sábado, 2 de maio de 2009

Clássico decisivo entre Real Madrid e Barça para Espanha

Disputado desde 1902, dérbi deste sábado é marcado por fortes declarações dos craques Raúl e Messi

GLOBOESPORTE.COM Madri


Todas as atenções da 34ª rodada do Campeonato Espanhol estarão voltadas para o estádio Santiago Bernabéu, que receberá neste sábado o superclássico entre Real Madrid e Barcelona. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real a partir das 15h (de Brasília).

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Capitães de Real e Barça, Raúl e Puyol são ex-companheiros de seleção espanhola

Além de toda a rivalidade entre as duas principais equipes do país, o jogo tem cara de decisão. O clube catalão lidera com 82 pontos, apenas quatro a mais que os atuais campeões. Uma vitória merengue tornaria a briga mais acirrada e daria emoção às rodadas finais.

Raúl diz que Real é favorito

O time da capital vive um grande momento, após um início hesitante na temporada, e está invicto em 2009. Por conta disso, os jogadores do Real não escondem que estão confiantes.

- Jogando no Bernabéu, o favorito é o Real Madrid. É uma partida muito aberta na qual qualquer um pode ganhar, mas o ambiente e nossos torcedores vão nos empurrar para a vitória – disse o atacante Raúl, capitão merengue. E pelos números do clássico, o camisa 7 tem total razão: em 78 partidas disputadas na casa do Real, os anfitriões venceram 50 vezes e perderam apenas em 14 oportunidades.

Lesionado, o meia Guti é um dos desfalques do Real, assim como o luso-brasileiro Pepe, suspenso. Já o atacante holandês Arjen Robben e o argentino Heinze, que se recuperaram de contusão, estão relacionados pelo técnico Juande Ramos para o duelo.

Agência/EFE

Veteranos de Real Madrid e Barcelona disputaram nesta sexta-feira uma partida amistosa de futebol soçaite em Madri para promover o superclássico espanhol

Barça em duas frentes

O Barcelona, por sua vez, divide suas atenções com a semifinal da Liga dos Campeões, contra o Chelsea. Nesta semana, as equipes ficaram no empate em 0 a 0 na ida, disputada no Camp Nou. Messi, que pode começar o clássico no banco de reservas, diz que o duelo contra os ingleses é mais importante que o confronto com o Real.

- Prefiro uma vitória sobre o Chelsea do que uma contra o Real Madrid. Se perdermos em Stamford Bridge, ficaremos fora da Liga dos Campeões - explicou.

O zagueiro mexicano Rafa Márquez se machucou durante a partida contra os ingleses e rompeu os meniscos interno e externo do joelho esquerdo e não jogará mais na atual temporada. O técnico Pep Guardiola relacionou os seguintes jogadores: Valdés, Jorquera, Henry, Xavi, Piqué, Iniesta, Puyol, Cáceres, Sylvinho, Bojan, Eto'o, Messi, Hleb, Dani Alves, Abidal, Keita, Gudjohnsen, Touré e Sergio Busquets.

Rivalidade secular

Messi do Barça comemora gol sobre o Real no último clássico disputado entre as duas equipes

Considerado um dos clássicos de maior rivalidade de futebol mundial, o confronto entre Real Madrid e Barcelona é disputado desde o início do século XX. O primeiro duelo aconteceu no dia 13 de Maio de 1902 pelas semifinais da antiga Copa de la Coronación (atual Copa do Rei). O clube catalão levou a melhor: 3 a 1.

Desde então, Real e Barça se enfrentaram 204 vezes, com 85 vitórias merengues, 78 do Barça e 42 empates. No último duelo entre as duas equipes, pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol 2008/2009, a equipe de Messi e companhia triunfou no Camp Nou: 2 a 0, gols de Eto´o e do craque argentino.

Confira os jogos da 34ª rodada do Campeonato Espanhol

* horários de brasília

Sábado

15:00 Real Madrid x Barcelona

17:00 Numancia x Málaga

17:00 Villarreal x Sevilla

Domingo

12:00 Mallorca x Getafe

12:00 Osasuna x Recreativo

12:00 La Coruña x Valladolid

12:00 Racing x Almería

12:00 Sporting x Athletic Bilbao

14:00 Espanyol x Valencia

16:00 Bétis x At. Madri

Nenhum comentário:

Postar um comentário