quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tiago dá a receita para o Vasco ter sucesso na disputa da Série B

Goleiro diz que time precisa ter paciência para furar as retrancas dos rivais

Thiago Lavinas Rio de Janeiro

Goleiro Tiago se estica para tocar na bola durante o treino do Vasco

Tiago disputou a Série B em 2007 e foi um dos destaques da Portuguesa, que conseguiu uma das vagas para a Primeira Divisão. O goleiro viveu a realidade da competição e agora passa a experiência para alguns companheiros. O Vasco estreia no dia 9 contra o Brasiliense, em São Januário.

Tiago ganhou, inclusive, a fama de goleiro-artilheiro durante a Série B de 2007. Ele fez nove gols na competição e foi o segundo artilheiro da Portuguesa só atrás do atacante Diogo, que marcou 18.

O goleiro considera que o Vasco vai encontrar muitas dificuldades para garantir uma das quatro vagas para voltar à elite do futebol brasileiro. E diz que não adianta o clube ter um ótimo começo e cair de rendimento ao longo da competição. O segredo, segundo o camisa 1, é a regularidade.

A CARA DA SÉRIE B

"É um campeonato muito disputado. Não sei se a raça pode superar a técnica. O ideal é aliar os dois. É um campeonato de mais pegada, você tem muito mais faltas. Mas a gente tem que jogar. Não pode pensar que só com divididas vamos conseguir as vitórias. Temos que colocar a bola no chão e jogar".

SEGREDO

"A Portuguesa, em 2007, perdeu os quatro dos cinco primeiros jogos. Foi um começo muito complicado, terrível mesmo. Mas depois só perdemos mais sete vezes e conseguimos a vaga para a Série A. Tivemos que correr atrás e só no final do primeiro turno começamos a ficar entre os primeiros. E o Criciúma, que arrancou no início e no fim do primeiro turno já era considerado o dono de uma das vagas, caiu de rendimento e no fim acabou ficando fora. O importante é a regularidade".

DIFICULDADES

"A Série B é tão competitiva quanto a Série A. Temos que mostrar que o Vasco será forte sempre. Temos tudo para fazer um grande campeonato e voltar forte.
Quando jogarmos contra um clube menor sabemos que será o jogo da vida deles. Não teremos jogos fáceis. Já passei por isso. O segredo é ter uma regularidade. Às vezes o time sai para jogar longe, pega uma viagem muito cansativa. De horas e horas. E se você consegue trazer um ponto está ótimo. A obrigação é vencer em casa. Contra a gente todo mundo vai jogar bem fechado. Vamos fazer o jogo da paciência".

APOIO DA TORCIDA

"Pelo o que a gente viu no Campeonato Carioca, a torcida vai lotar São Januário. Vai fazer a parte dela. E em campo temos que fazer a nossa parte para incendiá-la. Assim vamos fazer de São Januário um lugar que seremos imbatíveis".

AS QUALIDADES DE QUEM SUBIU PARA A SÉRIE A EM 2007

"O Coritiba tinha um ataque muito bom com o Keirrison. Com a gente na Portuguesa o Diogo jogava muito na época e fazia a diferença. Tanto que ele está bem na Europa. É um jogador acima da média. E a gente tinha uma boa defesa também. O Vitória tinha um elenco muito bom, sem nenhuma estrela. E o outro que subiu foi o Ipatinga, que foi a surpresa na competição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário