal. Estou vivendo um momento especial e fico muito feliz por estar em primeiro neste prêmio. Ainda mais com tantos atacantes bons no Brasil. Tem o Taison e o Nilmar, do Inter, o Keirrison, do Palmeiras, o Ronaldo no Corinthians. Espero me manter na frente – comentou.

Um dos motivos para a fase iluminada de Tardelli foi a rápida adaptação ao Atlético e ao futebol mineiro. Isso sem falar no apoio da torcida do Galo.

- O carinho que tenho em Belo Horizonte está sendo muito bom, é gratificante. Estou buscando o meu espaço e quero ser ídolo. Não tenho nem palavras para agradecer. Me dou muito bem na cidade. O único problema é que eu estava acostumado com o Rio, com a praia (risos) – disse.

Neste domingo, o camisa 9 atleticano terá uma nova chance de balançar as redes. Será no primeiro jogo da decisão estadual contra o Cruzeiro, às 16h, no Mineirão.

Atenção total para anular o ataque do Fla

Zagueiro do Botafogo diz que os atacantes adversários vão dar muito trabalho na decisão

Gustavo Rotstein e Marlos Bittencourt Rio de Janeiro

Juninho liga alerta na zaga para ataque do Fla

O capitão Juninho fez um alerta para a linha defensiva do Botafogo, formada por três zagueiros, além dele, Emerson e Leandro Guerreiro completam o setor. O jogador quer atenção máximo com o ataque do Flamengo na primeira partida da decisão do Carioca, domingo, no Maracanã, às 16h. O alvinegro acredita que a zaga terá muito trabalho com a dupla rubro-negra Zé Roberto e Emerson.


- Não teremos sucesso se não nos ajudarmos na partida, porque o Flamengo vai dar muito trabalho para nós. Sabemos que o jogo será corrido e muito disputado. Por isso, é bom ficarmos atento com os ataques do adversário – alertou Juninho.


Apesar da preocupação, o zagueiro diz que Ney Franco tem treinado muito bem o sistema defensivo do Botafogo. Em razão da dedicação ao trabalho, segundo Juninho, o time saberá o que fazer para anular as investidas do Flamengo.


- Estamos conscientes de que o Flamengo vai tentar acabar com o campeonato na primeira partida. Temos de tirar proveito disso e não nos afobarmos durante o jogo. Se mantivermos a calma poderemos conquistar um bom resultado neste confronto – ensinou o capitão.

Após dividida, Ibson dá susto e deixa treino

Meia leva trombada do goleiro Bruno no rachão, mas não deve ser problema para a primeira partida da final do Carioca

Leandro Menezes Rio de Janeiro

saiba mais
A animação no treino do Flamengo, na manhã deste sábado, na Gávea, antes da primeira partida da final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, foi interrompida na segunda parte do tradicional rachão.


O goleiro Bruno, que jogava na linha, deu uma trombada forte no meia Ibson. O camisa 7 rubro-negro ficou caído no gramado por alguns momentos e, quando levantou, deixou o treino indo direto para o vestiário.

Ibson foi examinado no departamento médico e não deve ser problema para o clássico deste domingo, contra o Botafogo, às 16h, no Maracanã.

Apoio da torcida

O último treino do Flamengo antes da decisão foi marcado pelo apoio dos torcedores rubro-negros, na Gávea. Com gritos de ‘Obina!, Obina!’ e pedidos para o capitão Fábio Luciano não encerrar a carreira, eles incentivaram os jogadores do início ao fim.

José Mourinho convida Adriano para a festa do título italiano

Técnico afirma que brasileiro merece ser chamado de campeão, caso a equipe conquiste o tetracampeonato

GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

Ampliar Foto Marcos Felipe/GLOBOESPORTE.COM Marcos Felipe/GLOBOESPORTE.COM

Mourinho quer Adriano na festa do título

Adriano não é mais jogador do Internazionale de Milão. A rescisão do contrato entre as partes foi anunciada nesta sexta-feira, mas nem por isso o técnico José Mourinho deixou de olhar o Imperador como parte do grupo. O português fez um convite para que o brasileiro participe da festa do título, caso o Inter confirme a conquista do tetracampeonato.

Sem esconder a tristeza por ter perdido Adriano, Mourinho, em entrevista à imprensa italiana, deixou no ar que o Inter de Milão perdeu mais do que um jogador.

- Estou triste com tudo que tem acontecido. Eu realmente espero que Adriano possa achar a felicidade que ele não estava conseguindo ter aqui. Eu o vejo como um amigo, um grande rapaz. Se nós vencermos o Campeonato Italiano, estarei esperando por ele na festa, porque ele estava conosco quando iniciamos essa aventura em agosto do ano passado. Ele merece o título, assim como o restante do elenco, e essa seria a melhor oportunidade de estarmos todos juntos - afirmou o técnico.

Adriano deixou o Internazionale oficialmente na última sexta, depois de negociar a rescisão amigável do seu contrato com o clube. A negociação durou uma semana. Nenhuma das partes terá de pagar multa. O Imperador está livre para jogar em qualquer clube do mundo, inclusive da própria Itália.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Copa do Brasil: sorteio define quem decide oitavas em casa

Corinthians, Fluminense, Inter e Galo decidem duelos dentro de casa

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou na tarde desta sexta-feira os mandos de campo e divulgou as datas de horários das partidas das oitavas-de-final da Copa do Brasil 2009. Corinthians, Fluminense, Internacional, Atlético-MG, Coritiba, Fortaleza, Ponte Preta e Icasa decidem em casa diante do Atlético-PR, Goiás, Náutico, Vitória, CSA, Flamengo, Americano e Vasco, que, respectivamente, mandam a primeira partida.

Confira os jogos das oitavas-de-final

Jogos de ida
Quarta, 29/04 (horário de Brasília)

19h30m - Americano x Ponte Preta - Godofredo Cruz (Campos, RJ)
20h30m - CSA x Coritiba - Rei Pelé (Maceió, AL)
21h50m - Vitória x Atlético-MG - Barradão (Salvador, BA)
21h50m - Atlético-PR x Corinthians - Arena da Baixada (Curitiba, PR)
21h50m - Flamengo x Fortaleza - Raulino de Oliveira (Volta Redonda, RJ)
21h50m - Náutico x Internacional - Aflitos (Recife, PE)
Quinta, 30/04

19h30m - Vasco x Icasa - São Januário (Rio de Janeiro, RJ)
21h30m - Goiás x Fluminense - Serra Dourada (Goiânia, GO)

Jogos de volta

Terça, 05/05

21h30m - Ponte Preta x Americano - Moisés Lucarelli (Campinas, SP)
Quarta, 06/05

19h30m - Icasa x Vasco - Romeirão (Juazeiro do Norte, CE)
21h50m - Atlético-MG x Vitória - Mineirão (Belo Horizonte, MG)
21h50m - Corinthians x Atlético-PR - Pacaembu (São Paulo, SP)
21h50m - Coritiba x CSA - Couto Pereira (Curitiba, PR)
21h50m - Fortaleza x Flamengo - Castelão (Fortaleza, CE)
21h50m - Internacional x Náutico - Beira-Rio (Porto Alegre, RS)
Quinta, 07/05

21h30m - Fluminense x Goiás - Maracanã (Rio de Janeiro, RJ)

Empate deixa o Octa do Lyon ainda mais longe

Resultado de 0 a 0 no estádio Gerland mantém equipes em terceiro e quarto lugares no Francês. Líder Olympique pode disparar no domingo

GLOBOESPORTE.COM Lyon, França

Juninho Pernambucano incomodou o PSG com bons chutes de fora da área

Lyon e Paris Saint-Germain se enfrentaram nesta sexta-feira, no Estádio Gerland, e não passaram de empate por 0 a 0, na abertura da 33ª rodada do Campeonato Francês . O resultado complicou as pretensões de título das duas equipes.

Juninho Pernambucano e Cris foram titulares no time do Lyon, com Ederson entrando na segunda etapa. O heptacampeão é o terceiro colocado e agora tem 61 pontos, três a menos que o líder Olympique de Marselha, que visita o Lille no domingo. O PSG, que teve Ceará titular, chegou a 60 pontos e se manteve em quarto lugar. Restam cinco jogos para Lyon e PSG na competição.

O Lyon foi melhor no primeiro tempo e dominou a partida territorialmente. Muito retraído, o PSG pouco foi ao ataque. O Lyon, por sua vezz, teve dificuldades para penetrar na zaga rival e assustou mais em chutes de longe de Juninho. O Pernambucano deu trabalho ao goleiro Landreau.

No segundo tempo, o PSG teve grande chance para abrir o marcador. Hoarau foi lançado e entrou livre, cara a cara com o goleiro Lloris. O atacante bateu justamente em cima do arqueiro e desperdiçou a oportunidade.

Apesar de não ser brilhante, o Lyon voltou a dominar e esteve muito perto de abrir o marcador. Landreau apareceu bem sempre que solicitado e ainda teve sorte num lance crucial. Aos 39, após boa troca de passes que envolveu Ederson e Juninho, Benzema entrou livre pelo lado esquerdo e tocou rasteiro na saída do goleiro. A bola bateu na trave e saiu.


A partir daí, o Lyon seguiu pressionando, mas não foi capaz de fazer o gol da vitória.

Confira a 33ª rodada completa:

Sexta-feira

Lyon 0 x 0 PSG

Domingo
Toulouse x Lorient
Nice x Saint-Etienne
Le Mans x Monaco
Auxerre x Caen
Le Havre x Grenoble
Sochaux x Valenciennes
Nancy x Nantes
Lille x Olympique de Marselha

Quarta-feira (29/4)

Rennes x Bordeaux

Felipão recebe proposta para comandar seleção angolana na Copa das Nações

Técnico serviria também como garoto-propaganda do evento, que será organizado por Angola, em janeiro de 2010

Henrique Netto Rio de Janeiro

Felipão recebeu proposta oficial para comandar Angola na Copa Africana, que será em janeiro

O técnico Luiz Felipe Scolari é o escolhido pela Federação Angolana de Futebol para comandar a seleção nacional do país até o fim da Copa das Nações Africanas, competição continental que Será disputada em janeiro de 2009, em Angola.

A proposta oficial já foi feita ao treinador, que, por sua vez, respondeu dizendo que só decidirá o seu futuro em junho, quando a temporada europeia terminar. As informações foram confirmadas nesta sexta-feira pela assessoria de comunicação de Scolari ao GLOBOESPORTE.COM.

Para convencer Felipão, a Federação Angolana conta com o apoio do governo do país, que pagaria os salários do técnico. O objetivo é ter o brasileiro atuando em duas frentes. Dentro de campo, ele usaria a sua experiência para comandar a seleção. E fora dele, serviria como garoto-propaganda do evento.

A intenção das autoridades angolanas é organizar a melhor Copa das Nações da história. Muitos investimentos estão sendo feitos na infraestrutura do país para que os jogos possam ser realizados. Quatro estádios novos serão construídos até lá.

Angola tem uma ligação histórica com Portugal. A estratégia é utilizar Felipão da mesma maneira que os portugueses fizeram para divulgar a Eurocopa de 2004. Ele teria a imagem relacionada ao evento em anúncios publicitários e poderia ajudar na organização.

Dentro de campo, a meta é ambiciosa. Depois de ter participado da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a seleção angolana vem dando sinais de que poderá incomodar os grandes times do continente africano. Como país-sede da Copa das Nações, pretende utilizar a força da sua torcida para conquistar a competição pela primeira vez em sua história. E Felipão teria papel importante nessa jornada.

Scolari iniciou a atual temporada europeia no comando do Chelsea, mas, por causa da campanha irregular, acabou demitido pelo russo Roman Abramovich, dono do clube. Felipão continua morando em Londres mesmo após a demissão, o que vem sendo motivo de especulação por parte da imprensa inglesa, que aponta o brasileiro como favorito para assumir o Manchester City, depois do término do Campeonato Inglês.

Na briga pelo título, Real Madrid e Barcelona têm jogos duros fora de casa

No sábado, líder Barça tem pedreira diante do Valencia. E no domingo, equipe da capital encara o Sevilla

GLOBOESPORTE.COM Madri

Líder e vice-líder na corrida pela artilharia, Eto´o e Villa vão duelar em Valencia

Barcelona e Real Madrid, respectivamente líder e vice do Campeonato Espanhol, terão compromissos complicados fora de casa na 33ª rodada, diante de Valencia e Sevilla.

Com 81 pontos na tabela, o Barça vai ao estádio Mestalla encarar o Valencia, que aparece em quarto lugar e vem de cinco vitórias seguidas - a última delas sobre o Bétis, fora de casa. A equipe catalã jogará pensando não só no adversário, mas também no confronto de terça diante do Chelsea, no Camp Nou, pela ida das semifinais da Liga dos Campeões.

O duelo particular entre os artilheiros Samuel Eto'o e David Villa será uma das atrações. Enquanto o camaronês do Barça tem 27 gols, o rival aparece com 25 e ainda leva a vantagem de estar diante de sua torcida.

O meia-atacante argentino Lionel Messi, poupado pelo técnico Guardiola na goleada sobre o Sevilla, rodada passada, deve voltar ao time titular do Barcelona, enquanto Joaquín e Albelda desfalcam o Valencia.

No domingo, o Real Madrid visita o Sevilla no Ramón Sánchez Pizjuan, sabendo do resultado do rival e confiante em descontar a diferença, atualmente de seis pontos. Os donos da casa também chegam pressionados porque vêm de uma série de maus resultados e estacionaram nos 57 pontos, apenas dois à frente do Valencia. O terceiro colocado garante vaga direta à Liga dos Campeões.

O jogo será especial para o técnico Juande Ramos, que levou o Sevilla ao título da Copa da Uefa em duas temporadas seguidas (2005/2006 e 2006/07) e deixou o clube em 2007.

Para a partida, o Real Madrid tem a dúvida do zagueiro italiano Fabio Cannavaro, com uma pancada no tornozelo esquerdo. Ele viaja com o grupo e será avaliado pouco antes do apito inicial - mesma situação do atacante holandês Klaas-Jan Huntelaar, com dores musculares na perna direita.

Clique e confira a tabela de classificação do Espanhol


O zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe, expulso na vitória da última rodada sobre o Getafe, pegou dez jogos de suspensão e desfalca o time pelo restante da temporada. Ele cometeu pênalti em um rival, o chutou ainda no chão, socou outro adversário e ainda insultou o árbitro.

O Villarreal, quinto com 52 pontos, visita domingo o Getafe e ainda sonha com uma vaga na Liga dos Campeões. A equipe vem de vitória sobre o Recreativo Huelva, em casa, e pega um rival desesperado para não cair - é o 16º colocado, com 34.

Também no sábado, Almería e Numancia fazem confronto de desesperados na casa do primeiro. Atuais lanternas, os visitantes estão com 28 pontos e dependem de uma vitória, aliada a um tropeço do Recreativo, com 30 e que recebe o Mallorca em Huelva no dia seguinte.

Confira os jogos da 32ª rodada do Campeonato Espanhol

* horários de brasília

Sábado

15:00 Málaga x La Coruña

15:00 Almería x Numancia

17:00 Valencia x Barcelona

Domingo

12:00 Getafe x Villarreal

12:00 Athletic de Bilbao x Racing

12:00 Atlético de Madri x Sporting Gijón

12:00 Espanyol x Bétis

12:00 Recreativo x Mallorca

14:00 Sevilla x Real Madrid

16:00 Valladolid x Osasuna

Milan: prejuízo de R$ 200 milhões no futebol

Clube informa balanço negativo da temporada, onde ficou fora da Liga dos Campeões, principal competição de clubes na Europa

Das agências de notícias Milão, Itália

Ampliar Foto Agência/AFP Agência/AFP

Para Galliani, Milan sentiu ausência na Liga

O Milan encerrou o ano de 2008 com prejuízo de € 69 milhões (R$ 200 milhões), motivadas principalmente pela ausência na atual edição da Liga dos Campeões, informou nesta sexta-feira o clube.

A equipe, de propriedade do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, registrou faturamento de € 237,9 milhões (R$ 690 milhões) no último exercício fiscal.

Segundo o vice-presidente e chefe executivo do Milan, Adriano Galliani, a equipe não pode ficar outra temporada ausente da principal competição de clubes europeia.

- O Milan sente a ausência na Liga dos Campeões. Um clube como o nosso não pode se permitir ficar de fora da Liga dos Campeões por dois anos consecutivos, por isso agora estamos concentrados apenas na reconquista de um posto na competição. Infelizmente nós somos os únicos a ter falsificadores de material esportivo, e isso influencia. Há dez anos faturávamos mais que Real Madrid e Barcelona, agora quase a metade - afirmou Galliani após a assembleia de acionistas.

Segundo o dirigente, hoje há uma relação direta entre faturamento e resultados em campo.

- O Milan é o segundo no campeonato nacional e tem o segundo orçamento entre as equipes italianos. Para dar um exemplo, os clubes ingleses hoje faturam quase o dobro que nós. Além disso, na Itália temos um imposto que se chama Irap (uma taxa regional) e pagamos entre sete e dez milhões por ano. O problema está no fato de que este imposto é pago já sobre os salários que sobre os acréscimos. Se vendo um jogador, portanto, devo pagar sobre 4% de impostos - comentou.

O diretor do clube italiano assegurou que não está prevista a cessão de cotas de seu conjunto de acionistas, sejam elas majoritárias ou minoritárias.

Disposto a 'tentar algo novo', Ibrahimovic cogita deixar o Inter de Milão

Entrevista publicada no mesmo dia da rescisão de Adriano mostra que o craque sueco também pode estar de saída do clube em breve

GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

Ibrahimovic tem contrato com Inter até 2013

O Inter de Milão oficializou nesta sexta-feira a rescisão de contrato de Adriano e, ao mesmo tempo, recebeu a notícia de que seu ataque corre o risco de ficar ainda mais enfraquecido em breve: Zlatan Ibrahimovic, principal jogador do time atualmente, disse em entrevista ao site "British Eurosport" que planeja novos rumos na carreira.


- Tenho contrato com o Inter (até 2013) e estou bem aqui, mas ao mesmo tempo eu gostaria de tentar algo novo. Já estou há cinco anos seguidos na Itália - disse Ibra.

Depois de brilhar pelo Juventus, entre 2004 e 2006, e no Inter, o camisa 8 do Inter acredita que seu ciclo no futebol da Velha Bota está perto do fim.

- Ganhei tudo na Itália e aprendi muito com este país. Entretanto, chega um momento na vida, como aconteceu quando eu jogava no Ajax, que você diz a si mesmo que é hora de tentar algo novo - acrescentou.

Segundo a imprensa europeia, o Inter de Milão não aceitaria se desfazer de Ibrahimovic por menos de € 100 milhões (R$ 291 mi).

'Miranda sair por R$ 23 mi? É ridículo'

Valor especulado está longe da multa rescisória do atleta, de R$ 55 mi

Carolina Elustondo São Paulo

O jornal inglês "Daily Mail" informou, na última quinta-feira, que o Tottenham está de olho em Miranda, do São Paulo . Ainda segundo a reportagem, o clube londrino estaria disposto a pagar 7 milhões de libras (quase R$ 23 milhões) pelo zagueiro. João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do clube paulista, informou que não recebeu qualquer contato do time inglês sobre o atleta. E achou os valores especulados "ridículos", já que a multa rescisória de Miranda gira em torno de US$ 25 milhões (cerca de R$ 55 milhões).

- Não chegou nada para nós, nem proposta ou sondagem. Acho estranho que isso apareça fora da janela, não teria sentido. E esse valor é ridículo. Se aparecerem com esta proposta aqui, vão perder a viagem - garantiu o dirigente tricolor.

Emerson tem oferta milionária, mas diz que quer ficar no Fla

Atacante recebeu proposta de R$ 10 milhões por ano do Al-Shabbab, dos Emirados Árabes

Eduardo Peixoto e Cahê Mota Rio de Janeiro

Ampliar Foto Agência/Estado Agência/Estado

Emerson dá voleio durante treino do Fla

O técnico Cuca classificou como “mentira para desestabilizar o Flamengo” a notícia de que o Al-Shabbab fez uma proposta oficial para contratar o atacante Emerson. Porém, o Sheik da Gávea confirma que tem em mãos a oferta de R$ 10 milhões do clube dos Emirados Árabes.

- Realmente existe essa proposta, mas não quero pensar nisso agora. Eu quero ficar no Flamengo. Minha ideia é somente pensar no Carioca e na Copa do Brasil e realizar o meu sonho de ser campeão pelo Mengão – disse.

O contrato dele com o Rubro-Negro termina no dia 15 de julho, mas pode ser renovado automaticamente até o fim do ano com reajuste salarial.

O jogador, de 30 anos, chegou à Gávea no fim de março depois de 11 anos entre Japão, França e Qatar. Ainda se adaptando ao futebol brasileiro ele marcou dois gols em quatro jogos. Emerson será titular na decisão de domingo contra o Botafogo, no Maracanã. No treino de quinta-feira, fez quatro gols e saiu de campo aplaudido pelos torcedores que estiveram na Gávea.

Adriano rescinde com o Inter

Depois de uma semana de negociações, clube e jogador chegam a um acordo para o fim do compromisso de oito anos

GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

O anúncio da rescisão foi feita pelo Inter de Milão em seu site oficial

Adriano não é mais jogador do Internazionale de Milão. O atacante acertou na quinta-feira a rescisão com o clube, depois de um período conturbado. No entanto, o anúncio oficial do fim do compromisso só foi feito nesta sexta, por intermédio de uma nota no site do Inter, dia em que a documentação da rescisão foi entregue à Federação Italiana. O acordo tem efeito a partir de 1º de abril de 2009.

Clique e confira os altos e baixos da carreira de Adriano

As negociações para a rescisão do contrato iniciaram na semana passada, dias depois de Adriano declarar, em entrevista coletiva, que daria um tempo em sua carreira e não se reapresentaria ao Inter de Milão (ele esteve com a seleção brasileira nos jogos contra Equador e Peru, dias 29 de março e 1º de abril, pelas eliminatórias da Copa de 2010).

Enquanto aproveitava as "férias" no Brasil, seu empresário, o ex-goleiro Gilmar Rinaldi, negociava o fim do compromisso entre as partes. Gilmar chegou a ir à Itália, na semana passada, para iniciar as conversas. Na última quarta-feira, o acordo ficou apenas por detalhes, que acabaram sendo resolvidos nesta quinta.

Segundo o empresário, em entrevista ao programa Redação SporTV, Adriano e Inter de Milão chegaram a um acordo amigável. Nenhuma das partes precisou pagar qualquer quantia para romper o compromisso.

- Existia uma multa de 200 milhões de euros pela rescisão (cerca de R$ 580 milhões), mas eu conversei com os dirigentes do Inter e chegamos a um bom acordo. Ninguém pagará nada. O Adriano está livre para negociar com qualquer clube, até mesmo da Itália - disse Gilmar Rinaldi.

O futuro do atacante também está sendo estudado pelo empresário. Adriano vem mantendo a forma por conta própria, depois de ter se recuperado de uma lesão no tornozelo.

- Ele pensa em Europa, mas acho que vai dar um tempo de Itália. Houve um desgaste muito grande lá, até mesmo com a imprensa. Foram oito anos de Inter de Milão - explicou.

Adriano, também chamado de Imperador na Itália, chegou ao Inter em 2001, negociado com o Flamengo Ele marcou 74 gols com a camisa do clube. No país, também defendeu as camisas de Parma e Fiorentina.

Novo apelido no Palestra: 'Au, au, au, Diego Souza é animal'

Enquanto corriam pelo gramado, jogadores do Palmeiras cantaram a música que compara o camisa 7 a Edmundo

Marcelo Prado São Paulo

Agência/Agência Estado

Diego Souza é o jogador mais badalado do Verdão no momento

Não é só com a torcida do Palmeiras que Diego Souza está com o prestígio em alta. Os próprios companheiros estão celebrando a ótima fase vivida pelo camisa 7 que, nas últimas partidas da equipe, tem chamado a responsabilidade.

Nesta quinta-feira, por causa da forte chuva que castigou a capital paulista, houve apenas um leve treinamento físico. Somente os goleiros Marcos, Bruno e Deola trabalharam com bola.

Um grupo de 14 jogadores correu junto pelo gramado da Academia de Futebol. Entre eles, estava Diego Souza. Eis que surgiu o coro:

- Au, au, au, Diego Souza é animal. Au, au, au, Diego Souza é animal.

Essa música era cantada pela torcida do Palmeiras na época em que Edmundo defendeu o time de Palestra Itália. Quando escutou, Diego Souza sorriu, feliz com a homenagem. Até porque sabe que seu desempenho será decisivo para o Verdão buscar a classificação para a segunda fase da Taça Libertadores da América.

Na próxima quarta-feira, o time enfrenta o Colo Colo (CHI), em Santiago, precisando da vitória para se garantir. E Diego Souza, pelo futebol que vem mostrando, é a principal esperança da torcida. E dos companheiros também.

Mas não é só na boa fase que Diego tem lembrado Edmundo. No último sábado, o meia viveu o lado negativo do apelido Animal. O jogador brigou com o zagueiro Domingos, do Santos, e pode levar um gancho de até 1260 dias.

SPORT: Vandinho homenageia a avó após gol

Atacante comemora a virada rubro-negra sobre o Colo Colo apontando para o céu, lembrando Dona Maria José, falecida no último sábado

Helena Rebello Rio de Janeiro

Vandinho dedicou o gol da virada sobre o Colo Colo para sua avó, falecida no sábado

Às vésperas da sua estreia na Libertadores, Vandinho contou ao GLOBOESPORTE.COM o sonho de marcar, diante do Palmeiras, o que poderia ser o gol da classificação do Sport para as oitavas-de-final da competição. Pela primeira vez em sua carreira, o atacante passou em branco em uma primeira atuação. O que ele não sabia é que tudo era uma questão de tempo, e que balançar as redes poderia ter um significado ainda mais especial.


- O gol desta quarta foi muito importante para o Leão, mas também para mim. Sábado eu perdi a minha avó, que agora está no céu. Isso tudo veio no momento certo, e eu dediquei para ela – contou, emocionado, o artilheiro, que comemorou o segundo gol da virada sobre o Colo Colo apontando para o alto, em homenagem à Dona Maria José.

Após a festa pela vitória por 2 a 1 e pela vaga já garantida na próxima fase da competição continental, Vandinho acredita que está mais próximo da torcida rubro-negra, que se dividiu quando o atleta desbancou o xodó Ciro e virou titular.


- Atacante tem que fazer gol, e eu pude ajudar com mais uma participação importante. A torcida quer o resultado, e o nosso grupo é forte, entra com um só foco. O Ciro é um excelente atacante e tem um futuro muito promissor – analisou o goleador.

Estreia na 2ª Divisão pode ser no Maraca


Diretoria pode transferir a partida contra o Brasiliense para o estádio para ter mais torcedores

Thiago Lavinas Rio de Janeiro

A diretoria do Vasco estuda transferir a estreia na Série B contra o Brasiliense, dia 9 de maio, às 16h10m, para o Maracanã. Atualmente, o jogo está marcado pela CBF para São Januário.

A mudança seria devido ao apelo da partida. A diretoria espera um grande público e o estádio de São Januário só está liberado para receber 18 mil torcedores. No Maracanã, a expectativa seria de 50 a 60 mil torcedores.


A decisão vai ser tomada até o início da próxima semana e comunicada à CBF.

- O estudo está sendo feito. Precisamos ter uma idéia de quantos torcedores iriam ao Maracanã já que só passaríamos a ter lucro com um público acima dos 30 mil. Menos do que isso não ganharíamos nada já que há as despesas do estádio. E precisamos informar a mudança à CBF até dez dias antes da partida – explicou o diretor de futebol Rodrigo Caetano.

Em todos os quatro jogos disputados pelo Vasco nesta temporada, o time levou mais de 30 mil torcedores ao estádio. Na semifinal da Taça Rio contra o Botafogo, o público pagante foi de 66.255. Já contra o Flamengo (69.648) e o Botafogo (32.290), na fase de classificação da Taça Rio, e o Fluminense (38.539), na Taça Guanabara, os torcedores também compareceram em bom número.

Ibrahimovic mostra genialidade, Inter vence, mas está fora da Copa da Itália

Time só consegue superar Sampdoria pela contagem mínima e, como pedera na ida por 3 a 0, é eliminado. Final do torneio será Lazio x Samp

GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

Ibrahimovic mostrou toda sua categoria, mas não foi capaz de levar o Inter à final

O Inter de Milão foi eliminado da Copa da Itália nesta quinta-feira. Jogando em casa, o time venceu o Sampdoria por 1 a 0 e, como havia perdido por 3 a 0 o jogo de ida, acabou fora da final do torneio pela primeira vez em cinco anos (nos últimos quatro, foi à decisão contra o Roma). Apesar da eliminação, o torcedor do Inter deve ter ido para a casa com a sensação de que o jogo "valeu o ingresso". Além de cheia de emoções, a partida teve um belo gol de Ibrahimovic e também uma bola na trave em conclusão genial do sueco.

O goleiro Julio César também se destacou, evitando que Cassano e Pazzini marcassem pelo Sampdoria. Na única falha do brasileiro, em saída errada de gol para cortar cruzamento, Crespo salvou a pele do camisa 12 com uma cabeçada em cima da linha de gol.

A final do torneio será disputada em partida única no próximo dia 13 de maio. O adversário do Sampdoria será o Lazio, que eliminou o Juventus na quarta-feira.

Apesar de poder perder por dois gols, o Sampdoria não se limitou a defender e deu trabalho a Julio César na primeira etapa. O Inter teve dificuldades para atacar, mas abriu o placar aos 27. Após bola levantada, a zaga cortou mal e Ibrahimovic, da entrada da área, soltou uma bomba na gaveta para fazer 1 a 0.

Bola na trave de Ibra vale o ingresso


O sueco estava inspirado e por pouco não ampliou em lance de pura genialidade. Ele recebeu no lado esquerdo da área e deu um toque por cobertura que deixou a todos em campo atônitos. O goleiro Castellazzi apenas acompanhou com os olhos a trajetória da bola, que caprichosamente bateu na trave esquerda e voltou para o meio da área.

Pouco depois, Ibra fez carnaval no lado esquerdo da área e cruzou na cabeça de Crespo que, na entrada da pequena área, testou para fora.

No segundo tempo, o jogo ficou mais emocionante e nervoso também. Houve algumas discussões em campo, envolvendo principalmente o atacante Cassano, do Sampdoria.

Em outra bola que surpreendeu, Ibrahimovic cruzou na área e ela acertou o travessão. Na sobra, Burdisso chutou e Castellazzi defendeu literalmente em cima da linha de gol. No fim, Materazzi ainda foi expulso por reclamação e o Sampdoria pôde comemorar a classificação para a decisão.

Fabão promete não aliviar para Ronaldo e torce contra cartão

Zagueiro santista afirma que ausência de camisa 9 do Timão poderia ser boa, mas também tiraria brilho de possível conquista do time da Vila Belmiro

GLOBOESPORTE.COM Santos, SP


Fabão durante treino do Peixe nesta quinta

Se pudesse escolher entre ter Ronaldo na segunda partida decisiva do Campeonato Paulista, no Pacaembu, ou ver o Fenômeno fora da disputa por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Fabão ficaria dividido. Prestes a encarar o maior artilheiro das Copas na primeira decisão do estadual, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, o zagueiro do time litorâneo admite que a ausência do goleador no jogo da capital seria boa. No entanto, ele também pondera que, caso o Peixe conquiste o título, o sabor da vitória seria diferente sem a presença do camisa 9 do Timão em campo.

- A gente não vai jogar pensando nisso (que Ronaldo está pendurado), mas se acontecesse de levar o amarelo seria uma boa. Mas é bom ter uma final com o Ronaldo nos dois jogos porque o campeonato pode ter um pouco mais de gosto – disse Fabão, vislumbrando a possibilidade de título para os santistas.

Para ficar com a taça, o Santos precisa vencer, pois o Corinthians joga por dois empates por ter tido uma campanha melhor que a do Peixe. Por isso, Fabão, que está pendurado, assim como o Fenômeno, pede atenção.

- Não podemos nos preocupar com o Ronaldo levar cartão porque senão somos nós que acabaremos levando. O Corinthians joga por um empate e temos de ir em busca do resultado para reverter isso. É claro que eu quero estar nos dois jogos, mas se tiver de fazer falta eu vou fazer. Não vou mudar o meu jeito – afirmou.

Além de Ronaldo e Fabão, Corinthians e Santos têm outros atletas pendurados para a disputa, entre titulares e reservas. Pelo lado do time do Parque São Jorge, Chicão, Jorge Henrique e Lulinha podem desfalcar a equipe no jogo que acontecerá no Pacaembu. Já na equipe da Vila, Fábio Costa, Fabiano Eller, Madson, Molina, Bolaños, Pará, Roni, Lúcio Flávio e Róbson podem perder a segunda decisão do Paulista