quinta-feira, 9 de abril de 2009

Romário marca pelo Guarani no fim e estraga festa do Inter

Mesmo sem jogar bem, Colorado abre 2 a 0. Homônimo do Baixinho garante jogo de volta no apagar das luzes

GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP


Andrezinho carrega Taison na comemoração do primeiro gol colorado no Brinco de Ouro

O Internacional chegou muito perto de eliminar o jogo de volta na segunda fase da Copa do Brasil. O carimbo no passaporte colorado, no entanto, esbarrou em um certo Romário. Mesmo sem apresentar excelente futebol no Brinco de Ouro da Princesa, na noite desta quarta-feira, o Inter conseguiu abrir 2 a 0 sobre o Guarani com dois gols de Taison. Mas, aos 43 minutos do segundo tempo, quando a vaga nas oitavas-de-final parecia garantida, o homônimo do Baixinho aproveitou a falha da zaga colorada para colocar 2 a 1 no placar e garantir o jogo de volta.

Internacional e Guarani voltam a se enfrentar no Beira-Rio, no dia 22 de abril. O Inter pode empatar ou até perder por 1 a 0 que garante a classificação. Rebaixado no Campeonato Paulista, o Guarani precisa vencer por dois gols de diferença para enfrentar o vencedor de Criciúma x Náutico. Vitórias por um gol de diferença a partir de 3 a 2 também favorecem o Bugre.

Confira os confrontos e resultados da Copa do Brasil

Partida começa equilibrada

Bugre e Colorado fizeram um início de jogo estudado no Brinco de Ouro. Muito toque de bola no meio-de-campo e poucas investidas ofensivas realmente perigosas. Com mais posse de bola. O Inter foi o primeiro a aparecer bem no ataque. Aos sete minutos, Taison foi lançado na entrada da área, mas adiantou muito a bola e teve que saltar para não se chocar com o goleiro. O atacante pediu pênalti, que não houve. A resposta do Guarani veio no minuto seguinte Dairo arriscou de fora da área e a bola passou perto do travessão de Lauro.

Quase-golaço de Nilmar

Aos poucos, a maior qualidade técnica dos colorados começou a falar mais alto. Aos 15 minutos, Nilmar só falto assinar uma pintura. Ele recebeu belo passe de Andrezinho na marca do pênalti. Amorteceu a bola e, quase caindo, tocou de virada por cobertura. O chute passou pelo goleiro Douglas, mas acabou passando a um palmo da trave direita no quase-golaço colorado.


Colorado sai na frente

O gol do Inter veio dez minutos depois. Apesar de o Guarani seguir bem na partida, dando poucos espaços ao Colorado, as rápidas trocas de passes gaúchas deram resultado. Aos 26 minutos, Guiñazu recebeu na esquerda e cruzou para a área. Bem colocado, Andrezinho ajeitou de cabeça para Taison, sem deixar a bola cair, acertar o canto superior esquerdo do goleiro. O chute chegou a bater no travessão antes de entrar.


Nilmar, ainda na primeira etapa, teve boa chance de ampliar. Aos 35 minutos, ele recebeu lançamento na esquerda da área, mas o goleiro Douglas saiu bem para tirar o chute do atacante da direção do gol, mantendo o 1 a 0 no placar até o fim da primeira etapa.

Inter mantém o ritmo, mas por pouco tempo

Se terminou o primeiro tempo melhor, o Inter seguiu pressionando nos primeiros minutos após o intervalo. Logo aos quatro minutos, uma jogada confusa na pequena área do Guarani por pouco não terminou no segundo gol colorado. Sandro cruzou para Nilmar, que não conseguiu arrematar com força. O atacante Dairo tentou afastar o perigo da área do Bugre, mas não conseguiu. Então foi a vez do goleiro campineiro falhar: Douglas tentou o chutão, mas furou e, a cerca de um metro da linha do gol, teve que se jogar para segurar a bola.


Dois minutos depois, Douglas se redimiu. O Guarani passou a buscar o ataque com mais jogadores e a dar mais espaço na defesa. Em um contra-ataque, Nilmar recebeu em profundidade na esquerda da área e chutou cruzado. O arqueiro do Bugre, mais uma vez, saiu bem para abafar e afastar o perigo, rebatendo para a linha de fundo.

E a pressão colorada parou por aí. Nem a entrada de D’Alessandro no lugar de Andrezinho reanimou o time, que diminuiu o ímpeto. Com isso, o Guarani passou a assustar em seus ataques. Em boa jogada do Andrezinho do Bugre pela direita, o goleiro Lauro teve que se esforçar para afastar a bola que passava com perigo pela pequena área. Retrato da satisfação colorada com a magra vitória foi o goleiro Lauro que chegou a recebee cartão amarelo por retardar a partida.


Com Romário, Bugre se lança ao ataque

Disposto a levar o Guarani ao empate, o técnico Oswaldo Alvarez mexeu no time, com Romário, Diego e Chiquinho, nos lugares de Danilo Rios, Dairo e Rafael Fefo, dando ao time características mais ofensivas. O homônimo do Baixinho chegou a ter boa chance de deixar tudo igual, mas, de frente para o gol, não teve a mira do craque e errou o alvo.

Do lado do Inter, o técnico Tite deu sangue novo ao ataque colocando Alecsandro no lugar de Nilmar e substituindo Guiñazu pelo meia Giuliano. O jogo já não se desenvolvia na mesma velocidade da primeira etapa, mas a qualidade técnica dos jogadores voltou a fazer a diferença em favor do Inter.

Alegria e balde de água fria em três minutos


Aos 41 minutos, Taison fez boa jogada pela esquerda e tocou para Giuliano dentro da área. O meia apenas ajeitou para Taison completar a jogada com um chute rasteiro e colocar no placar a vantagem necessária para evitar o jogo de volta no Beira-Rio. Mas esse não era o capítulo final da partida.

três minutos depois, a zaga colorada deu bobeira e Romário não desperdiçou outra chance. Em cruzamento da direita, o atacante apareceu livre por trás dos zagueiros e, de frente para Lauro, tocou para o fundo do gol, garantindo a sobrevida do Guarani na Copa do Brasil.

Ficha técnica:

GUARANI 1 x 2 INTERNACIONAL
Douglas; Mauricio, Rafael Fefo (Chiquinho) e Walter; Maranhão, Glauber, Claudiney Rincón, Bruno, Danilo Rios (Romário) e Andrezinho; Dairo (Diego). Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Glaydson, Guiñazu (Giuliano) e Andrezinho (D'Alessandro); Taison e Nilmar (Alecsandro).
Técnico: Oswaldo Alvarez. Técnico: Tite.
Gols: Gols: Taison, aos 26 minutos do primeiro tempo e aos 41 minutos do segundo tempo; e Romário, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Maurício, Glauber (Guarani); Nilmar, Lauro, Álvaro (Internacional).
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, SP. Data: 08/04/2009. Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ). Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário