domingo, 3 de maio de 2009

Atlético-PR é campeão do Paraná após quatro anos

Furacão bate o Cianorte por 2 a 0 em casa e faz a festa no Paraná

GLOBOESPORTE.COM Curitiba

Tamanho da letra

Jogadores comemoram um dos gols no jogo

O torcedor do Atlético pode soltar o grito de "campeão" que estava engasgado desde 2005 para comemorar mais uma vez o título do Campeonato Paranaense. Neste domingo, o Furacão derrotou o Cianorte por 2 a 0, na Arena da Baixada, e conquistou o título estadual por ter alcançado o maior número de pontos no octogonal final.

A equipe rubro-negra chegou aos 18 pontos com o triunfo desta última rodada. O J.Malucelli venceu o Paraná e somou 16, ficando com o vice-campeonato e garantindo, assim, uma vaga na Série D 2009. O Coritiba empatou com o Nacional e foi o terceiro.

O jogo

Com dois meias - Wesley e Julio dos Santos - e dois atacantes - Wallyson e Rafael Moura -, o Atlético tentava de todas as formas sair da marcação de um fechadinho Cianorte. Mas no início o Rubro-Negro só conseguia chegar em lances de bola parada. Aos sete minutos, Raul bateu falta para a área, Rhodolfo ajeitou na segunda trave, mas a bola passou por Rafael Moura e Antônio Carlos sem que ninguém conseguisse finalizar.

Com 14 de jogo, a cobrança de escanteio pela direita encontrou a cabeça de Rafael Moura, que jogou com perigo à esquerda de Marcelo. Sete minutos depois, Raul bateu mais um corner. Rhodolfo, na segunda trave, cabeceou por cima.

Aos 29, polêmica na partida. Wallyson penetrou na área e foi tocado por Valdir. O árbitro Antônio Morais não marcou o pênalti. Para completar, o Cianorte partiu em contra-ataque perigoso. Amaral avançou até a intermediária e soltou a bomba, à direita de Galatto.

Depois dos 40, mais três chances para o time da casa. Com 42 minutos, Wesley arriscou da meia direita e Marcelo caiu para segurar firme, fazendo difícil defesa. Aos 43, Alex Sandro entrou driblando na área, mas a bola caiu no pé ruim, o direito. O chute saiu fraco, e Marcelo pegou mais uma. O goleiro do Cianorte, seguro até então, falhou no gol do Atlético. Com dois minutos de acréscimo, Wesley tentou de novo de fora da área, a bola quicou e passou por cima do camisa 1 rival: 1 a 0.

Gol no início para tranquilizar

Quem achou que o gol ia fazer o Atlético relaxar se enganou. O time de Geninho voltou intervalo com mais sede de gol ainda. Antônio Carlos chutou de fora da área por cima do gol no primeiro minuto. No ataque seguinte, Rafael Moura dividiu bola com Marcelo pelo alto e quase ampliou. O segundo gol veio, enfim, aos quatro. Fabinho derrubou Raul na área. Rafael Moura foi para a cobrança, fez duas paradinhas e acertou o canto direito. Festa na Arena!

Aos 17, quase o terceiro. Rafael Moura ajeitou para Wallyson na direita. O jovem atacante bateu rasteiro, mas Marcelo jogou para escanteio.

Os 21.587 torcedores presentes na Arena da Baixada viam que o domínio do Atlético a cada momento deixava o time mais perto do título. O Cianorte e seus ataques esporádicos não ameaçaram o Furacão.

Geninho ainda se deu ao luxo de tirar um dos principais jogadores do jogo, Wesley, na metade da etapa final. O volante Renan entrou para dar mais consistência ainda à defesa.

Rafael Moura quase decretou o resultado final com um golaço. Da meia direita, ele avançou em direção à área, mas surpreendeu a todos com um toque de cobertura dali mesmo. A bola quase entrou no ângulo direito.

Mas o bolo ficou mesmo sem a cereja. Nada que diminuísse a fome por festa da torcida rubro-negra, que desde o segundo gol não parava de cantar. Bastou só o apito final para que o mínimo de dúvidas sobre a conquista deixasse de existir, e o grito de 'campeão' tomou conta do estádio.

Ficha técnica:

ATLÉTICO-PR 2 x 0 CIANORTE
Galatto; Raul, Antônio Carlos, Rhodolfo e Alex Sandro; Jairo, Chico, Julio dos Santos (Gustavo) e Wesley (Renan); Wallyson (Lima) e Rafael Moura. Marcelo; Diego, Valdir e Macula; Lisa, Diego Gaúcho, Amaral, Dill (Fabinho) e Felipe Pinto (Maxwell); Neílson e Vinícius (Indinho).
Técnico: Geninho. Técnico: Ivo Secchi.
Gols: Wesley, aos 47 minutos do primeiro tempo; Rafael Moura, aos quatro minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Antônio Carlos (Atlético-PR); Vinícius, Lisa, Amaral, Fabinho, Macula (Cianorte).
Estádio: Arena da Baixada. Data: 03/05/2009. Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR). Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e Ricardo Vilar Neves (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário